13758
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura e análise de textos multissemióticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre leitura e análise de textos multissemióticos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Leitura e análise de textos multissemióticos.

Finalidade da aula: Localizar informações explícitas em textos expositivos de divulgação científica. Comparar informações apresentadas através de recursos gráfico-visuais em textos expositivos de divulgação científica, identificando os efeitos de sentido produzidos por esses recursos.

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Texto expositivo de divulgação científica

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura / Apreciação estética / Estilo / Imagens analíticas em textos.

Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP03, EF15LP04


Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “expositivo de divulgação científica” e no campo de atuação “estudo e pesquisa\vida pública\todos os campos”. A aula faz parte do módulo de <Leitura>

Materiais necessários: Recursos gráfico-visuais e textos impressos.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de  um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

  • Os alunos serem capazes de utilizar estratégias de leitura para compreensão do texto, com os recursos multissemióticos (infográficos), apresentado na aula, reconhecendo-o como gênero de divulgação científica.
  • Algum aluno apresentar dificuldades específicas de leitura, não estando plenamente alfabetizado.

Referências sobre o assunto:

  • MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
  • SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling; Artmed;1998.

Código: LPO5_03SQA03

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas