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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Formação de pares entre imagem e letra inicial por meio de jogo da memória

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre como identificar o fonema (som) inicial de palavras, com base nas imagens, associando o fonema à respectiva letra

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Rolim De Moura Vilain

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciane Vilain
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Formação de pares entre imagem e letra inicial por meio de jogo da memória

Finalidade da aula: Identificar o fonema (som) inicial de palavras, com base nas imagens, associando o fonema à respectiva letra

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos, associando estes fonemas às respectivas letras.

 

Materiais necessários: Cartas do Jogo da Memória; atividade de ligar palavras que têm o mesmo som inicial.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro terão dificuldade em reconhecer a letra que representa o som inicial do nome dos produtos apresentados nas imagens.

 

Referências sobre o assunto:

- Sistema de escrita alfabética, Artur Gomes de Morais.
-  Reflexões sobre alfabetização, Emilia Ferreiro.


Código: LPO1_10ATS03

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


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