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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Identificação de letras iniciais das palavras com base em imagens e na pauta sonora

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre associar o nome dos produtos às respectivas imagens. Identificar a letra inicial de cada palavra com base na pauta sonora.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Rolim De Moura Vilain

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciane Vilain
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Identificação de letras iniciais das palavras com base em imagens e na pauta sonora

Finalidades da aula: Associar o nome dos produtos às respectivas imagens. Identificar a letra inicial de cada palavra com base na pauta sonora.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos da lista de compras.

 

Materiais necessários: Tabloides de supermercado e rótulos trazidos de casa pelos alunos e cartazes com a lista de compras de A a Z a ser preenchida.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.

Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro) possivelmente terão dificuldade em reconhecer as letras do alfabeto, em nomear as letras e saber qual é a letra inicial do nome dos produtos, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.

Referências sobre o assunto:

- Livro Sistema de escrita alfabética, de Artur Gomes de Morais.
- Livro Reflexões sobre alfabetização, de Emilia Ferreiro.


Código: LPO1_10ATS02

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


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