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Plano de aula - Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre análise de gráficos e tabelas

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: - Aparelho projetor de slides

- Folhas quadriculadas

- Canetinhas/lápis de cor

Informações sobre o gênero: Os gráficos e tabelas são textos presentes no cotidiano e muito comuns em jornais e revistas - aspectos em que se assemelham às crônicas. Apresentam as informações de forma clara e objetiva, facilitando, assim, sua análise e interpretação, características pelas quais são os gêneros mais adequados para apresentar dados quantitativos e comparativos. O trabalho com esses textos possibilita ricos momentos de interdisciplinaridade: explora-se a interpretação aliando-a à linguagem matemática, ambas de suma importância para o desenvolvimento da compreensão leitora de crianças.

Dificuldades antecipadas: A linguagem essencialmente visual presente nos gráficos e tabelas, embora direta e objetiva, pode gerar dúvidas, sobretudo pelo fato de ser nova para muitas crianças. É importante, portanto, acompanhar o processo de leitura, mediando, quando necessário, a análise dos dados apresentados.

Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes

https://brasilescola.uol.com.br/matematica/graficos.htm

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Ler o título com os alunos, comentando-o e explicando-o brevemente.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula solicitando a um aluno que leia o texto do slide para os demais. Em seguida, leia para o grupo o desafio lançado no mesmo slide. Deixe que pensem e analisem a situação. Se necessário, complemente a ideia ilustrada no desafio, com interrogações do tipo: “Como poderíamos fazer para mostrar esses dados para os colegas?”, “Há uma forma mais rápida e direta de apresentar os números contidos no texto?”.
  • À medida que forem lançando ideias, amplie os questionamentos ou refute-os, a fim de que percebam nos gráficos e tabelas a forma mais adequada e rápida de expor tais informações. Espera-se que os alunos cheguem a essa conclusão ou se aproximem bastante dela.
  • Caso o grupo não chegue à terminologia correta (gráfico) ou a um consenso quanto à apresentação dos dados, a próxima lâmina possibilitará a comparação entre o texto verbal e o visual, que deverá ser explorada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Distribua o tempo da aula da seguinte maneira: 15 minutos para a análise do gráfico de barras disponível no início do texto “Quais são os animais extintos do Brasil”, publicado no Nexo Jornal (https://www.nexojornal.com.br/grafico/2017/03/01/Quais-s%C3%A3o-os-animais-extintos-no-Brasil) + 13 minutos para a discussão e análise da tabela dos animais extintos, disponíveis no mesmo texto + 10 minutos para a produção do gráfico de colunas (slide 11).
  • Apresente o gráfico aos alunos e peça que o leiam silenciosamente. Em seguida, questione: o gráfico traz informações iguais ou diferentes às que foram apresentadas no texto que acabamos de ler? Qual das duas formas vocês consideram melhor para analisar e compreender os dados? Por quê? Onde esse gráfico poderia ter sido publicado? Por quê? Quem é o público-alvo desse texto; ou seja, quem são os seus possíveis leitores?
  • Proponha uma análise coletiva dos dados, a partir dos seguintes questionamentos:
  • Quantas espécies foram analisadas ao todo?
  • Que cor representa, no gráfico, os resultados conclusivos? Por que os pesquisadores só chegaram a resultados conclusivos de uma parte das espécies analisadas?
  • Nesse contexto, o que significa a expressão dados insuficientes?
  • O que as linhas pontilhadas que ligam uma barra à outra representam?

(Essa é uma questão possível de suscitar dúvidas. Para garantir a compreensão, questione sobre o espaço que elas estão demarcando; assim os alunos irão perceber que elas representam um recorte da barra anterior, algo que poderia ser substituído pela expressão “dentre estes”).

  • Qual a relação entre a informação representada em verde escuro e a representada em laranja?

(Outra questão que pode gerar dúvidas. Para saná-las, o professor pode recorrer à linha pontilhada, que mostra que a barra laranja representa a parte verde escura ampliada).

  • O que a barra preta, no final do gráfico, ilustra? É bom ou ruim essa barra ser tão fininha?

4. Inicie a leitura da tabela informativa sobre os animais considerados extintos (representados pela faixa preta da barra do gráfico inicial do texto). Solicite uma criança para a leitura de cada animal. Como as informações são literais, não é necessário discuti-las ou ater-se demasiadamente a cada coluna.

5. Chame a atenção dos alunos para as siglas que acompanham a imagem de cada bicho (RE - regionalmente extinta; EW - extinta na natureza; EX - extinta), questionando: Quem entende o significado dessas expressões? Qual delas lhe parece o problema mais grave? E o problema menos grave?

6. Em seguida, leia com os alunos a legenda disponível ao final do texto para confirmar as hipóteses levantadas.

Material complementar:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em grupos de 3 alunos e proponha a elaboração de 3 diferentes tipos de gráficos, com base nas informações da tabela, sobre as 11 espécies de animais extintos. Cada equipe fará apenas um gráfico, ficando a cargo do professor a distribuição/escolha entre os tipos de gráfico e os grupos de alunos.
  • Entregue para cada grupo uma cópia da tabela, para que possam localizar as informações necessárias à produção do gráfico.
  • Os gráficos serão produzidos na malha quadriculada, de acordo com as orientações a seguir:
  • GRÁFICO 1: Os animais extintos e as regiões do Brasil

Produzir um gráficos de colunas que mostre a distribuição dos animais extintos pelas 5 regiões do Brasil, de acordo com o seu habitat.

  • GRÁFICO 2: Os animais e a condição de extinção

Com base nas legendas analisadas, produzir um gráfico de colunas, classificando os animais de acordo com as categorias Regionalmente extinta, Extinta na natureza e Extinta.

  • GRÁFICO 3: Os animais e as ameaças de extinção

Produzir um gráfico de colunas ilustrando as principais ameaças de extinção sofridas por esses animais, dentre as categorias Destruição do habitat, Caça, Pesca, Desmatamento, Outros.

IMPORTANTE: Atente-se para o fato de que este gráfico terá uma soma de resultados maior que os dois anteriores, pelo fato de que alguns animais sofreram mais de um tipo de ameaça de extinção (Ex.: O pássaro peito-vermelho-grande foi extinto devido à destruição de seu habitat e pela caça comercial ilegal).

  • Estabeleça o tempo para a confecção dos gráficos (5 minutos) e, após esse tempo, os grupos deverão apresentar a sua produção para os demais colegas. Os grupos que produziram um mesmo tipo de gráfico devem se reunir para apresentá-los, a fim de comparar as informações elencadas.
  • Durante a produção, circule entre as mesas/carteiras, observando a elaboração e sanando possíveis dúvidas, e estimule a participação de todos os membros do grupo. A atividade, bem como o momento de apresentação, possibilitam avaliar a compreensão dos alunos acerca das informações presentes no texto e do uso da linguagem gráfica.

Material complementar:

Para acessar o resultado dos gráficos, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Entregue para cada aluno uma cópia da atividade de fechamento, que explora a comparação entre os gêneros Gráfico e Crônica. Para acessar e imprimir essa atividade, clique aqui.
  • Peça-lhes que leiam e respondam às questões individualmente.
  • Na questão 1, espera-se que percebam que ambos os textos falam sobre o problema ambiental da extinção de animais e que este é um assunto presente em nossa vida cotidiana, e que se diferem pela função e maneira como abordam o assunto.

Material complementar:

Caso deseje consultar as respostas referentes a essa atividade, clique aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: - Aparelho projetor de slides

- Folhas quadriculadas

- Canetinhas/lápis de cor

Informações sobre o gênero: Os gráficos e tabelas são textos presentes no cotidiano e muito comuns em jornais e revistas - aspectos em que se assemelham às crônicas. Apresentam as informações de forma clara e objetiva, facilitando, assim, sua análise e interpretação, características pelas quais são os gêneros mais adequados para apresentar dados quantitativos e comparativos. O trabalho com esses textos possibilita ricos momentos de interdisciplinaridade: explora-se a interpretação aliando-a à linguagem matemática, ambas de suma importância para o desenvolvimento da compreensão leitora de crianças.

Dificuldades antecipadas: A linguagem essencialmente visual presente nos gráficos e tabelas, embora direta e objetiva, pode gerar dúvidas, sobretudo pelo fato de ser nova para muitas crianças. É importante, portanto, acompanhar o processo de leitura, mediando, quando necessário, a análise dos dados apresentados.

Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes

https://brasilescola.uol.com.br/matematica/graficos.htm

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Ler o título com os alunos, comentando-o e explicando-o brevemente.

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Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula solicitando a um aluno que leia o texto do slide para os demais. Em seguida, leia para o grupo o desafio lançado no mesmo slide. Deixe que pensem e analisem a situação. Se necessário, complemente a ideia ilustrada no desafio, com interrogações do tipo: “Como poderíamos fazer para mostrar esses dados para os colegas?”, “Há uma forma mais rápida e direta de apresentar os números contidos no texto?”.
  • À medida que forem lançando ideias, amplie os questionamentos ou refute-os, a fim de que percebam nos gráficos e tabelas a forma mais adequada e rápida de expor tais informações. Espera-se que os alunos cheguem a essa conclusão ou se aproximem bastante dela.
  • Caso o grupo não chegue à terminologia correta (gráfico) ou a um consenso quanto à apresentação dos dados, a próxima lâmina possibilitará a comparação entre o texto verbal e o visual, que deverá ser explorada.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Distribua o tempo da aula da seguinte maneira: 15 minutos para a análise do gráfico de barras disponível no início do texto “Quais são os animais extintos do Brasil”, publicado no Nexo Jornal (https://www.nexojornal.com.br/grafico/2017/03/01/Quais-s%C3%A3o-os-animais-extintos-no-Brasil) + 13 minutos para a discussão e análise da tabela dos animais extintos, disponíveis no mesmo texto + 10 minutos para a produção do gráfico de colunas (slide 11).
  • Apresente o gráfico aos alunos e peça que o leiam silenciosamente. Em seguida, questione: o gráfico traz informações iguais ou diferentes às que foram apresentadas no texto que acabamos de ler? Qual das duas formas vocês consideram melhor para analisar e compreender os dados? Por quê? Onde esse gráfico poderia ter sido publicado? Por quê? Quem é o público-alvo desse texto; ou seja, quem são os seus possíveis leitores?
  • Proponha uma análise coletiva dos dados, a partir dos seguintes questionamentos:
  • Quantas espécies foram analisadas ao todo?
  • Que cor representa, no gráfico, os resultados conclusivos? Por que os pesquisadores só chegaram a resultados conclusivos de uma parte das espécies analisadas?
  • Nesse contexto, o que significa a expressão dados insuficientes?
  • O que as linhas pontilhadas que ligam uma barra à outra representam?

(Essa é uma questão possível de suscitar dúvidas. Para garantir a compreensão, questione sobre o espaço que elas estão demarcando; assim os alunos irão perceber que elas representam um recorte da barra anterior, algo que poderia ser substituído pela expressão “dentre estes”).

  • Qual a relação entre a informação representada em verde escuro e a representada em laranja?

(Outra questão que pode gerar dúvidas. Para saná-las, o professor pode recorrer à linha pontilhada, que mostra que a barra laranja representa a parte verde escura ampliada).

  • O que a barra preta, no final do gráfico, ilustra? É bom ou ruim essa barra ser tão fininha?

4. Inicie a leitura da tabela informativa sobre os animais considerados extintos (representados pela faixa preta da barra do gráfico inicial do texto). Solicite uma criança para a leitura de cada animal. Como as informações são literais, não é necessário discuti-las ou ater-se demasiadamente a cada coluna.

5. Chame a atenção dos alunos para as siglas que acompanham a imagem de cada bicho (RE - regionalmente extinta; EW - extinta na natureza; EX - extinta), questionando: Quem entende o significado dessas expressões? Qual delas lhe parece o problema mais grave? E o problema menos grave?

6. Em seguida, leia com os alunos a legenda disponível ao final do texto para confirmar as hipóteses levantadas.

Material complementar:

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a turma em grupos de 3 alunos e proponha a elaboração de 3 diferentes tipos de gráficos, com base nas informações da tabela, sobre as 11 espécies de animais extintos. Cada equipe fará apenas um gráfico, ficando a cargo do professor a distribuição/escolha entre os tipos de gráfico e os grupos de alunos.
  • Entregue para cada grupo uma cópia da tabela, para que possam localizar as informações necessárias à produção do gráfico.
  • Os gráficos serão produzidos na malha quadriculada, de acordo com as orientações a seguir:
  • GRÁFICO 1: Os animais extintos e as regiões do Brasil

Produzir um gráficos de colunas que mostre a distribuição dos animais extintos pelas 5 regiões do Brasil, de acordo com o seu habitat.

  • GRÁFICO 2: Os animais e a condição de extinção

Com base nas legendas analisadas, produzir um gráfico de colunas, classificando os animais de acordo com as categorias Regionalmente extinta, Extinta na natureza e Extinta.

  • GRÁFICO 3: Os animais e as ameaças de extinção

Produzir um gráfico de colunas ilustrando as principais ameaças de extinção sofridas por esses animais, dentre as categorias Destruição do habitat, Caça, Pesca, Desmatamento, Outros.

IMPORTANTE: Atente-se para o fato de que este gráfico terá uma soma de resultados maior que os dois anteriores, pelo fato de que alguns animais sofreram mais de um tipo de ameaça de extinção (Ex.: O pássaro peito-vermelho-grande foi extinto devido à destruição de seu habitat e pela caça comercial ilegal).

  • Estabeleça o tempo para a confecção dos gráficos (5 minutos) e, após esse tempo, os grupos deverão apresentar a sua produção para os demais colegas. Os grupos que produziram um mesmo tipo de gráfico devem se reunir para apresentá-los, a fim de comparar as informações elencadas.
  • Durante a produção, circule entre as mesas/carteiras, observando a elaboração e sanando possíveis dúvidas, e estimule a participação de todos os membros do grupo. A atividade, bem como o momento de apresentação, possibilitam avaliar a compreensão dos alunos acerca das informações presentes no texto e do uso da linguagem gráfica.

Material complementar:

Para acessar o resultado dos gráficos, clique aqui.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Entregue para cada aluno uma cópia da atividade de fechamento, que explora a comparação entre os gêneros Gráfico e Crônica. Para acessar e imprimir essa atividade, clique aqui.
  • Peça-lhes que leiam e respondam às questões individualmente.
  • Na questão 1, espera-se que percebam que ambos os textos falam sobre o problema ambiental da extinção de animais e que este é um assunto presente em nossa vida cotidiana, e que se diferem pela função e maneira como abordam o assunto.

Material complementar:

Caso deseje consultar as respostas referentes a essa atividade, clique aqui.

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