Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar com as regras de correspondência fonema-grafema regulares e irregulares, por meio de palavras de uso frequente no contexto escolar e de outras palavras vistas no cotidiano.
Materiais necessários: Quadro, pincel, folhas de papel, lápis, borracha, cartolina, régua, canetinhas coloridas.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades com o reconhecimento, a escrita e a correção das palavras com correspondências irregulares presentes nas listas.
Referências sobre o assunto: MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia, 3º edição. Editora Autêntica: 2007.
NOVA ESCOLA. A hora de ensinar ortografia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/325/a-hora-de-ensinar-ortografia. Acesso em 05 de julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Inicie a aula relembrando com os alunos as correspondências regulares e irregulares que serão trabalhadas nesta aula: “s” com som de /z/; “x” com som de /z/; “ch” com som de /x/; “j” e “g” com som de /j/; “n” e “m” como sons nasais.
- Em seguida, escreva, no quadro, duas frases que apresentam palavras com as correspondências estudadas. As frases serão:
- A lapiseira branca e o crachá, que usei no exame da escola, estão no estojo da minha irmã.
- A tarefa sobre divisão está na agenda laranja e, usei como exemplo, o exercício que escrevi no fichário.
- Pergunte para os alunos:
- As frases apresentam palavras com correspondências regulares e irregulares?
- Que palavras são essas?
- Quais correspondências regulares e irregulares podem ser encontradas nestas palavras?
- Vamos organizá-las conforme cada regularidade?
- Organize cinco colunas no quadro, relacionadas a cada correspondência.
- Peça que os alunos digam quais palavras devem ficar em cada coluna e escreva-as, conforme a indicação deles.
- Faça alguns levantamentos:
- Por que essa palavra deve ficar nessa coluna?
- Vamos apontar a correspondência presente nas palavras e explicá-las?
- Corrija a organização das palavras nas colunas, de acordo com as respostas dos alunos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Divida os alunos em dois grandes grupos. Conte para eles os fatos da seguinte narrativa:
- Bernardo e Laura trabalham em uma escola. Bernardo trabalha na cantina e Laura, na secretaria. Eles precisam fazer compras para os seus ambientes de trabalho, além de listar as atividades da semana, no entanto, primeiro, eles precisam organizar suas ideias. Para isso, fizeram listas.
- Entregue uma folha de papel para cada grupo e elenque quem ficará com a história de Bernardo e quem ficará com a história de Laura. Explique que, a partir da narrativa, será feito um jogo de escrita das palavras. Ganha quem escrever mais palavras corretamente.
- Peça que os alunos escrevam listas com objetos e ações, conforme a história do personagem. Ressalte que os grupos devem usar palavras que tenham as correspondências regulares e irregulares estudadas. Possíveis palavras para a lista do primeiro personagem são: canja, chiclete, sanduíche, salsicha, laranja, morango, vender, temperar, mexer. Para o segundo personagem, as seguintes palavras podem surgir: agenda, borracha, grampo, aviso, lapiseira, grampear, atender, revisar, exemplificar, identificar, avisar, comparar, registrar.
- Lembre aos alunos que o tempo do jogo será de 20 minutos. Para a escrita das palavras, os alunos terão 10 minutos.
- Quando os grupos concluírem as palavras, peça que eles troquem as listas e corrijam as palavras escritas pelo outro grupo, no tempo de 10 minutos.
- Após o fim da correção feita pelos grupos, escreva as listas no quadro e faça, junto com os alunos, a correção das palavras.
- Durante a correção, faça o levantamento dos acertos dos grupos no quadro.
- Para finalizar a atividade, estabeleça uma conversa informal com os alunos:
- Como os grupos escolheram as palavras utilizadas em cada lista?
- Quais foram as dificuldades?
- Como os grupos lembraram das correspondências de cada palavra?
- Como foi a correção das listas do outro grupo? O que foi percebido?
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Forme uma grande roda com os alunos e pergunte para eles sobre o que foi aprendido na aula:
- O que aprendemos hoje?
- De que forma podemos perceber as correspondências regulares e irregulares estudadas?
- Quais correspondências vocês consideraram mais difíceis de compreender? Por quê?
- Junto com os alunos, construa um Mural dos Registros, com as respostas dadas durante a roda de conversa.
- Utilize cartolina, canetinhas coloridas e régua para a construção do mural. Permita que os alunos escrevam as suas respostas livremente e incentive-os a criarem o mural com a ajuda dos colegas.
- Coloque o mural em um lugar visível para os alunos, para quando quiserem retomar as correspondências estudadas.