13755
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Separação de Misturas nas Indústrias

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Henrique Boreli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, o que pode ocorrer com a aplicação de todos os planos referentes a essa habilidade. Esta aula tem como objetivo levar os alunos a identificar processos de separação de misturas utilizados em produções industriais e poderá ser melhor desenvolvida se o conjunto de aulas que compreendem os planos entre CIE6_03ME01 e CIE6_03ME04 já tiverem sido trabalhados. Para a aplicação desta aula é necessário dar acesso aos textos, disponíveis aqui, aos alunos, com uma aula de antecedência para que eles possam chegar preparados para a atividade do Mão na Massa. Os alunos devem ser divididos em cinco grupos e cada grupo deverá apresentar para a turma um tipo de produção industrial, a ser sorteado pelo professor, e que consta no material disponível.

Materiais necessários para a aula: Projetor e textos das atividades impressas, disponíveis aqui.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia, juntamente com a turma, o título da aula e diga que eles irão conhecer alguns processos de separação de misturas aplicados em indústrias que produzem itens que eles usam no dia a dia.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide e apresente as imagens aos alunos. Caso não seja possível realizar a projeção, comente sobre o que é visto em cada uma das imagens – a planta de trigo, farinha de trigo, macarrão e pães. Faça as perguntas do slide: Você sabia que macarrão, pães, bolos, biscoitos podem ser feitos com farinha de trigo? Mas como será que os grãos de trigo são transformados em farinha? E onde entra a separação de misturas nisso tudo? Permita que os alunos apresentem suas ideias para responder às questões propostas, mas não se preocupe em chegar a uma resposta completa neste momento, apenas estimule-os a pensar sobre o assunto.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos a questão disparadora. Estimule-os a buscar respondê-la. É provável que, devido ao que foi apresentado no contexto, os alunos citem a produção de farinha de trigo. Incentive-os a pensar em outros exemplos para enriquecer esse momento da aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Para realização do Mão na Massa, os textos (disponíveis aqui) devem ser disponibilizados previamente aos alunos, que deverão estar separados em cinco grupos. Caso não seja possível imprimir o material, indica-se que o mesmo seja transcrito para folhas, que deverão então ser entregues aos alunos. No momento da disponibilização de material, sorteie, para cada grupo, qual produção industrial eles deverão apresentar, oriente-os a focar a apresentação nos métodos de separação de misturas utilizados naquele processo produtivo e forneça instruções a respeito de como a apresentação pode ser feita (por meio de exposição dialógica, por exemplo, com utilização de recursos audiovisuais como apresentações ou vídeos, a depender dos recursos disponíveis na escola). Diga, também, que todos os grupos devem explorar todo o material disponibilizado por você, buscando conhecer os processos produtivos apresentados e reconhecer os processos de separação de misturas empregados em cada um deles, e não só no tema sobre o qual irão apresentar. O tempo total do Mão na Massa é de 35 minutos, sendo 5 minutos para os grupos acertarem os detalhes das apresentações e 30 minutos para as apresentações. Nos 5 minutos iniciais desta etapa, permita que os grupos se reúnam para alinhar os detalhes das apresentações. Após isso, solicite que cada grupo faça a apresentação do tema sorteado. Cada apresentação deve ocupar, no máximo, 5 minutos da aula. Durante as apresentações, estimule a participação dos outros grupos, de forma a haver uma colaboração entre os alunos. Para seu conhecimento, professor, no processo de produção do sal são utilizadas a evaporação e a centrifugação; já na produção do etanol, utiliza-se principalmente a destilação, a fim de separar o etanol; e na produção de farinha de trigo, utiliza-se a peneiração (em diferentes etapas), ventilação e a separação magnética. Caso algum grupo deixe de citar um método de separação ou cite um método errado, diga que a apresentação contém um erro e utilize este momento para envolver os demais alunos incentivando-os a participar e ajudar a corrigir o que for preciso.

Materiais necessários: Projetor e texto das atividades impressas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Proponha uma discussão coletiva sobre o que foi apresentado por cada grupo. Pergunte: Quais foram os processos de separação de misturas aplicados às indústrias que vimos nesta aula? Retome a questão disparadora: Como os processos de separação de misturas são aplicados nas indústrias? Conduza a discussão de modo que os alunos assimilem que nos processos industriais são utilizados equipamentos específicos, como destiladores e sistemas de peneiras, para promover as separações de misturas necessárias. Solicite que cada grupo elabore, em uma folha, uma breve resposta para a questão proposta. Este procedimento deve ocupar, no máximo, cinco minutos da aula. Depois da redação das respostas, oriente os grupos a rodarem suas folhas no sentido horário, a fim de que todas as equipes vejam as respostas propostas pelos outros grupos. Por fim, projete o slide, que contém um exemplo de resposta para a questão disparadora, e peça para que cada equipe compare a resposta elaborada com a apresentada no slide e verifique se a resposta que redigiram contempla os processos de separação de misturas abordados nos três textos disponibilizados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, o que pode ocorrer com a aplicação de todos os planos referentes a essa habilidade. Esta aula tem como objetivo levar os alunos a identificar processos de separação de misturas utilizados em produções industriais e poderá ser melhor desenvolvida se o conjunto de aulas que compreendem os planos entre CIE6_03ME01 e CIE6_03ME04 já tiverem sido trabalhados. Para a aplicação desta aula é necessário dar acesso aos textos, disponíveis aqui, aos alunos, com uma aula de antecedência para que eles possam chegar preparados para a atividade do Mão na Massa. Os alunos devem ser divididos em cinco grupos e cada grupo deverá apresentar para a turma um tipo de produção industrial, a ser sorteado pelo professor, e que consta no material disponível.

Materiais necessários para a aula: Projetor e textos das atividades impressas, disponíveis aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia, juntamente com a turma, o título da aula e diga que eles irão conhecer alguns processos de separação de misturas aplicados em indústrias que produzem itens que eles usam no dia a dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide e apresente as imagens aos alunos. Caso não seja possível realizar a projeção, comente sobre o que é visto em cada uma das imagens – a planta de trigo, farinha de trigo, macarrão e pães. Faça as perguntas do slide: Você sabia que macarrão, pães, bolos, biscoitos podem ser feitos com farinha de trigo? Mas como será que os grãos de trigo são transformados em farinha? E onde entra a separação de misturas nisso tudo? Permita que os alunos apresentem suas ideias para responder às questões propostas, mas não se preocupe em chegar a uma resposta completa neste momento, apenas estimule-os a pensar sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente aos alunos a questão disparadora. Estimule-os a buscar respondê-la. É provável que, devido ao que foi apresentado no contexto, os alunos citem a produção de farinha de trigo. Incentive-os a pensar em outros exemplos para enriquecer esse momento da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Para realização do Mão na Massa, os textos (disponíveis aqui) devem ser disponibilizados previamente aos alunos, que deverão estar separados em cinco grupos. Caso não seja possível imprimir o material, indica-se que o mesmo seja transcrito para folhas, que deverão então ser entregues aos alunos. No momento da disponibilização de material, sorteie, para cada grupo, qual produção industrial eles deverão apresentar, oriente-os a focar a apresentação nos métodos de separação de misturas utilizados naquele processo produtivo e forneça instruções a respeito de como a apresentação pode ser feita (por meio de exposição dialógica, por exemplo, com utilização de recursos audiovisuais como apresentações ou vídeos, a depender dos recursos disponíveis na escola). Diga, também, que todos os grupos devem explorar todo o material disponibilizado por você, buscando conhecer os processos produtivos apresentados e reconhecer os processos de separação de misturas empregados em cada um deles, e não só no tema sobre o qual irão apresentar. O tempo total do Mão na Massa é de 35 minutos, sendo 5 minutos para os grupos acertarem os detalhes das apresentações e 30 minutos para as apresentações. Nos 5 minutos iniciais desta etapa, permita que os grupos se reúnam para alinhar os detalhes das apresentações. Após isso, solicite que cada grupo faça a apresentação do tema sorteado. Cada apresentação deve ocupar, no máximo, 5 minutos da aula. Durante as apresentações, estimule a participação dos outros grupos, de forma a haver uma colaboração entre os alunos. Para seu conhecimento, professor, no processo de produção do sal são utilizadas a evaporação e a centrifugação; já na produção do etanol, utiliza-se principalmente a destilação, a fim de separar o etanol; e na produção de farinha de trigo, utiliza-se a peneiração (em diferentes etapas), ventilação e a separação magnética. Caso algum grupo deixe de citar um método de separação ou cite um método errado, diga que a apresentação contém um erro e utilize este momento para envolver os demais alunos incentivando-os a participar e ajudar a corrigir o que for preciso.

Materiais necessários: Projetor e texto das atividades impressas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Proponha uma discussão coletiva sobre o que foi apresentado por cada grupo. Pergunte: Quais foram os processos de separação de misturas aplicados às indústrias que vimos nesta aula? Retome a questão disparadora: Como os processos de separação de misturas são aplicados nas indústrias? Conduza a discussão de modo que os alunos assimilem que nos processos industriais são utilizados equipamentos específicos, como destiladores e sistemas de peneiras, para promover as separações de misturas necessárias. Solicite que cada grupo elabore, em uma folha, uma breve resposta para a questão proposta. Este procedimento deve ocupar, no máximo, cinco minutos da aula. Depois da redação das respostas, oriente os grupos a rodarem suas folhas no sentido horário, a fim de que todas as equipes vejam as respostas propostas pelos outros grupos. Por fim, projete o slide, que contém um exemplo de resposta para a questão disparadora, e peça para que cada equipe compare a resposta elaborada com a apresentada no slide e verifique se a resposta que redigiram contempla os processos de separação de misturas abordados nos três textos disponibilizados.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano