13754
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura e análise de textos multissemióticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre textos multissemióticos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Leitura e análise de textos multissemióticos

Finalidade da aula: Localizar informações explícitas em textos expositivos de divulgação científica. Comparar informações apresentadas através de recursos gráfico-visuais, identificando os efeitos de sentido produzidos por esses recursos.

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Textos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas, curiosidades, infográficos, ficha técnica.

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura / Apreciação estética / Estilo / Imagens analíticas em textos

Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP03, EF15LP04, EF05LP23

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Expositivo de divulgação científica” e no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública”. A aula faz parte do módulo de “Leitura”.

Materiais necessários: Textos/recursos multissemióticos impressos, tabela para preenchimento com as observações dos alunos. Os links com os materiais para a impressão estão disponíveis nas orientações dos slides.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de  um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldades na utilização de estratégias de compreensão dos textos diversos apresentados na aula (textos informativos, gráficos e tabelas).
  • Organização dos alunos em grupo de forma produtiva, participando e sendo capazes de ouvir as opiniões dos colegas.

Referências sobre o assunto:

  • MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>.
  • SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. São Paulo: Artmed,1998.

Código: LPO5_03SQA02

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

(EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas