Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciane Vilain
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Identificação de letras iniciais das palavras com base em imagens e na pauta sonora
Finalidades da aula: Associar o nome dos produtos às respectivas imagens. Identificar a letra inicial de cada palavra com base na pauta sonora.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos da lista de compras.
Materiais necessários: Tabloides de supermercado e rótulos trazidos de casa pelos alunos e cartazes com a lista de compras de A a Z a ser preenchida.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.
Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro) possivelmente terão dificuldade em reconhecer as letras do alfabeto, em nomear as letras e saber qual é a letra inicial do nome dos produtos, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.
Referências sobre o assunto:
- Livro Sistema de escrita alfabética, de Artur Gomes de Morais.
- Livro Reflexões sobre alfabetização, de Emilia Ferreiro.
Código: LPO1_10ATS02
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes