13751
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre textos expositivos de divulgação científica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão

Título do plano: Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica.

Finalidade da aula: Reconhecer as características dos  textos expositivos de divulgação científica e identificar sua função social.

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Textos expositivos de divulgação científica

Objetos do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos / Estratégias de leitura.

Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade da BNCC: EF15LP01, EF15LP02 

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textos expositivos de divulgação científica e no campo de atuação “Estudo e pesquisa e Vida pública” . A aula faz parte do módulo “Abertura”.

Materiais necessários: Computador com projetor ou cartaz, textos impressos e caderno.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de  um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

- Dificuldades específicas de leitura.

- Falta de conhecimentos prévios sobre o tema da aula.

- Falta de entendimento sobre a função social do gênero textual abordado.

Sugestões de leitura ao professor nos links:

Referências sobre o assunto:

ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402/422. Acesso em 01 de setembro de 2018.


Código: LPO5_03SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas