13767
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O emprego da vírgula: efeitos de sentido nas enumerações

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre sentido da vírgula na enumeração de frases

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas de atividades e orientações para que os alunos tenham autonomia para realizá-las.

Introdução
Faça uma orientação em áudio ou vídeo e envie para os alunos através do WhatsApp, explicando a atividade e oferecendo condições para que eles consigam realizá-la sozinhos. Envie o mapa apresentado no slide de Introdução do plano de aula e faça uma exploração sobre o mesmo, falando do que se trata, da fonte e explicando aos alunos as legendas para que possam localizar as informações. Depois de explorar o mapa, proponha a seguinte atividade para os alunos, explicando-a com exemplos que os ajudem a seguir. Diga a eles que deverão utilizar a vírgula para enumerar os estados pertencentes a cada grupo:
     - Os estados brasileiros que têm entre 51% e 100% dos municípios em alerta ou risco para surto são:
     - Os estados brasileiros que têm entre 26% e 50% dos municípios em alerta ou risco para surto são:
     - Os estados brasileiros que têm até 25% dos municípios em alerta ou risco para surto são:

Desenvolvimento
Envie o texto "Por que as mãos esfriam répido?" sem as vírgulas utilizadas em situação de enumeração. Fale para os alunos sobre o texto, o tema discutido e a fonte, e solicite que leiam para tentar compreendê-lo. Retome o uso da vírgula em situação de enumeração, trabalhado na aula anterior. Oriente os alunos a relerem o texto e colocarem a vírgula onde está faltando. Proponha aos alunos voltarem à anotação e à videoaula da aula anterior caso sintam dificuldade ao realizar a atividade. Em outro momento, envie o texto completo e solicite que os alunos leiam e comparem com a atividade realizada, corrigindo possíveis erros em relação ao uso da vírgula em situação de enumeração.

Fechamento
Proponha aos alunos que organizem as informações sobre o uso da vírgula no texto utilizando a tabela proposta no slide do Fechamento da aula. Explique para eles como preencher a tabela, dando exemplos que os ajudem a seguir na resolução da atividade.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que contem para os familiares o que descobriram com a leitura do texto, compartilhando com eles a curiosidade científica apresentada.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_06ATS02

(EF05LP26) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas