Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Crônica: uma leitura do cotidiano
Finalidade da aula: Compreender o gênero Crônica, reconhecendo suas principais características, o contexto de produção do gênero e os principais meios de circulação/suporte.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos/ Estratégias de leitura
Prática de linguagem: Leitura / escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01, EF15LP02
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: - Projetor para exibição da Notícia* ou texto impresso para cada aluno
- Cópia do texto (Crônica*) para cada aluno
- 1 etiqueta em formato de estrela e 1 em formato de coração para cada aluno (Imprima aqui)
- Cola
- Papel madeira ou craft para a construção de um painel
- Pincéis atômicos/canetinhas
* Textos aguardando autorização para uso. As solicitações já foram encaminhadas.
Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos tenham um conhecimento prévio acerca do gênero Notícia (sua função, estrutura e características), visto que ele será explorado e comparado com a Crônica. É possível que, ao comparar os textos, a análise dos alunos atenha-se ao tema abordado em ambos, sendo necessária a mediação do professor para que cheguem aos aspectos supracitados.
Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa
ARAUJO, Djario Dias. Crônica: o cotidiano em destaque. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. P.55 – 66. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
Código: LPO5_05SQA01
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
AULA 04
AULA 12
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes