Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, o que pode ocorrer com a aplicação de todos os planos referentes a esta habilidade. Esta aula tem por objetivo levar os alunos a associar o processo de destilação fracionada com a separação das diferentes frações do petróleo, e ela poderá ser melhor desenvolvida se o plano CIE6_03ME02 – Uso da destilação e filtração na separação de misturas – já tiver sido trabalhado.
Materiais necessários para a aula: Projetor, texto impresso das atividades complementares, disponível aqui.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o título da aula e comente com os alunos que eles verão aspectos sobre a destilação fracionada e o uso dessa técnica de separação de misturas no processo de refino do petróleo.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide e mostre a situação apresentada aos alunos. Caso não seja possível realizar a projeção, leia o conteúdo do balão do slide aos alunos. Pergunte a eles: O que é e de onde vem o petróleo? Pergunte, também: Vocês conhecem outros materiais que vêm do petróleo? Não se preocupe em corrigir possíveis erros neste momento, apenas incentive-os a refletir sobre as questões.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Proponha a questão disparadora para os alunos. Estimule-os a pensar sobre a pergunta. Neste momento não é esperado que os eles saibam respondê-la, mas que reflitam sobre o que está sendo questionado. Anote no quadro as hipóteses levantadas pelos alunos, a fim de que sejam retomadas ao final da aula, na sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: O tempo total do Mão na Massa é de 30 minutos, sendo 9 minutos para a leitura e discussão do material, 6 minutos para o preenchimento da coluna de destilação e 15 minutos para a realização das apresentações. Auxilie os alunos a se organizarem em cinco grupos. Disponibilize a cada grupo uma cópia deste material disponível nas atividades complementares. Caso não seja possível realizar a impressão, recomenda-se a transcrição do material para folhas que serão entregues ao grupos. Oriente-os a ler o material e discutir sobre ele com o respectivo grupo. Com base na leitura, oriente-os a preencher, juntos, a coluna de destilação, indicando a posição em que cada fração do petróleo é coletada. Peça para que os grupos definam o critério que estão utilizando para fazer essas indicações. Ande pela sala buscando auxiliar quem apresentar dificuldades. Após o término desse preenchimento, solicite que cada grupo eleja um representante para apresentar a coluna de destilação produzida para toda a turma. No momento das apresentações estimule a participação dos demais alunos caso haja algum erro, de modo que os próprios alunos possam indicá-lo e propor a correção. A apresentação de cada grupo deve ocupar, no máximo, 3 minutos de aula.
Materiais necessários: Projetor, texto impresso das atividades complementares, disponível aqui.
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Projete o slide ou, caso isso não seja possível, represente o esquema do slide no quadro. Conduza o preenchimento coletivo da coluna de destilação, de modo que fique claro que o critério utilizado para estabelecer a ordem de separação das diferentes frações é a temperatura de ebulição. Estimule os alunos a indicarem o local correto de cada fração. A coluna de destilação corretamente preenchida pode ser consultada neste material. Retome a questão disparadora: Qual a relação existente entre a destilação e o petróleo? Retome também as hipóteses levantadas quando a questão foi proposta, no início da aula. Promova uma discussão rápida a fim de elaborar coletivamente uma resposta para a questão disparadora. Certifique-se de que os alunos relacionaram a destilação fracionada à separação das diferentes frações do petróleo, e que essa separação está fundamentada na diferença de temperatura de ebulição das frações. Caso algum aluno questione o motivo das diferentes frações possuírem diferentes temperaturas de ebulição, explique que a temperatura de ebulição está relacionada com a massa da fração, e que quanto maior a massa da fração do petróleo, maior é a temperatura de ebulição. Proponha uma resposta coletiva para a questão. Segue um exemplo de como essa resposta pode ficar: A relação existente entre a destilação e o petróleo é que a separação dos diferentes constituintes do petróleo é feita por meio de destilação fracionada, processo em que as diferentes frações do petróleo, como GLP, gasolina e querosene são separadas de acordo com suas temperaturas de ebulição e coletados em diferentes pontos da coluna de destilação.