13756
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Decantação líquido-líquido na determinação da quantidade de etanol na gasolina

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Associar a decantação com a separação de misturas líquidas e verificar sua utilização para determinar a quantidade de etanol presente na gasolina.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Henrique Boreli

Decantação líquido-líquido na determinação da quantidade de etanol na gasolina

6º ano

Objetivos de aprendizagem

Associar a decantação com a separação de misturas líquidas e verificar sua utilização para determinar a quantidade de etanol presente na gasolina.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).

Professor-autor: Fábio Boreli

Mentor: Neusa Nogueira Fialho

Especialista: Leandro Holanda

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, o que pode ocorrer com a aplicação de todos os planos referentes a essa habilidade. Esta aula tem como objetivo conduzir os alunos a associar a decantação com a separação de misturas de líquidos e verificar o uso desse processo de separação na determinação da quantidade de etanol presente em uma amostra de gasolina comercial. Esta aula poderá ser melhor desenvolvida se o plano CIE6_03ME01, Métodos Simples para Separar os Componentes de Misturas Heterogêneas, já tiver sido aplicado. Na etapa do Mão na Massa os alunos deverão apresentar, em grupos, pequenas peças teatrais para a turma. Para saber mais sobre a utilização do teatro no ensino de Ciências, consulte “VESTENA, Rosemar de Fátima; PRETTO, Valdir. O teatro no ensino de ciências: uma alternativa metodológica na formação docente para os anos iniciais. VIDYA, v. 32, n. 2, p.9-20, jul./dez., 2012.” Disponível em: <https://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/download/270/246>. Acesso em 15 ago 2018.


Código: CIE6_03M&E07

(EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas