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Plano de aula - Separação de mistura heterogênea e o tratamento do esgoto

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thais Moreno Priolli

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática separação de misturas referente à habilidade de Ciências EF06CI03. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos na unidade CIE6_01ME. Nesta aula, os alunos irão verificar as etapas do tratamento de esgoto. Para isso, propõe-se o uso da metodologia Sala de Aula Invertida (flipped classroom). Para saber mais sobre Flipped Classroom leia as páginas 85 a 93 deste artigo. Para saber mais sobre tratamento de esgoto, você pode consultar as páginas de 70 a 73 deste livro.

Materiais necessários para a aula: Em uma aula anterior, entregue para os alunos o guia de pesquisa (disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sGwVfJK4YVVttZf4KTFZF66bUtHR6gFjQ6Ssu6ab9X7sXXx3vUHkwK5B6CGk/cie6-03me05--mao-na-massa--guia-de-pesquisa-para-impressao.pdf) e peça para eles estudarem sobre etapas do tratamento do esgoto e destino do lodo e dos resíduos obtidos do processo. Os alunos podem buscar na internet outros materiais. Caso eles não tenham acesso a internet, peça para que busquem reportagens em jornais e revista e consultem livros da biblioteca da escola. Para essa aula, os alunos devem levar as anotações no caderno ou reportagens e vídeos salvos no celular, ou textos impressos, que acharam mais interessantes sobre o conteúdo estudado; disponibilize também folhas de papel sulfite.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que o esgoto é uma mistura heterogênea e que deve ser tratado antes de retornar ao meio ambiente.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o contexto sobre a tarifa de tratamento de esgoto. Pergunte aos alunos: Vocês sabiam que na conta de água existe a tarifa para o tratamento de esgoto? Por que é cobrada essa tarifa?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Não se preocupe em responder a questão neste momento, mas em estimulá-los a pensar.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: O tempo total do Mão na Massa é de 35 minutos, sendo 10 minutos para discussão e 25 minutos para elaborar as cartilhas. Nessa parte da aula, os alunos vão participar da discussão e, posteriormente, em grupo, irão elaborar uma cartilha sobre tratamento de esgoto. Durante a discussão, pergunte para os alunos: De acordo com o que vocês pesquisaram, quais são as etapas da fase líquida do tratamento do esgoto? E as etapas da fase sólida (lodo)? Permita que pelo menos um aluno de cada grupo responda as questões. Escreva no quadro as etapas mencionadas pelos alunos. As respostas para fase líquida podem ser: gradeamento (ou filtração), desarenação, decantação e aeração. Da fase sólida podem ser: sedimentação, flotação, adensadores, digestores e filtro prensa. Pergunte: O que pode ser feito com os resíduos retirados do tratamento do esgoto? Escreva, também, no quadro as respostas. As respostas podem ser: toras podem ser direcionadas ao aterro sanitário e lodo para produção de adubos. Pergunte aos alunos o que acharam de interessante na pesquisa. Após os comentários, ajude os alunos na organização de grupos de 4 ou 5. Explique que eles devem elaborar uma cartilha na folha de papel sulfite com as seguintes informações: etapas do tratamento do esgoto, importância do tratamento para o meio ambiente e destino dos resíduos.

Materiais necessários para a aula: Em uma aula anterior entregue para os alunos o guia de pesquisa (disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sGwVfJK4YVVttZf4KTFZF66bUtHR6gFjQ6Ssu6ab9X7sXXx3vUHkwK5B6CGk/cie6-03me05--mao-na-massa--guia-de-pesquisa-para-impressao.pdf) e peça para eles estudarem sobre as etapas do tratamento do esgoto e destino do lodo e dos resíduos obtidos. Os alunos podem buscar na Internet outros materiais. Caso eles não tenham acesso a Internet, peça para que busquem reportagens em jornais e revista e consulte livros da biblioteca da escola. Para esta aula os alunos devem levar as anotações no caderno ou reportagens e vídeos salvos no celular, ou textos impressos, que acharam mais interessante sobre o conteúdo estudado; disponibilize também folhas de papel sulfite.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora: Como separar a sujeira da água do esgoto de forma que o resíduo gerado possa ser reaproveitado? Os alunos devem mencionar as etapas do tratamento do esgoto e que o destino dos resíduos podem ser a produção de adubos (fertilizantes). Comente sobre algumas etapas do tratamento de esgoto: gradeamento, materiais sólidos ficam retidos nas grades; desarenação, a areia que foi sedimentada é separada da fase líquida; decantação, material orgânico presente na fase líquida é sedimentado no fundo, formando o lodo; aeração, é fornecido ar na mistura líquida, com isso os microrganismos multiplicam-se e alimentam-se da matéria orgânica, e há diminuição dos poluentes; adensamento, retirada da umidade do lodo, por decantação; digestão, bactérias degradam a matéria orgânica, deixando o lodo mais estável, ou seja, sem odores desagradáveis. Explique aos alunos que o tratamento de esgoto é fundamental para o retorno da água ao meio ambiente, pois diminui a contaminação dos rios e solos. Mencione que no tratamento do esgoto há custos, por isso é cobrado uma taxa para isso nas contas de água, como mencionado no contexto. Peça para os alunos colocarem as cartilhas no varal ou mural da sala, eles podem ver as cartilhas dos demais grupos em outro momento. Após uma semana de exposição na sala de aula, peça para os alunos levarem o material produzido para a biblioteca, pode ser feita uma exposição das cartilhas na biblioteca para que demais alunos da escola possam conhecer mais sobre a temática.

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Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática separação de misturas referente à habilidade de Ciências EF06CI03. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos na unidade CIE6_01ME. Nesta aula, os alunos irão verificar as etapas do tratamento de esgoto. Para isso, propõe-se o uso da metodologia Sala de Aula Invertida (flipped classroom). Para saber mais sobre Flipped Classroom leia as páginas 85 a 93 deste artigo. Para saber mais sobre tratamento de esgoto, você pode consultar as páginas de 70 a 73 deste livro.

Materiais necessários para a aula: Em uma aula anterior, entregue para os alunos o guia de pesquisa (disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sGwVfJK4YVVttZf4KTFZF66bUtHR6gFjQ6Ssu6ab9X7sXXx3vUHkwK5B6CGk/cie6-03me05--mao-na-massa--guia-de-pesquisa-para-impressao.pdf) e peça para eles estudarem sobre etapas do tratamento do esgoto e destino do lodo e dos resíduos obtidos do processo. Os alunos podem buscar na internet outros materiais. Caso eles não tenham acesso a internet, peça para que busquem reportagens em jornais e revista e consultem livros da biblioteca da escola. Para essa aula, os alunos devem levar as anotações no caderno ou reportagens e vídeos salvos no celular, ou textos impressos, que acharam mais interessantes sobre o conteúdo estudado; disponibilize também folhas de papel sulfite.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que o esgoto é uma mistura heterogênea e que deve ser tratado antes de retornar ao meio ambiente.

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o contexto sobre a tarifa de tratamento de esgoto. Pergunte aos alunos: Vocês sabiam que na conta de água existe a tarifa para o tratamento de esgoto? Por que é cobrada essa tarifa?

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Não se preocupe em responder a questão neste momento, mas em estimulá-los a pensar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: O tempo total do Mão na Massa é de 35 minutos, sendo 10 minutos para discussão e 25 minutos para elaborar as cartilhas. Nessa parte da aula, os alunos vão participar da discussão e, posteriormente, em grupo, irão elaborar uma cartilha sobre tratamento de esgoto. Durante a discussão, pergunte para os alunos: De acordo com o que vocês pesquisaram, quais são as etapas da fase líquida do tratamento do esgoto? E as etapas da fase sólida (lodo)? Permita que pelo menos um aluno de cada grupo responda as questões. Escreva no quadro as etapas mencionadas pelos alunos. As respostas para fase líquida podem ser: gradeamento (ou filtração), desarenação, decantação e aeração. Da fase sólida podem ser: sedimentação, flotação, adensadores, digestores e filtro prensa. Pergunte: O que pode ser feito com os resíduos retirados do tratamento do esgoto? Escreva, também, no quadro as respostas. As respostas podem ser: toras podem ser direcionadas ao aterro sanitário e lodo para produção de adubos. Pergunte aos alunos o que acharam de interessante na pesquisa. Após os comentários, ajude os alunos na organização de grupos de 4 ou 5. Explique que eles devem elaborar uma cartilha na folha de papel sulfite com as seguintes informações: etapas do tratamento do esgoto, importância do tratamento para o meio ambiente e destino dos resíduos.

Materiais necessários para a aula: Em uma aula anterior entregue para os alunos o guia de pesquisa (disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sGwVfJK4YVVttZf4KTFZF66bUtHR6gFjQ6Ssu6ab9X7sXXx3vUHkwK5B6CGk/cie6-03me05--mao-na-massa--guia-de-pesquisa-para-impressao.pdf) e peça para eles estudarem sobre as etapas do tratamento do esgoto e destino do lodo e dos resíduos obtidos. Os alunos podem buscar na Internet outros materiais. Caso eles não tenham acesso a Internet, peça para que busquem reportagens em jornais e revista e consulte livros da biblioteca da escola. Para esta aula os alunos devem levar as anotações no caderno ou reportagens e vídeos salvos no celular, ou textos impressos, que acharam mais interessante sobre o conteúdo estudado; disponibilize também folhas de papel sulfite.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Retome a questão disparadora: Como separar a sujeira da água do esgoto de forma que o resíduo gerado possa ser reaproveitado? Os alunos devem mencionar as etapas do tratamento do esgoto e que o destino dos resíduos podem ser a produção de adubos (fertilizantes). Comente sobre algumas etapas do tratamento de esgoto: gradeamento, materiais sólidos ficam retidos nas grades; desarenação, a areia que foi sedimentada é separada da fase líquida; decantação, material orgânico presente na fase líquida é sedimentado no fundo, formando o lodo; aeração, é fornecido ar na mistura líquida, com isso os microrganismos multiplicam-se e alimentam-se da matéria orgânica, e há diminuição dos poluentes; adensamento, retirada da umidade do lodo, por decantação; digestão, bactérias degradam a matéria orgânica, deixando o lodo mais estável, ou seja, sem odores desagradáveis. Explique aos alunos que o tratamento de esgoto é fundamental para o retorno da água ao meio ambiente, pois diminui a contaminação dos rios e solos. Mencione que no tratamento do esgoto há custos, por isso é cobrado uma taxa para isso nas contas de água, como mencionado no contexto. Peça para os alunos colocarem as cartilhas no varal ou mural da sala, eles podem ver as cartilhas dos demais grupos em outro momento. Após uma semana de exposição na sala de aula, peça para os alunos levarem o material produzido para a biblioteca, pode ser feita uma exposição das cartilhas na biblioteca para que demais alunos da escola possam conhecer mais sobre a temática.

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