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Plano de aula > Ciências > 6º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Analisando os processos de centrifugação e cromatografia

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre os processo de cromatografia e centrifugação.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thais Moreno Priolli

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática separação de misturas referente a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos na unidade CIE6_01ME. Nesta aula, os alunos irão analisar os processos de cromatografia e centrifugação. Para saber mais sobre centrifugação, você pode consultar as páginas 81 e 87 deste livro. Para saber mais sobre cromatografia, você pode consultar as páginas 60 e 61 deste livro.

Materiais necessários para a aula: Material para experimento: folhas verdes (como hortelã), folhas roxas (folha de beterraba ou de repolho roxo), álcool, dois recipientes plásticos e tiras de papel filtro.

Material para impressão – Instruções da aula, disponível em: ;

Estações (texto, vídeo, experimentos e entrevista): ;

Estação vídeo: link para vídeo sobre centrifugação, disponível em: <https://bit.ly/2Q1sYyR>.

Caso não seja possível assistir ao vídeo, segue uma opção com texto e imagens sobre centrifugação, disponível em:

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Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que a centrifugação e a cromatografia são processos de separação de misturas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o contexto sobre o pigmento clorofila presente nos vegetais. Pergunte aos alunos: Você conhece outros pigmentos que estão presentes nos vegetais? Será que é possível separar as cores presentes nos pigmentos das plantas?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Não se preocupe em responder a questão neste momento, mas em estimulá-los a pensar.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: O tempo total do Mão na Massa é de 28 minutos, sendo 2 minutos para leitura das instruções da aula, 2 minutos para organização dos grupos e 24 minutos para realizar as atividades das quatro estações. Antes da aula, imprima o documento Estações texto, vídeo, experimento e entrevista, que contém textos que serão utilizados no Mão na Massa. Caso não for possível projetar o slide, imprima o documento Instruções da aula. Nesta aula, os alunos, em grupos, irão participar de atividades que estão organizadas em quatro estações: leitura de texto sobre centrifugação, assistir ao vídeo sobre centrifugação, experimento sobre cromatografia e entrevista sobre cromatografia. Organize grupos-base com quatro alunos. A quantidade de grupos-base será de acordo com a quantidade de alunos da turma. Faça a leitura das instruções dessa parte da aula (slide ou material impresso). Após leitura, peça para os membros do grupo-base se separarem, sendo que um membro irá para o grupo A, outro para o grupo B, outro para o C e outro para o D. Caso algum grupo-base fique com três alunos não há problema, porém quando o grupo- base for separado, um membro deve ir para o grupo A, outro para o B e outro para o C. Se, por acaso, após a formação dos grupos-base, um ou dois alunos ficaram sem grupo, peça para o(s) alunos(s) se encaixarem em um grupo-base, porém quando o grupo-base com cinco membros for separado, dois alunos devem ir para o grupo A. Após a separação do grupo-base, a turma será dividida em quatro grupos: A, B, C e D. Cada um dos grupos A, B, C e D deve permanecer em um lugar da sala e ter pelo meno uma cópia do documento impresso Estações texto, vídeo, experimento e entrevista. Além disso, eles devem seguir uma sequência de quatro estações, sendo que o tempo para executar as atividades em cada uma é de seis minutos. Assim, a cada seis minutos, você, professor, irá dar um sinal para que os alunos iniciem a atividade da próxima estação. Após 24 minutos, eles devem ter realizado todas atividades. Os membros do grupo A deverão seguir a sequência de estações: texto; vídeo; experimento; entrevista. Os membros do grupo B deverão seguir a sequência de estações começando pela segunda estação (vídeo). Os membros do grupo C deverão seguir a sequência de estações com início na terceira estação (experimento). Os membros do grupo D deverão seguir a sequência de estações iniciando pela quarta estação (entrevista). Todas as equipes devem realizar as atividades das quatro estações, descritas a seguir.

1ª Estação Texto – Os alunos deverão realizar a leitura do texto sobre centrifugação e, posteriormente, deverão mencionar as ideias principais do texto.

2ª Estação Vídeo – Os alunos deverão assistir ao vídeo que traz um experimento sobre centrifugação. Para transmitir o vídeo utilize o computador da sala ou um notebook da escola, ou, ainda, peça para os alunos acessarem pelo celular. Caso não for possível acessar o vídeo, imprima o documento Estação vídeo (texto e imagens sobre centrifugação). Depois de assistir ao vídeo, os alunos devem mencionar a aplicação da centrifugação.

3ª Estação Experimento – Os alunos terão a tarefa de realizar o experimento da cromatografia utilizando vegetais nas cores verde e roxo. Ao final, os alunos deverão observar as cores das substâncias separadas. Os materiais para o experimento ficarão disponíveis em uma mesa central.

4ª Estação Entrevista – Os alunos farão uma entrevista, que acontecerá da seguinte maneira: metade dos alunos do grupo farão a leitura de um texto sobre cromatografia, enquanto os demais ficarão responsáveis por elaborar perguntas sobre este processo. Em seguida, os alunos que elaboraram as perguntas deverão entrevistar os alunos que leram o texto. Oriente os alunos em relação às perguntas, elas podem ser: O que é? Para que serve? Onde é utilizado? Que tipo de substâncias são separadas?

Após os grupos A, B, C e D realizarem as atividades das quatro estações, eles devem retornar ao seu grupo-base.

Materiais necessários para a aula: Material para experimento: folhas verdes (como hortelã), folhas roxas (folha de beterraba ou de repolho roxo), álcool, dois recipientes plásticos e tiras de papel filtro.

Material para impressão – Instruções da aula, disponível em: ;

Estações (texto, vídeo, experimentos e entrevista): ;

Estação vídeo: link para vídeo sobre centrifugação, disponível em: <https://bit.ly/2Q1sYyR>.

Caso não seja possível assistir o vídeo segue uma opção com texto e imagens sobre centrifugação, disponível em:

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Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Após os alunos retornarem ao seu grupo-base, organize um sorteio. Coloque em um saquinho cinco pedacinhos de papel escrito cromatografia e cinco escrito centrifugação, em seguida, peça para um membro de cada grupo-base tirar um papelzinho do saquinho. Na sequência, os alunos do grupo-base devem escrever, em uma folha de papel sulfite, uma situação-problema na qual os componentes de uma mistura possam ser separados pelo processo sorteado. Retome, oralmente, a questão disparadora: Em que situação pode ser utilizado o processo de centrifugação, e o de cromatografia? Deixe os alunos responderem, provavelmente eles irão mencionar que a centrifugação é utilizada para separar pequenas partículas sólidas presentes em uma mistura líquida e que a cromatografia é utilizada para separar substâncias presentes nos pigmentos dos vegetais ou nas tintas das canetinhas. A situação-problema elaborada pelo grupo-base deve estar relacionada com a resposta da questão disparadora, assim, peça para um aluno ler a situação-problema elaborada pelo grupo. Comente que as substâncias presentes nos pigmentos dos vegetais, como a clorofila mencionada no contexto, podem ser separadas por cromatografia, já os componentes do sangue (leucócitos, hemácias e plasma) podem ser separados por centrifugação. No final da aula, peça para que um membro do grupo-base coloque a situação-problema do grupo no varal ou no mural da sala e pegue uma situação-problema de outro grupo para resolvê-la em casa e trazer na próxima aula.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte da temática separação de misturas referente a uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para aplicação deste plano é importante que os alunos saibam identificar e distinguir mistura homogênea de uma mistura heterogênea, conteúdos desenvolvidos na unidade CIE6_01ME. Nesta aula, os alunos irão analisar os processos de cromatografia e centrifugação. Para saber mais sobre centrifugação, você pode consultar as páginas 81 e 87 deste livro. Para saber mais sobre cromatografia, você pode consultar as páginas 60 e 61 deste livro.

Materiais necessários para a aula: Material para experimento: folhas verdes (como hortelã), folhas roxas (folha de beterraba ou de repolho roxo), álcool, dois recipientes plásticos e tiras de papel filtro.

Material para impressão – Instruções da aula, disponível em: ;

Estações (texto, vídeo, experimentos e entrevista): ;

Estação vídeo: link para vídeo sobre centrifugação, disponível em: <https://bit.ly/2Q1sYyR>.

Caso não seja possível assistir ao vídeo, segue uma opção com texto e imagens sobre centrifugação, disponível em:

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que a centrifugação e a cromatografia são processos de separação de misturas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o contexto sobre o pigmento clorofila presente nos vegetais. Pergunte aos alunos: Você conhece outros pigmentos que estão presentes nos vegetais? Será que é possível separar as cores presentes nos pigmentos das plantas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema. Não se preocupe em responder a questão neste momento, mas em estimulá-los a pensar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: O tempo total do Mão na Massa é de 28 minutos, sendo 2 minutos para leitura das instruções da aula, 2 minutos para organização dos grupos e 24 minutos para realizar as atividades das quatro estações. Antes da aula, imprima o documento Estações texto, vídeo, experimento e entrevista, que contém textos que serão utilizados no Mão na Massa. Caso não for possível projetar o slide, imprima o documento Instruções da aula. Nesta aula, os alunos, em grupos, irão participar de atividades que estão organizadas em quatro estações: leitura de texto sobre centrifugação, assistir ao vídeo sobre centrifugação, experimento sobre cromatografia e entrevista sobre cromatografia. Organize grupos-base com quatro alunos. A quantidade de grupos-base será de acordo com a quantidade de alunos da turma. Faça a leitura das instruções dessa parte da aula (slide ou material impresso). Após leitura, peça para os membros do grupo-base se separarem, sendo que um membro irá para o grupo A, outro para o grupo B, outro para o C e outro para o D. Caso algum grupo-base fique com três alunos não há problema, porém quando o grupo- base for separado, um membro deve ir para o grupo A, outro para o B e outro para o C. Se, por acaso, após a formação dos grupos-base, um ou dois alunos ficaram sem grupo, peça para o(s) alunos(s) se encaixarem em um grupo-base, porém quando o grupo-base com cinco membros for separado, dois alunos devem ir para o grupo A. Após a separação do grupo-base, a turma será dividida em quatro grupos: A, B, C e D. Cada um dos grupos A, B, C e D deve permanecer em um lugar da sala e ter pelo meno uma cópia do documento impresso Estações texto, vídeo, experimento e entrevista. Além disso, eles devem seguir uma sequência de quatro estações, sendo que o tempo para executar as atividades em cada uma é de seis minutos. Assim, a cada seis minutos, você, professor, irá dar um sinal para que os alunos iniciem a atividade da próxima estação. Após 24 minutos, eles devem ter realizado todas atividades. Os membros do grupo A deverão seguir a sequência de estações: texto; vídeo; experimento; entrevista. Os membros do grupo B deverão seguir a sequência de estações começando pela segunda estação (vídeo). Os membros do grupo C deverão seguir a sequência de estações com início na terceira estação (experimento). Os membros do grupo D deverão seguir a sequência de estações iniciando pela quarta estação (entrevista). Todas as equipes devem realizar as atividades das quatro estações, descritas a seguir.

1ª Estação Texto – Os alunos deverão realizar a leitura do texto sobre centrifugação e, posteriormente, deverão mencionar as ideias principais do texto.

2ª Estação Vídeo – Os alunos deverão assistir ao vídeo que traz um experimento sobre centrifugação. Para transmitir o vídeo utilize o computador da sala ou um notebook da escola, ou, ainda, peça para os alunos acessarem pelo celular. Caso não for possível acessar o vídeo, imprima o documento Estação vídeo (texto e imagens sobre centrifugação). Depois de assistir ao vídeo, os alunos devem mencionar a aplicação da centrifugação.

3ª Estação Experimento – Os alunos terão a tarefa de realizar o experimento da cromatografia utilizando vegetais nas cores verde e roxo. Ao final, os alunos deverão observar as cores das substâncias separadas. Os materiais para o experimento ficarão disponíveis em uma mesa central.

4ª Estação Entrevista – Os alunos farão uma entrevista, que acontecerá da seguinte maneira: metade dos alunos do grupo farão a leitura de um texto sobre cromatografia, enquanto os demais ficarão responsáveis por elaborar perguntas sobre este processo. Em seguida, os alunos que elaboraram as perguntas deverão entrevistar os alunos que leram o texto. Oriente os alunos em relação às perguntas, elas podem ser: O que é? Para que serve? Onde é utilizado? Que tipo de substâncias são separadas?

Após os grupos A, B, C e D realizarem as atividades das quatro estações, eles devem retornar ao seu grupo-base.

Materiais necessários para a aula: Material para experimento: folhas verdes (como hortelã), folhas roxas (folha de beterraba ou de repolho roxo), álcool, dois recipientes plásticos e tiras de papel filtro.

Material para impressão – Instruções da aula, disponível em: ;

Estações (texto, vídeo, experimentos e entrevista): ;

Estação vídeo: link para vídeo sobre centrifugação, disponível em: <https://bit.ly/2Q1sYyR>.

Caso não seja possível assistir o vídeo segue uma opção com texto e imagens sobre centrifugação, disponível em:

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Após os alunos retornarem ao seu grupo-base, organize um sorteio. Coloque em um saquinho cinco pedacinhos de papel escrito cromatografia e cinco escrito centrifugação, em seguida, peça para um membro de cada grupo-base tirar um papelzinho do saquinho. Na sequência, os alunos do grupo-base devem escrever, em uma folha de papel sulfite, uma situação-problema na qual os componentes de uma mistura possam ser separados pelo processo sorteado. Retome, oralmente, a questão disparadora: Em que situação pode ser utilizado o processo de centrifugação, e o de cromatografia? Deixe os alunos responderem, provavelmente eles irão mencionar que a centrifugação é utilizada para separar pequenas partículas sólidas presentes em uma mistura líquida e que a cromatografia é utilizada para separar substâncias presentes nos pigmentos dos vegetais ou nas tintas das canetinhas. A situação-problema elaborada pelo grupo-base deve estar relacionada com a resposta da questão disparadora, assim, peça para um aluno ler a situação-problema elaborada pelo grupo. Comente que as substâncias presentes nos pigmentos dos vegetais, como a clorofila mencionada no contexto, podem ser separadas por cromatografia, já os componentes do sangue (leucócitos, hemácias e plasma) podem ser separados por centrifugação. No final da aula, peça para que um membro do grupo-base coloque a situação-problema do grupo no varal ou no mural da sala e pegue uma situação-problema de outro grupo para resolvê-la em casa e trazer na próxima aula.

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