13748
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Identificação de letras iniciais das palavras com base em imagens e na pauta sonora

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre associar o nome dos produtos às respectivas imagens. Identificar a letra inicial de cada palavra com base na pauta sonora.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Rolim De Moura Vilain

Sugestão de adaptação para ensino remoto

(Esta adaptação refere-se às aulas 1 e 2 de um conjunto de três planos sobre a construção do sistema alfabético, com a finalidade de identificar e comparar os fonemas iniciais de nomes de produtos, associando-os às respectivas letras.)

Recursos indicados
- Necessários: Whatsapp ou e-mail para envio de orientações e devolutivas; textos do plano (disponíveis aqui); canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.

Introdução
Faça as perguntas iniciais para seus alunos, através de uma videoaula ou videochamada:
- Quem já foi ao supermercado ou à feira?
- Quem nunca fez uma lista de compras?

Desenvolvimento

Após as perguntas iniciais, oriente-os a organizarem uma lista de compras relacionadas aos produtos que têm em casa. Destaque que será uma lista de ‘A a Z’, ou seja, com as letras do alfabeto: com a permissão e o auxílio da família, num espaço designado para isso (mesa ou balcão da cozinha, por exemplo), procure produtos que possam completar a “lista de compras”, organizando-os em ordem alfabética. Será melhor se a embalagem estiver fechada; se estiver aberta, peça para tomarem o devido cuidado. Oriente-os:
- Que tal começar com a letra A?
- Uma dica: é um alimento que combina com feijão e que provavelmente há em todas as casas (arroz).

Diga que um cuidado que devem ter é não confundir o nome do produto com a marca. Para isso, é importante que alguém da família esteja acompanhando a atividade, para fazer a devida interferência. O objetivo é que consigam organizar uma lista de compras com todas as letras do alfabeto, associando o produto com a letra inicial e o fonema.

Caso os alunos não tenham muitos produtos no momento da atividade, podem recortar figuras ou desenhar. Eles devem anotar quais letras não foram contempladas com produtos em casa. Com a atividade feita, eles devem tirar uma foto para compartilhar no grupo de Whatsapp.

Fechamento
Com horário agendado previamente, faça uma videochamada para conversar sobre o que os alunos acharam da atividade, se há produtos iguais que iniciam com a mesma letra em todas as casas e quais são os diferentes.

Essa será uma oportunidade de mostrar que há produtos diferentes que iniciam com a mesma letra e fonema. Por fim, veja quais são as letras que não contemplaram nenhum produto. Se for necessário, apresente uma lista sugerida no plano original (disponível aqui) ou prepare-se antecipadamente com imagens dos produtos que iniciam com H, N, W, Y, Z e K - por serem mais limitados.

Se achar conveniente para a turma, encaminhe uma atividade para registro, por WhatsApp, e-mail ou impressa, que visa completar a letra inicial de alguns produtos (disponível aqui).

Convite às famílias
Os familiares podem conseguir alguns folhetos e tabloides para mostrar à criança e utilizar as figuras para completar a lista, caso ainda faltem produtos. Além de promover a compreensão desses textos, estarão incentivando a leitura de mundo.

Outra colaboração possível é auxiliar na organização dos produtos, escrevendo as letras do alfabeto em folhas e conversando com a criança para, no final da atividade, ela ter a responsabilidade de colocar cada item no devido lugar.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO1_10ATS02

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas