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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O emprego da vírgula: efeitos de sentido nas enumerações

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre emprego da vírgula

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer a importância da vírgula nas enumerações de termos para a compreensão do texto, por meio de observação de regularidades em textos de divulgação científica.

Materiais necessários: Mapa estatístico de casos de dengue no Brasil em 2017 em slide ou cartaz, texto impresso de divulgação científica - CHC das crianças - seção Curiosidades.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento do uso da vírgulas nas enumerações de termos.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. 2ª. edição. RJ: Nova Fronteira, 2010.

JÚNIOR, Celso Ferrarezi. Guia de acentuação e pontuação em português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2018.

Você sabia que cachorros e gatos não pegam dengue, chikungunya ou zika? Revista Eletrônica Ciência Hoje das Crianças disponível em: http://chc.org.br/voce-sabia-4/. Acesso em: 30 de julho de 2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título para a turma e peça que os alunos criem hipóteses sobre o conteúdo da aula:

  • Sobre o que falaremos hoje?
  • Que palavras da frase sugerem o assunto da aula?
  • Quais sinais de pontuação vocês conhecem?
  • Sobre a vírgula, o que sabem sobre esse sinal? Já perceberam a função da vírgula?
  • Na leitura de textos ou em conversas orais, como a representamos?
  • Ainda não é o momento de responder e nem direcioná-los, deixe-os livres para formularem hipóteses.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

A manchete pode causar estranhamento pela presença de palavras desconhecidas do vocabulário da turma. No entanto, incita a curiosidade. Por exemplo, a sigla LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti).

  • Questione acerca do conhecimento da turma sobre casos da dengue, zika ou chicungunya na sua região.

As respostas serão organizadas por meio do combinado de falar um por vez: Construa um objeto de tecido (pode ser uma boca, uma boneca ou uma peteca) que simbolize o uso da palavra. O aluno que estiver em posse do objeto, responde oralmente e passa adiante para o próximo que requisitar.

  • LIRAa - Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti é uma metodologia para avaliação dos índices da doença de forma mais rápida.

2. Oriente-os a serem sucintos para que todos possam contribuir. Caso muitos queiram falar, peça que o monitor do dia anote os alunos que responderam para que na próxima atividade possa haver rodízio de falas.

  • A atividades acima durarão 5 minutos.

Material complementar:

Para maiores esclarecimentos, acessar http://combateaedes.saude.gov.br/pt/plano-nacional/

http://combateaedes.saude.gov.br/pt/noticias/919-liraa-aponta-357-municipios-em-situacao-de-risco-para-dengue-zika-e-chikungunya/

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

As atividades abaixo durarão 10 minutos.

  • Apresente o mapa para os alunos e localize a região em que vocês se encontram. Verifique, junto com eles, a ocorrência dessas doenças na região. Observe a legenda e promova a relação entre ela e o mapa.
  • Como está o nosso Estado em relação a casos da dengue?

b) Ao percebermos a situação do nosso Estado, o que podemos fazer?

c) A partir da pesquisa, quais medidas são cabíveis às autoridades?

  • Crie oralmente e, junto aos alunos, hipóteses para a quantidade de casos encontrados em algumas regiões a mais que em outras.
  • Falta de informação, falta de acesso a redes de tratamento de águas e esgotos, quantidade de vegetação, etc. (possíveis respostas)

3. Explique aos alunos que a partir de pesquisas como essa, são produzidos textos para divulgação (textos de divulgação científica).

Textos de divulgação científica são textos sobre pesquisas científicas ou iniciativas em áreas relevantes de ciência, tecnologia e inovação no país, os quais respondem a três perguntas básicas (o que é a pesquisa, como é feita e qual a sua importância), e recebem a aprovação do pesquisador antes de serem publicados. A descrição adota linguagem de divulgação científica, "traduzida" ou reescrita em linguagem mais simplificada, por meio da qual se busca explicar o processo de fazer ciência com clareza, e sempre que possível apresenta glossários e imagens que ilustram a pesquisa. Nome, instituição e e-mail do responsável pela pesquisa são divulgados no texto, para que o público possa interagir com o pesquisador.

