13750
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Formação de pares entre imagem e letra inicial por meio de jogo da memória

POR: Luciane Rolim De Moura Vilain 25/11/2018
Código: LPO1_10ATS03

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre como identificar o fonema (som) inicial de palavras, com base nas imagens, associando o fonema à respectiva letra

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos, associando estes fonemas às respectivas letras.

Materiais necessários: Cartas do Jogo da Memória (acesse o arquivo aqui); atividade de ligar palavras que têm o mesmo som inicial (acesse o arquivo aqui).

Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro terão dificuldade em reconhecer a letra que representa o som inicial do nome dos produtos apresentados nas imagens.

Referências sobre o assunto:

- Sistema de escrita alfabética, Artur Gomes de Morais.
- Reflexões sobre alfabetização, Emilia Ferreiro.

Orientações:

  • Imprima antecipadamente as cartas do Jogo da Memória das letras iniciais (acesse o arquivo na lista de Materiais complementares). Os alunos deverão jogar em duplas, providencie um jogo de cartas para cada dois alunos.
  • Se possível, encape as cartas com plástico adesivo, para que fiquem mais resistentes ao manuseio.
  • Inicie a aula explicando para os alunos a proposta desta aula, na qual eles irão jogar o Jogo da Memória das letras iniciais.

Materiais complementares: Cartas do Jogo da Memória (acesse o arquivo aqui).

Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:

  • Crie um clima de expectativa em torno da proposta, dizendo: “Este não é um Jogo da Memória igual ao que vocês conhecem… este é diferente!”
  • Escolha as duplas com base na hipótese de escrita em que os alunos se encontram. Procure unir crianças com hipóteses diferentes, porém próximas entre si. Por exemplo: uma criança com hipótese pré-silábica e uma com hipótese silábica sem valor sonoro; uma criança com hipótese silábica com valor sonoro e uma com hipótese silábica, e assim por diante. Isso favorecerá que haja uma cooperação entre as crianças e o avanço daquela que estiver ainda com dificuldades em realizar a atividade. Por outro lado, não sendo hipóteses de escrita muito distantes, esta configuração evita que o aluno que tem hipótese de escrita mais avançada ofereça respostas prontas - afinal, ele quer jogar! - impedindo, assim, que seu companheiro de dupla reflita sobre os sons iniciais das palavras.

Atenção professor: Para saber mais sobre os agrupamentos produtivos diante das atividades de alfabetização, Clique aqui

  • Relembre com eles quais são as regras do Jogo da Memória, pois é provável que já as conheçam. Caso não conheçam, acesse aqui as regras.
  • Mostre algumas cartas do jogo e explique: “Neste jogo, em vez de formar pares com duas imagens iguais, vocês terão um grande desafio… será descobrir qual carta faz par, porque os pares são formados entre a imagem e a letra inicial do nome dessa imagem”.
  • Faça algumas jogadas de demonstração, apresentando, por exemplo, a imagem do sabonete. Pergunte:
    - Que imagem é esta?
    - Qual é o som inicial desta palavra?
    - Qual é a letra que representa este som?
    - Que carta, então, eu preciso encontrar para fazer par com essa imagem?
  • Faça também ao contrário, mostrando, por exemplo, a letra M. Questione:
    - Que letra é esta?
    - Entre os nomes das imagens que aparecem nas cartas qual começa com o som representado por esta letra?
    - Que carta, então, eu devo selecionar para fazer par com esta letra?
    (Macarrão)

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Ofereça cerca de 5 minutos para que os alunos façam tentativas e se familiarizem com as regras. Acompanhe as duplas ou trios de perto.
  • Oriente os alunos a dizer o nome das imagens em voz alta, para que, ouvindo a própria voz, possam identificar o som inicial e, consequentemente, a letra a ser selecionada. Se tiverem dúvida, oriente-os a consultar o cartaz da lista de compras, verbalizando o nome das imagens até que encontrem o som equivalente.
  • É também importante que os alunos a digam em voz alta cada letra virada, pois terão de fazer o processo inverso: saber se aquela letra corresponde ao som inicial do nome das imagens.
  • Explique para a turma que os participantes que não estiverem na sua vez de jogar devem esperar pacientemente as tentativas do colega que estiver jogando, sem “soprar”. A cooperação entre as duplas será produtiva, desde que a criança que estiver na vez de jogar tenha chance de colocar em jogo seus conhecimentos e avançar em suas hipóteses.
  • Caso a dupla sinta dificuldade e não consiga prosseguir o jogo por não identificar a correspondência entre as cartas, acompanhe-a de perto, auxiliando jogada por jogada. Ao desvirar uma letra e uma imagem, pergunte ao jogador:
    - Como é o nome desta imagem?
    - Esta letra corresponde ao som inicial do nome da imagem?
    - Se não corresponde, a qual letra corresponde?
    - Vamos consultar o cartaz da lista de compras para descobrir/confirmar?

- Vamos consultar o alfabeto para descobrir?

  • Se a dificuldade for na identificação do que a imagem representa, forneça a informação aos alunos, a fim de otimizar o tempo e cumprir o real objetivo do jogo (que não é “adivinhar” ou “decifrar” o que as imagens representam, e sim reconhecer a correspondência entre fonema e grafema iniciais).
  • Deixe que os grupos joguem por cerca de 20 minutos, sempre zelando para que haja tranquilidade nas jogadas dos alunos (faça a mediação dos conflitos), pois alguns podem se sentir ansiosos por realizar diversas tentativas e não obter êxito.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Depois do jogo, proponha uma atividade de ligar palavras que têm o mesmo som inicial. Acesse o arquivo nos materiais complementares e imprima uma cópia para cada aluno.
  • O objetivo desta atividade é sistematizar o que aprenderam nos planos 1 e 2 e também com as jogadas, ou seja, identificar a letra inicial da palavras com base na pauta sonora, fazendo o registro da letra correspondente e a associação a outra figura cujo nome comece com a mesma letra.
  • Se surgir alguma dúvida quanto ao nome dos produtos apresentados, na lista de materiais complementares está disponível a resolução da atividade com todas as informações necessárias. Novamente, forneça o nome dos produtos representados, caso seja preciso, a fim de otimizar a atividade e o tempo a ela destinado.
  • Caso identifique a necessidade de oferecer uma atividade mais desafiadora para os alunos que estiverem nos níveis silábico-alfabético e alfabético, peça a esses que, além de atenderem a proposta, escrevam as palavras no caderno.

Materiais complementares: Atividade de ligar palavras que têm o mesmo som inicial (acesse aqui o arquivo da atividade; a resolução está neste outro link).

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciane Vilain
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Formação de pares entre imagem e letra inicial por meio de jogo da memória

Finalidade da aula: Identificar o fonema (som) inicial de palavras, com base nas imagens, associando o fonema à respectiva letra

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos, associando estes fonemas às respectivas letras.

 

Materiais necessários: Cartas do Jogo da Memória; atividade de ligar palavras que têm o mesmo som inicial.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro terão dificuldade em reconhecer a letra que representa o som inicial do nome dos produtos apresentados nas imagens.

 

Referências sobre o assunto:

- Sistema de escrita alfabética, Artur Gomes de Morais.
-  Reflexões sobre alfabetização, Emilia Ferreiro.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 03

Formação de pares entre imagem e letra inicial por meio de j...

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes