Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos, associando estes fonemas às respectivas letras.
Materiais necessários: Cartas do Jogo da Memória (acesse o arquivo aqui); atividade de ligar palavras que têm o mesmo som inicial (acesse o arquivo aqui).
Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro terão dificuldade em reconhecer a letra que representa o som inicial do nome dos produtos apresentados nas imagens.
Referências sobre o assunto:
- Sistema de escrita alfabética, Artur Gomes de Morais.
- Reflexões sobre alfabetização, Emilia Ferreiro.
Tema da aula
Orientações:
- Imprima antecipadamente as cartas do Jogo da Memória das letras iniciais (acesse o arquivo na lista de Materiais complementares). Os alunos deverão jogar em duplas, providencie um jogo de cartas para cada dois alunos.
- Se possível, encape as cartas com plástico adesivo, para que fiquem mais resistentes ao manuseio.
- Inicie a aula explicando para os alunos a proposta desta aula, na qual eles irão jogar o Jogo da Memória das letras iniciais.
Materiais complementares: Cartas do Jogo da Memória (acesse o arquivo aqui).
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Crie um clima de expectativa em torno da proposta, dizendo: “Este não é um Jogo da Memória igual ao que vocês conhecem… este é diferente!”
- Escolha as duplas com base na hipótese de escrita em que os alunos se encontram. Procure unir crianças com hipóteses diferentes, porém próximas entre si. Por exemplo: uma criança com hipótese pré-silábica e uma com hipótese silábica sem valor sonoro; uma criança com hipótese silábica com valor sonoro e uma com hipótese silábica, e assim por diante. Isso favorecerá que haja uma cooperação entre as crianças e o avanço daquela que estiver ainda com dificuldades em realizar a atividade. Por outro lado, não sendo hipóteses de escrita muito distantes, esta configuração evita que o aluno que tem hipótese de escrita mais avançada ofereça respostas prontas - afinal, ele quer jogar! - impedindo, assim, que seu companheiro de dupla reflita sobre os sons iniciais das palavras.
Atenção professor: Para saber mais sobre os agrupamentos produtivos diante das atividades de alfabetização, Clique aqui
- Relembre com eles quais são as regras do Jogo da Memória, pois é provável que já as conheçam. Caso não conheçam, acesse aqui as regras.
- Mostre algumas cartas do jogo e explique: “Neste jogo, em vez de formar pares com duas imagens iguais, vocês terão um grande desafio… será descobrir qual carta faz par, porque os pares são formados entre a imagem e a letra inicial do nome dessa imagem”.
- Faça algumas jogadas de demonstração, apresentando, por exemplo, a imagem do sabonete. Pergunte:
- Que imagem é esta?
- Qual é o som inicial desta palavra?
- Qual é a letra que representa este som?
- Que carta, então, eu preciso encontrar para fazer par com essa imagem? - Faça também ao contrário, mostrando, por exemplo, a letra M. Questione:
- Que letra é esta?
- Entre os nomes das imagens que aparecem nas cartas qual começa com o som representado por esta letra?
- Que carta, então, eu devo selecionar para fazer par com esta letra? (Macarrão)
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Ofereça cerca de 5 minutos para que os alunos façam tentativas e se familiarizem com as regras. Acompanhe as duplas ou trios de perto.
- Oriente os alunos a dizer o nome das imagens em voz alta, para que, ouvindo a própria voz, possam identificar o som inicial e, consequentemente, a letra a ser selecionada. Se tiverem dúvida, oriente-os a consultar o cartaz da lista de compras, verbalizando o nome das imagens até que encontrem o som equivalente.
- É também importante que os alunos a digam em voz alta cada letra virada, pois terão de fazer o processo inverso: saber se aquela letra corresponde ao som inicial do nome das imagens.
- Explique para a turma que os participantes que não estiverem na sua vez de jogar devem esperar pacientemente as tentativas do colega que estiver jogando, sem “soprar”. A cooperação entre as duplas será produtiva, desde que a criança que estiver na vez de jogar tenha chance de colocar em jogo seus conhecimentos e avançar em suas hipóteses.
- Caso a dupla sinta dificuldade e não consiga prosseguir o jogo por não identificar a correspondência entre as cartas, acompanhe-a de perto, auxiliando jogada por jogada. Ao desvirar uma letra e uma imagem, pergunte ao jogador:
- Como é o nome desta imagem?
- Esta letra corresponde ao som inicial do nome da imagem?
- Se não corresponde, a qual letra corresponde?
- Vamos consultar o cartaz da lista de compras para descobrir/confirmar?
- Vamos consultar o alfabeto para descobrir?
- Se a dificuldade for na identificação do que a imagem representa, forneça a informação aos alunos, a fim de otimizar o tempo e cumprir o real objetivo do jogo (que não é “adivinhar” ou “decifrar” o que as imagens representam, e sim reconhecer a correspondência entre fonema e grafema iniciais).
- Deixe que os grupos joguem por cerca de 20 minutos, sempre zelando para que haja tranquilidade nas jogadas dos alunos (faça a mediação dos conflitos), pois alguns podem se sentir ansiosos por realizar diversas tentativas e não obter êxito.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Depois do jogo, proponha uma atividade de ligar palavras que têm o mesmo som inicial. Acesse o arquivo nos materiais complementares e imprima uma cópia para cada aluno.
- O objetivo desta atividade é sistematizar o que aprenderam nos planos 1 e 2 e também com as jogadas, ou seja, identificar a letra inicial da palavras com base na pauta sonora, fazendo o registro da letra correspondente e a associação a outra figura cujo nome comece com a mesma letra.
- Se surgir alguma dúvida quanto ao nome dos produtos apresentados, na lista de materiais complementares está disponível a resolução da atividade com todas as informações necessárias. Novamente, forneça o nome dos produtos representados, caso seja preciso, a fim de otimizar a atividade e o tempo a ela destinado.
- Caso identifique a necessidade de oferecer uma atividade mais desafiadora para os alunos que estiverem nos níveis silábico-alfabético e alfabético, peça a esses que, além de atenderem a proposta, escrevam as palavras no caderno.
Materiais complementares: Atividade de ligar palavras que têm o mesmo som inicial (acesse aqui o arquivo da atividade; a resolução está neste outro link).