13753
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Separação de mistura heterogênea e o tratamento do esgoto

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thais Moreno Priolli

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem.

Apresente a questão disparadora:
- Quais são as etapas utilizadas para o tratamento de esgoto?

Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.

Mão na massa
Envie aos estudantes o arquivo disponível na aba “materiais e atividades” com links de apoio. Oriente-os a buscarem informações para responderem a questão norteadora.

Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.

Peça aos estudantes que compartilhem as pesquisas com o grupo e, juntos, elaborem um infográfico que explique as etapas para o tratamento de esgoto.

Para criar o infográfico os grupos podem utilizar a versão gratuita da plataforma Canva (disponível aqui).

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os grupos compartilhem os infográficos. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

Convite às famílias
Peça as famílias que auxiliem os estudantes a estudarem os materiais de apoio e a estabelecerem uma comunicação com o grupo.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE6_03M&E05

(EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas