Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabel Cossalter
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: O que é uma reportagem?
Finalidade da aula: Compreender a função social e principais características do gênero reportagem
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objetos do conhecimento: Reconstrução das condições de produção, recepção de textos e estratégias de leitura
Prática de linguagem: Leitura e escuta
Habilidade da BNCC: EF15LP01, EF15LP02
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Vida pública / Vida cotidiana / Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Leitura/ Escuta.
Materiais necessários: Computador com projetor e/ou textos impressos, caderno, lápis, borracha, espaço para anotações das descobertas/discussões (quadro e giz/caneta ou painel com folha grande de papel).
Informações sobre o gênero: A reportagem, gênero textual cujas esferas de circulação são jornais, revistas (impresso ou digital), portais na internet, tem como objetivo informar fatos de interesse público. Para isso, as reportagens são escritas com base em diferentes tipos de informação e podem ser aprofundadas por meio de entrevistas, gráficos, infográficos, tabelas, para apresentar versões ou informações sobre um mesmo fato, de modo a orientar e contribuir para formar a opinião do leitor.
Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos apresentem pouca familiaridade com textos do gênero, o que talvez demande um pouco mais de tempo na análise da reportagem proposta nesta aula. Eventualmente, também pode ser necessário oferecer apoio individual (do professor, colega ou tutor) para as crianças com dificuldade em leitura e compreensão de textos.
Referências sobre o assunto:
Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/generos-do-discurso acesso em 16 de agosto de 2018
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372 Acesso em 16 de agosto de 2018
Disponível em: https://www.infoescola.com/jornalismo/reportagem/ Acesso em 16 de agosto de 2018.
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7726/como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade Acesso em 16 de agosto de 2018
Código: LPO5_04SQA01
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
AULA 02
AULA 03
AULA 13
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes