13760
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Ler e compreender uma reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reportagens

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabel Cossalter
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Ler e compreender uma reportagem - parte 1

Finalidade da aula: Compreender a ideia central de uma reportagem utilizando as seguintes estratégias: inferir o sentido de palavras, expressões e informações implícitas e recuperar as relações entre partes de um texto por meio de substituições lexicais ou pronominais. Analisar o efeito causado pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em um texto multissemiótico.

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Reportagem

Objetos do conhecimento: Estratégia de leitura / compreensão em leitura / recursos usados para chamar a atenção do leitor

Prática de linguagem: Leitura e escuta

Habilidade da BNCC: EF15LP04, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa.  A aula faz parte do módulo de Leitura/ Escuta.

Materiais necessários: Computador com projetor, texto impresso, folhas A4, lápis, borracha, espaço para anotações das descobertas/discussões (quadro e giz/caneta/fita adesiva/ou painel com folha grande de papel).

Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital) e portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas:

  • Pouca vivência na realização de tarefas em grupo.
  • É possível que alguns alunos apresentem pouca familiaridade com textos do gênero, o que talvez demande um pouco mais de  tempo na análise da reportagem proposta.
  • Eventualmente, também pode ser necessário oferecer apoio individual (do professor, colega ou tutor) para as crianças com dificuldade em leitura e compreensão de textos.

Referências sobre o assunto:

Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais Acesso em 19 de agosto de 2018.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372 Acesso em 19 de agosto de 2018.


Código: LPO5_04SQA02

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas