Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
Texto para análise, disponível aqui;
Imagens para impressão.
Introdução
Envie orientações sobre a atividade aos alunos, por áudio, vídeo ou mensagem de texto. Diga que continuarão aprendendo sobre textos de divulgação científica. Apresente o infográfico e fale um pouco a respeito de suas características. Envie as imagens aos alunos – Infográfico – e solicite que as analisem a partir das questões:
- O que essas imagens representam?
- De que fala o texto?
- Para que serve esse tipo de texto?
- Onde você acha que textos como esse são publicados?
Proponha que os alunos anotem as respostas no caderno.
Desenvolvimento
Envie o texto aos alunos, sem as imagens, e oriente-os a ler com atenção, para responder algumas questões sobre o mesmo. Utilize as questões propostas no Desenvolvimento do plano de aula. Nas orientações, estimule os alunos a analisar a relação entre o texto e as imagens, de modo a ajudar os alunos a identificar que as imagens fazem parte do texto e, portanto, tratam do mesmo assunto. Oriente os alunos a ler o texto para responder à atividade, e proponha que grifem os trechos que respondem a cada questão. Envie o texto completo aos alunos e solicite que analisem como a imagem complementa o texto. Proponha aos alunos que compartilhem o que aprenderam sobre o tema com os familiares.
Fechamento
Envie aos alunos a pergunta proposta no slide de Fechamento do plano de aula. Proponha que anotem no caderno o que aprenderam durante a atividade.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que contem para os familiares o que aprenderam com a leitura do texto de divulgação científica.
Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos
Código: LPO5_03SQA03
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
AULA 07
AULA 09
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes