13758
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura e análise de textos multissemióticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre leitura e análise de textos multissemióticos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
Texto para análise, disponível aqui;
Imagens para impressão.

Introdução
Envie orientações sobre a atividade aos alunos, por áudio, vídeo ou mensagem de texto. Diga que continuarão aprendendo sobre textos de divulgação científica. Apresente o infográfico e fale um pouco a respeito de suas características. Envie as imagens aos alunos  Infográfico  e solicite que as analisem a partir das questões:

     - O que essas imagens representam?
     - De que fala o texto?
     - Para que serve esse tipo de texto?
     - Onde você acha que textos como esse são publicados?

Proponha que os alunos anotem as respostas no caderno.

Desenvolvimento
Envie o texto aos alunos, sem as imagens, e oriente-os a ler com atenção, para responder algumas questões sobre o mesmo. Utilize as questões propostas no Desenvolvimento do plano de aula. Nas orientações, estimule os alunos a analisar a relação entre o texto e as imagens, de modo a ajudar os alunos a identificar que as imagens fazem parte do texto e, portanto, tratam do mesmo assunto. Oriente os alunos a ler o texto para responder à atividade, e proponha que grifem os trechos que respondem a cada questão. Envie o texto completo aos alunos e solicite que analisem como a imagem complementa o texto. Proponha aos alunos que compartilhem o que aprenderam sobre o tema com os familiares.

Fechamento
Envie aos alunos a pergunta proposta no slide de Fechamento do plano de aula. Proponha que anotem no caderno o que aprenderam durante a atividade.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que contem para os familiares o que aprenderam com a leitura do texto de divulgação científica.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_03SQA03

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas