13749
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Ortografia: Correspondências regulares e irregulares

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Ortografia

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rayssa Araújo Hitzschky

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar com as regras de correspondência fonema-grafema regulares e irregulares, por meio de palavras de uso frequente no contexto escolar e de outras palavras vistas no cotidiano.

Materiais necessários: Quadro, pincel, folhas de papel, lápis, borracha, cartolina, régua, canetinhas coloridas.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades com o reconhecimento, a escrita e a correção das palavras com correspondências irregulares presentes nas listas.

Referências sobre o assunto: MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia, 3º edição. Editora Autêntica: 2007.

NOVA ESCOLA. A hora de ensinar ortografia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/325/a-hora-de-ensinar-ortografia. Acesso em 05 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula relembrando com os alunos as correspondências regulares e irregulares que serão trabalhadas nesta aula: “s” com som de /z/; “x” com som de /z/; “ch” com som de /x/; “j” e “g” com som de /j/; “n” e “m” como sons nasais.
  • Em seguida, escreva, no quadro, duas frases que apresentam palavras com as correspondências estudadas. As frases serão:
  • A lapiseira branca e o crachá, que usei no exame da escola, estão no estojo da minha irmã.
  • A tarefa sobre divisão está na agenda laranja e, usei como exemplo, o exercício que escrevi no fichário.
  • Pergunte para os alunos:
  • As frases apresentam palavras com correspondências regulares e irregulares?
  • Que palavras são essas?
  • Quais correspondências regulares e irregulares podem ser encontradas nestas palavras?
  • Vamos organizá-las conforme cada regularidade?
  • Organize cinco colunas no quadro, relacionadas a cada correspondência.
  • Peça que os alunos digam quais palavras devem ficar em cada coluna e escreva-as, conforme a indicação deles.
  • Faça alguns levantamentos:
  • Por que essa palavra deve ficar nessa coluna?
  • Vamos apontar a correspondência presente nas palavras e explicá-las?
  • Corrija a organização das palavras nas colunas, de acordo com as respostas dos alunos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em dois grandes grupos. Conte para eles os fatos da seguinte narrativa:
  • Bernardo e Laura trabalham em uma escola. Bernardo trabalha na cantina e Laura, na secretaria. Eles precisam fazer compras para os seus ambientes de trabalho, além de listar as atividades da semana, no entanto, primeiro, eles precisam organizar suas ideias. Para isso, fizeram listas.
  • Entregue uma folha de papel para cada grupo e elenque quem ficará com a história de Bernardo e quem ficará com a história de Laura. Explique que, a partir da narrativa, será feito um jogo de escrita das palavras. Ganha quem escrever mais palavras corretamente.
  • Peça que os alunos escrevam listas com objetos e ações, conforme a história do personagem. Ressalte que os grupos devem usar palavras que tenham as correspondências regulares e irregulares estudadas. Possíveis palavras para a lista do primeiro personagem são: canja, chiclete, sanduíche, salsicha, laranja, morango, vender, temperar, mexer. Para o segundo personagem, as seguintes palavras podem surgir: agenda, borracha, grampo, aviso, lapiseira, grampear, atender, revisar, exemplificar, identificar, avisar, comparar, registrar.
  • Lembre aos alunos que o tempo do jogo será de 20 minutos. Para a escrita das palavras, os alunos terão 10 minutos.
  • Quando os grupos concluírem as palavras, peça que eles troquem as listas e corrijam as palavras escritas pelo outro grupo, no tempo de 10 minutos.
  • Após o fim da correção feita pelos grupos, escreva as listas no quadro e faça, junto com os alunos, a correção das palavras.
  • Durante a correção, faça o levantamento dos acertos dos grupos no quadro.
  • Para finalizar a atividade, estabeleça uma conversa informal com os alunos:
  • Como os grupos escolheram as palavras utilizadas em cada lista?
  • Quais foram as dificuldades?
  • Como os grupos lembraram das correspondências de cada palavra?
  • Como foi a correção das listas do outro grupo? O que foi percebido?

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Forme uma grande roda com os alunos e pergunte para eles sobre o que foi aprendido na aula:
  • O que aprendemos hoje?
  • De que forma podemos perceber as correspondências regulares e irregulares estudadas?
  • Quais correspondências vocês consideraram mais difíceis de compreender? Por quê?
  • Junto com os alunos, construa um Mural dos Registros, com as respostas dadas durante a roda de conversa.
  • Utilize cartolina, canetinhas coloridas e régua para a construção do mural. Permita que os alunos escrevam as suas respostas livremente e incentive-os a criarem o mural com a ajuda dos colegas.
  • Coloque o mural em um lugar visível para os alunos, para quando quiserem retomar as correspondências estudadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar com as regras de correspondência fonema-grafema regulares e irregulares, por meio de palavras de uso frequente no contexto escolar e de outras palavras vistas no cotidiano.

Materiais necessários: Quadro, pincel, folhas de papel, lápis, borracha, cartolina, régua, canetinhas coloridas.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades com o reconhecimento, a escrita e a correção das palavras com correspondências irregulares presentes nas listas.

Referências sobre o assunto: MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia, 3º edição. Editora Autêntica: 2007.

NOVA ESCOLA. A hora de ensinar ortografia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/325/a-hora-de-ensinar-ortografia. Acesso em 05 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula relembrando com os alunos as correspondências regulares e irregulares que serão trabalhadas nesta aula: “s” com som de /z/; “x” com som de /z/; “ch” com som de /x/; “j” e “g” com som de /j/; “n” e “m” como sons nasais.
  • Em seguida, escreva, no quadro, duas frases que apresentam palavras com as correspondências estudadas. As frases serão:
  • A lapiseira branca e o crachá, que usei no exame da escola, estão no estojo da minha irmã.
  • A tarefa sobre divisão está na agenda laranja e, usei como exemplo, o exercício que escrevi no fichário.
  • Pergunte para os alunos:
  • As frases apresentam palavras com correspondências regulares e irregulares?
  • Que palavras são essas?
  • Quais correspondências regulares e irregulares podem ser encontradas nestas palavras?
  • Vamos organizá-las conforme cada regularidade?
  • Organize cinco colunas no quadro, relacionadas a cada correspondência.
  • Peça que os alunos digam quais palavras devem ficar em cada coluna e escreva-as, conforme a indicação deles.
  • Faça alguns levantamentos:
  • Por que essa palavra deve ficar nessa coluna?
  • Vamos apontar a correspondência presente nas palavras e explicá-las?
  • Corrija a organização das palavras nas colunas, de acordo com as respostas dos alunos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em dois grandes grupos. Conte para eles os fatos da seguinte narrativa:
  • Bernardo e Laura trabalham em uma escola. Bernardo trabalha na cantina e Laura, na secretaria. Eles precisam fazer compras para os seus ambientes de trabalho, além de listar as atividades da semana, no entanto, primeiro, eles precisam organizar suas ideias. Para isso, fizeram listas.
  • Entregue uma folha de papel para cada grupo e elenque quem ficará com a história de Bernardo e quem ficará com a história de Laura. Explique que, a partir da narrativa, será feito um jogo de escrita das palavras. Ganha quem escrever mais palavras corretamente.
  • Peça que os alunos escrevam listas com objetos e ações, conforme a história do personagem. Ressalte que os grupos devem usar palavras que tenham as correspondências regulares e irregulares estudadas. Possíveis palavras para a lista do primeiro personagem são: canja, chiclete, sanduíche, salsicha, laranja, morango, vender, temperar, mexer. Para o segundo personagem, as seguintes palavras podem surgir: agenda, borracha, grampo, aviso, lapiseira, grampear, atender, revisar, exemplificar, identificar, avisar, comparar, registrar.
  • Lembre aos alunos que o tempo do jogo será de 20 minutos. Para a escrita das palavras, os alunos terão 10 minutos.
  • Quando os grupos concluírem as palavras, peça que eles troquem as listas e corrijam as palavras escritas pelo outro grupo, no tempo de 10 minutos.
  • Após o fim da correção feita pelos grupos, escreva as listas no quadro e faça, junto com os alunos, a correção das palavras.
  • Durante a correção, faça o levantamento dos acertos dos grupos no quadro.
  • Para finalizar a atividade, estabeleça uma conversa informal com os alunos:
  • Como os grupos escolheram as palavras utilizadas em cada lista?
  • Quais foram as dificuldades?
  • Como os grupos lembraram das correspondências de cada palavra?
  • Como foi a correção das listas do outro grupo? O que foi percebido?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Forme uma grande roda com os alunos e pergunte para eles sobre o que foi aprendido na aula:
  • O que aprendemos hoje?
  • De que forma podemos perceber as correspondências regulares e irregulares estudadas?
  • Quais correspondências vocês consideraram mais difíceis de compreender? Por quê?
  • Junto com os alunos, construa um Mural dos Registros, com as respostas dadas durante a roda de conversa.
  • Utilize cartolina, canetinhas coloridas e régua para a construção do mural. Permita que os alunos escrevam as suas respostas livremente e incentive-os a criarem o mural com a ajuda dos colegas.
  • Coloque o mural em um lugar visível para os alunos, para quando quiserem retomar as correspondências estudadas.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP01 da BNCC

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano