Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Leitura e análise de textos multissemióticos
Finalidade da aula: Localizar informações explícitas em textos expositivos de divulgação científica. Comparar informações apresentadas através de recursos gráfico-visuais, identificando os efeitos de sentido produzidos por esses recursos.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Textos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas, curiosidades, infográficos, ficha técnica.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura / Apreciação estética / Estilo / Imagens analíticas em textos
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP03, EF15LP04, EF05LP23
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Expositivo de divulgação científica” e no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública”. A aula faz parte do módulo de “Leitura”.
Materiais necessários: Textos/recursos multissemióticos impressos, tabela para preenchimento com as observações dos alunos. Os links com os materiais para a impressão estão disponíveis nas orientações dos slides.
Informações sobre o gênero:
Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
Código: LPO5_03SQA02
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
(EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.
AULA 07
AULA 09
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes