13767
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O emprego da vírgula: efeitos de sentido nas enumerações

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre sentido da vírgula na enumeração de frases

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer a importância da vírgula nas enumerações de termos para a compreensão do texto, por meio de observação de regularidades em textos de divulgação científica.

Materiais necessários: Um objeto simbólico (boneco de tecido, bola de meia ou de papel) da “fala”, mapa estatístico de casos de dengue no Brasil em 2017 em slide ou cartaz, texto impresso de divulgação científica - Revista Recreio - seção Curiosidades,

Dificuldades antecipadas: Não reconhecer as enumerações, desconhecimento do uso da vírgula em enumerações.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. 2ª. edição. RJ: Nova Fronteira, 2010.

JÚNIOR, Celso Ferrarezi. Guia de acentuação e pontuação em português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf

Por que as mãos esfriam rápido? Revista Eletrônica Recreio disponível em: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-as-maos-esfriam-rapido-geladas-inverno-frio.phtml#.W2gvCYjRXDc . Acesso em: 07 de agosto de 2018

Ocorrências de dengue no Brasil em 2017. Fonte https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/11/28/infestacao-do-aedes-aegypti.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em 07 de agosto de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Peça que leiam em voz alta o tema da aula.
  • Organize a turma para que criem hipóteses a partir do tema disposto no slide utilizando um objeto simbólico da fala (pode ser um boneco de tecido, uma bola de meia ou de papel, etc). Só fala quem detém o objeto em suas mãos.
  • Chame a atenção para as palavras-chave: “pausa” e “organizar”.

Nessa aula, pressupõe-se que os alunos já detenham conhecimento acerca do conteúdo (vírgula).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Escreva a palavra “Vírgula” no quadro. Peça para que um aluno, oralmente, relembre seu conhecimento sobre a palavra escrita. Caso não saibam ou não lembrem, relacione às hipóteses ditas no slide anterior.
  • Apresente à turma o mapa estatístico no slide ou em cartaz: Ocorrências de dengue no Brasil em 2017.

3. Questione-os oralmente:

  • Vocês conhecem os estados brasileiros? Caso seja necessário, retome apontando-os no mapa e pedindo que falem de qual estado se trata.
  • O que esse mapa nos mostra a respeito de casos de dengue no Brasil em 2017?

4. Avise a eles que é importante conhecerem os estados para que consigam participar da dinâmica “Complete a frase”.

5. Explique as regras:

  • Os alunos irão completar a frase iniciada pelo professor: O Brasil vai erradicar a dengue partindo do.... (fale um dos estados brasileiros) Piauí!
  • Em seguida, passa a vez para o primeiro aluno da fila, que deve repetir a frase dita pelo professor, e completar acrescentando mais um estado brasileiro, no entanto com um detalhe: Quando houver a necessidade da vírgula para enumerar, o aluno deverá pronunciar um barulho (por exemplo: PIC!). Veja: O Brasil vai erradicar a dengue partindo do Piauí (PIC!) Ceará…

6. Caso a turma tenha mais de 26 alunos, combine que poderão falar as capitais ou ainda cidades conhecidas por eles. Informe que não poderão repetir nenhum nome já dito.

7. Retome as anotações feitas no caderno de descobertas na aula 1 e solicite que algum aluno possa justificar a regra à dinâmica realizada.

Materiais Complementares: Para acesso ao mapa, clique em https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/11/28/infestacao-do-aedes-aegypti.htm?cmpid=copiaecola.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1. Retire algumas vírgulas que se referem à enumerações para o propósito que segue - a percepção da ausência de organização nas listas de enumerações;.

2. Distribua o texto POR QUE AS MÃOS ESFRIAM RÁPIDO? da Revista Recreio e peça que leiam atentamente - leitura silenciosa.

OBS. Neste momento os alunos poderão perceber a falta das vírgulas em enumerações, peça que continuem lendo para que possam compreender, no texto todo, os sentidos que a vírgula traz para as enumerações dentro do período.

Materiais complementares: Para acesso ao texto na íntegra, acesse:

Fonte: “Por que as mãos esfriam?”, consultoria de Carlos A. Navas, Doris Rosenthal, Jefferson Barros e Vidal Haddad Jr. Disponível em http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-as-maos-esfriam-rapido-geladas-inverno-frio.phtml#.W6VKQojRXDd. Acesso em 06 de agosto de 2018, às 23hs.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte quem gostaria de ler o texto em voz alta e devagar.
  • Após a leitura em voz alta, chame atenção para que percebam que, em alguns momentos, o texto pareceu estar “desorganizado” pela ausência da vírgula.
  • Peça que pontuem com a vírgula nas enumerações a fim de organizar o texto.
  • Em seguida, leia o texto em voz alta e peça que a turma bata palmas ao encontrar as vírgulas (em quaisquer situações) como um sinal sonoro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Este slide deve ser apresentado após a conclusão da atividade anterior, como uma constatação de hipótese.

  • Que sentido as vírgulas acrescentadas criam no texto? Retome a regra.

b) Como poderíamos nomear cada conjunto de enumerações? Preencham o quadro.

OBS. Registre as observações orais no quadro e oriente para que os alunos transcrevam para o caderno de anotações. Ajuste os casos de discordância e conclua a aula com as observações feitas pelos alunos sobre a importância da vírgula para organizar os termos (a lista) que possuem a mesma função sintática.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer a importância da vírgula nas enumerações de termos para a compreensão do texto, por meio de observação de regularidades em textos de divulgação científica.

Materiais necessários: Um objeto simbólico (boneco de tecido, bola de meia ou de papel) da “fala”, mapa estatístico de casos de dengue no Brasil em 2017 em slide ou cartaz, texto impresso de divulgação científica - Revista Recreio - seção Curiosidades,

Dificuldades antecipadas: Não reconhecer as enumerações, desconhecimento do uso da vírgula em enumerações.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. 2ª. edição. RJ: Nova Fronteira, 2010.

JÚNIOR, Celso Ferrarezi. Guia de acentuação e pontuação em português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf

Por que as mãos esfriam rápido? Revista Eletrônica Recreio disponível em: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-as-maos-esfriam-rapido-geladas-inverno-frio.phtml#.W2gvCYjRXDc . Acesso em: 07 de agosto de 2018

Ocorrências de dengue no Brasil em 2017. Fonte https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/11/28/infestacao-do-aedes-aegypti.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em 07 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Peça que leiam em voz alta o tema da aula.
  • Organize a turma para que criem hipóteses a partir do tema disposto no slide utilizando um objeto simbólico da fala (pode ser um boneco de tecido, uma bola de meia ou de papel, etc). Só fala quem detém o objeto em suas mãos.
  • Chame a atenção para as palavras-chave: “pausa” e “organizar”.

Nessa aula, pressupõe-se que os alunos já detenham conhecimento acerca do conteúdo (vírgula).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Escreva a palavra “Vírgula” no quadro. Peça para que um aluno, oralmente, relembre seu conhecimento sobre a palavra escrita. Caso não saibam ou não lembrem, relacione às hipóteses ditas no slide anterior.
  • Apresente à turma o mapa estatístico no slide ou em cartaz: Ocorrências de dengue no Brasil em 2017.

3. Questione-os oralmente:

  • Vocês conhecem os estados brasileiros? Caso seja necessário, retome apontando-os no mapa e pedindo que falem de qual estado se trata.
  • O que esse mapa nos mostra a respeito de casos de dengue no Brasil em 2017?

4. Avise a eles que é importante conhecerem os estados para que consigam participar da dinâmica “Complete a frase”.

5. Explique as regras:

  • Os alunos irão completar a frase iniciada pelo professor: O Brasil vai erradicar a dengue partindo do.... (fale um dos estados brasileiros) Piauí!
  • Em seguida, passa a vez para o primeiro aluno da fila, que deve repetir a frase dita pelo professor, e completar acrescentando mais um estado brasileiro, no entanto com um detalhe: Quando houver a necessidade da vírgula para enumerar, o aluno deverá pronunciar um barulho (por exemplo: PIC!). Veja: O Brasil vai erradicar a dengue partindo do Piauí (PIC!) Ceará…

6. Caso a turma tenha mais de 26 alunos, combine que poderão falar as capitais ou ainda cidades conhecidas por eles. Informe que não poderão repetir nenhum nome já dito.

7. Retome as anotações feitas no caderno de descobertas na aula 1 e solicite que algum aluno possa justificar a regra à dinâmica realizada.

Materiais Complementares: Para acesso ao mapa, clique em https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/11/28/infestacao-do-aedes-aegypti.htm?cmpid=copiaecola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1. Retire algumas vírgulas que se referem à enumerações para o propósito que segue - a percepção da ausência de organização nas listas de enumerações;.

2. Distribua o texto POR QUE AS MÃOS ESFRIAM RÁPIDO? da Revista Recreio e peça que leiam atentamente - leitura silenciosa.

OBS. Neste momento os alunos poderão perceber a falta das vírgulas em enumerações, peça que continuem lendo para que possam compreender, no texto todo, os sentidos que a vírgula traz para as enumerações dentro do período.

Materiais complementares: Para acesso ao texto na íntegra, acesse:

Fonte: “Por que as mãos esfriam?”, consultoria de Carlos A. Navas, Doris Rosenthal, Jefferson Barros e Vidal Haddad Jr. Disponível em http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-as-maos-esfriam-rapido-geladas-inverno-frio.phtml#.W6VKQojRXDd. Acesso em 06 de agosto de 2018, às 23hs.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte quem gostaria de ler o texto em voz alta e devagar.
  • Após a leitura em voz alta, chame atenção para que percebam que, em alguns momentos, o texto pareceu estar “desorganizado” pela ausência da vírgula.
  • Peça que pontuem com a vírgula nas enumerações a fim de organizar o texto.
  • Em seguida, leia o texto em voz alta e peça que a turma bata palmas ao encontrar as vírgulas (em quaisquer situações) como um sinal sonoro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Este slide deve ser apresentado após a conclusão da atividade anterior, como uma constatação de hipótese.

  • Que sentido as vírgulas acrescentadas criam no texto? Retome a regra.

b) Como poderíamos nomear cada conjunto de enumerações? Preencham o quadro.

OBS. Registre as observações orais no quadro e oriente para que os alunos transcrevam para o caderno de anotações. Ajuste os casos de discordância e conclua a aula com as observações feitas pelos alunos sobre a importância da vírgula para organizar os termos (a lista) que possuem a mesma função sintática.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP26 da BNCC

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano