13759
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - O que é uma reportagem?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reportagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Cossalter

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabel Cossalter
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão


Título da aula: 
O que é uma reportagem?

Finalidade da aula: Compreender a função social  e principais características do gênero reportagem

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Reportagem

Objetos do conhecimento: Reconstrução das condições de produção, recepção de textos e estratégias de leitura

Prática de linguagem: Leitura e escuta

Habilidade da BNCC: EF15LP01, EF15LP02


Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa.  A aula faz parte do módulo de Leitura/ Escuta.

Materiais necessários: Computador com projetor e/ou textos impressos, caderno, lápis, borracha, espaço para anotações das descobertas/discussões (quadro e giz/caneta ou painel com folha grande de papel).

Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos apresentem pouca familiaridade com textos do gênero, o que talvez demande um pouco mais de  tempo na análise da reportagem proposta nesta aula. Eventualmente, também pode ser necessário oferecer apoio individual (do professor, colega ou tutor) para as crianças com dificuldade em leitura e compreensão de textos.

Referências sobre o assunto:

Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/generos-do-discurso acesso em 16 de agosto de 2018

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372 Acesso em 16 de agosto de 2018

Disponível em: https://www.infoescola.com/jornalismo/reportagem/  Acesso em 16 de agosto de 2018.

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7726/como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade Acesso em 16 de agosto de 2018


 


Código: LPO5_04SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas