Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciane Vilain
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Formação de pares entre imagem e letra inicial por meio de jogo da memória
Finalidade da aula: Identificar o fonema (som) inicial de palavras, com base nas imagens, associando o fonema à respectiva letra
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos, associando estes fonemas às respectivas letras.
Materiais necessários: Cartas do Jogo da Memória; atividade de ligar palavras que têm o mesmo som inicial.
Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro terão dificuldade em reconhecer a letra que representa o som inicial do nome dos produtos apresentados nas imagens.
Referências sobre o assunto:
- Sistema de escrita alfabética, Artur Gomes de Morais.
- Reflexões sobre alfabetização, Emilia Ferreiro.
Código: LPO1_10ATS03
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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