Materiais complementares:

Para acesso ao mapa, clique aqui: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/11/28/infestacao-do-aedes-aegypti.htm?cmpid=copiaecola

Para mais informações sobre o gênero Divulgação Científica, clique aqui: http://www.canalciencia.ibict.br/pesquisa/pesquisascompletas.html

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

1. Leia em voz alta o texto "Você sabia que cachorros e gatos não pegam dengue, chikungunya ou zika? (Ciência Hoje das Crianças)" realizando as pausas previstas pela pontuação.

2. Distribua o texto para os alunos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Em seguida, realize a leitura compartilhada, dividindo os parágrafos e distribuindo-os em grupos de três alunos (coral de vozes). Peça que leiam juntos para que treinem bem a leitura compassada e aprendam a respeitar a voz do outro.
  • Nesse momento, desperte-os para a percepção da entonação como recurso de fala, como também a expressão facial, gestos, postura corporal e, muitas vezes, até a roupa que estamos vestindo ou algo que está acontecendo ao nosso redor são elementos que utilizamos para construir a interpretação do que foi dito.
  • No entanto, na escrita, não há esses recursos, mas indicações, como a pontuação (diacrítico) servem para a organização do texto.

2. Apresente os trechos destacados e incite que, ainda em grupos, percebam as singularidades do uso da vírgula presente em todos eles.

3. Questione:

  • O que percebemos de comum nos trechos destacados em relação ao uso da vírgula?
  • Que grupo maior (família semântica) faz parte cada um desses trechos?

4. Copiar, no quadro, os trechos pontuados com vírgula. Pedir que os grupos discutam e elaborem a regra anotando-a para posterior verificação. Participe das discussões passando pelos grupos e intervindo, quando necessário.

Material Complementar:

Para acessar o texto, clique aqui: http://chc.org.br/voce-sabia-4/

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Socialize a leitura das anotações individuais, escrevendo-as no quadro. Realize as intervenções necessárias, sempre buscando a discussão coletiva.
  • Em seguida, apresente o slide e verifique as constatações em confronto com a regra aqui descrita.
  • Oriente-os a transcreverem o resultado encontrado no Caderno de descobertas (caderno de anotações).

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer a importância da vírgula nas enumerações de termos para a compreensão do texto, por meio de observação de regularidades em textos de divulgação científica.

Materiais necessários: Mapa estatístico de casos de dengue no Brasil em 2017 em slide ou cartaz, texto impresso de divulgação científica - CHC das crianças - seção Curiosidades.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento do uso da vírgulas nas enumerações de termos.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. 2ª. edição. RJ: Nova Fronteira, 2010.

JÚNIOR, Celso Ferrarezi. Guia de acentuação e pontuação em português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2018.

Você sabia que cachorros e gatos não pegam dengue, chikungunya ou zika? Revista Eletrônica Ciência Hoje das Crianças disponível em: http://chc.org.br/voce-sabia-4/. Acesso em: 30 de julho de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título para a turma e peça que os alunos criem hipóteses sobre o conteúdo da aula:

  • Sobre o que falaremos hoje?
  • Que palavras da frase sugerem o assunto da aula?
  • Quais sinais de pontuação vocês conhecem?
  • Sobre a vírgula, o que sabem sobre esse sinal? Já perceberam a função da vírgula?
  • Na leitura de textos ou em conversas orais, como a representamos?
  • Ainda não é o momento de responder e nem direcioná-los, deixe-os livres para formularem hipóteses.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

A manchete pode causar estranhamento pela presença de palavras desconhecidas do vocabulário da turma. No entanto, incita a curiosidade. Por exemplo, a sigla LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti).

  • Questione acerca do conhecimento da turma sobre casos da dengue, zika ou chicungunya na sua região.

As respostas serão organizadas por meio do combinado de falar um por vez: Construa um objeto de tecido (pode ser uma boca, uma boneca ou uma peteca) que simbolize o uso da palavra. O aluno que estiver em posse do objeto, responde oralmente e passa adiante para o próximo que requisitar.

  • LIRAa - Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti é uma metodologia para avaliação dos índices da doença de forma mais rápida.

2. Oriente-os a serem sucintos para que todos possam contribuir. Caso muitos queiram falar, peça que o monitor do dia anote os alunos que responderam para que na próxima atividade possa haver rodízio de falas.

  • A atividades acima durarão 5 minutos.

Material complementar:

Para maiores esclarecimentos, acessar http://combateaedes.saude.gov.br/pt/plano-nacional/

http://combateaedes.saude.gov.br/pt/noticias/919-liraa-aponta-357-municipios-em-situacao-de-risco-para-dengue-zika-e-chikungunya/

Slide Plano Aula

Orientações:

As atividades abaixo durarão 10 minutos.

  • Apresente o mapa para os alunos e localize a região em que vocês se encontram. Verifique, junto com eles, a ocorrência dessas doenças na região. Observe a legenda e promova a relação entre ela e o mapa.
  • Como está o nosso Estado em relação a casos da dengue?

b) Ao percebermos a situação do nosso Estado, o que podemos fazer?

c) A partir da pesquisa, quais medidas são cabíveis às autoridades?

  • Crie oralmente e, junto aos alunos, hipóteses para a quantidade de casos encontrados em algumas regiões a mais que em outras.
  • Falta de informação, falta de acesso a redes de tratamento de águas e esgotos, quantidade de vegetação, etc. (possíveis respostas)

3. Explique aos alunos que a partir de pesquisas como essa, são produzidos textos para divulgação (textos de divulgação científica).

Textos de divulgação científica são textos sobre pesquisas científicas ou iniciativas em áreas relevantes de ciência, tecnologia e inovação no país, os quais respondem a três perguntas básicas (o que é a pesquisa, como é feita e qual a sua importância), e recebem a aprovação do pesquisador antes de serem publicados. A descrição adota linguagem de divulgação científica, "traduzida" ou reescrita em linguagem mais simplificada, por meio da qual se busca explicar o processo de fazer ciência com clareza, e sempre que possível apresenta glossários e imagens que ilustram a pesquisa. Nome, instituição e e-mail do responsável pela pesquisa são divulgados no texto, para que o público possa interagir com o pesquisador.

Materiais complementares:

Para acesso ao mapa, clique aqui: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/11/28/infestacao-do-aedes-aegypti.htm?cmpid=copiaecola

Para mais informações sobre o gênero Divulgação Científica, clique aqui: http://www.canalciencia.ibict.br/pesquisa/pesquisascompletas.html

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

1. Leia em voz alta o texto "Você sabia que cachorros e gatos não pegam dengue, chikungunya ou zika? (Ciência Hoje das Crianças)" realizando as pausas previstas pela pontuação.

2. Distribua o texto para os alunos.

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Orientações:

  • Em seguida, realize a leitura compartilhada, dividindo os parágrafos e distribuindo-os em grupos de três alunos (coral de vozes). Peça que leiam juntos para que treinem bem a leitura compassada e aprendam a respeitar a voz do outro.
  • Nesse momento, desperte-os para a percepção da entonação como recurso de fala, como também a expressão facial, gestos, postura corporal e, muitas vezes, até a roupa que estamos vestindo ou algo que está acontecendo ao nosso redor são elementos que utilizamos para construir a interpretação do que foi dito.
  • No entanto, na escrita, não há esses recursos, mas indicações, como a pontuação (diacrítico) servem para a organização do texto.

2. Apresente os trechos destacados e incite que, ainda em grupos, percebam as singularidades do uso da vírgula presente em todos eles.

3. Questione:

  • O que percebemos de comum nos trechos destacados em relação ao uso da vírgula?
  • Que grupo maior (família semântica) faz parte cada um desses trechos?

4. Copiar, no quadro, os trechos pontuados com vírgula. Pedir que os grupos discutam e elaborem a regra anotando-a para posterior verificação. Participe das discussões passando pelos grupos e intervindo, quando necessário.

Material Complementar:

Para acessar o texto, clique aqui: http://chc.org.br/voce-sabia-4/

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Socialize a leitura das anotações individuais, escrevendo-as no quadro. Realize as intervenções necessárias, sempre buscando a discussão coletiva.
  • Em seguida, apresente o slide e verifique as constatações em confronto com a regra aqui descrita.
  • Oriente-os a transcreverem o resultado encontrado no Caderno de descobertas (caderno de anotações).

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