13749
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Ortografia: Correspondências regulares e irregulares

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Ortografia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rayssa Araújo Hitzschky

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia.

Introdução
Envie aos alunos, por áudio, vídeo ou mensagem de texto via WhatsApp, uma orientação explicando a atividade e oferecendo condições para que eles consigam realizá-la com autonomia. Retome as regras das correspondências regulares e irregulares trabalhadas nas duas aulas anteriores desta sequência, possibilitando aos alunos relembrar as regularidades estudadas. Envie aos alunos as frases:
     - A lapiseira branca e o crachá que usei no exame da escola estão no estojo da minha irmã.
     - A tarefa sobre divisão está na agenda laranja e usei como exemplo o exercício que escrevi no fichário.
Oriente os alunos a analisar as orações e localizar as palavras com as correspondências estudadas. Utilize as orientações da Introdução do plano de aula.

Desenvolvimento
Envie aos alunos a consigna apresentada no slide do Desenvolvimento do plano de aula. Oriente-os a organizar uma tabela no caderno, onde irão escrever a lista de palavras de cada personagem como no modelo abaixo:

Envie um áudio para ditando as palavras proposta nas orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Disponibilize um tempo para que os alunos realizem a atividade e, depois, envie as palavras escritas, propondo que as analisem e comparem com as suas escritas, corrigindo o que for necessário.

Fechamento
Proponha aos alunos que gravem um áudio contando para os colegas o que aprenderam com essa atividade. Utilize as questões propostas no slide do Fechamento da aula para nortear a produção.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem suas atividades com um familiar e peçam a opinião dele sobre a escrita das palavras.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_03ATS03

(EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas