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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Ortografia: Correspondências regulares e irregulares

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre ortografia

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rayssa Araújo Hitzschky

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar com as regras de correspondência fonema-grafema regulares e irregulares, por meio de palavras de uso frequente no contexto escolar e de outras palavras vistas no cotidiano.

Materiais necessários: Quadro, pincel, pedaços de papel retangulares, lápis, borracha, cola, cartolina, folhas de ofício coloridas, dicionários, canetinhas coloridas, régua, imagens, pedaços de papel e caixa.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades relacionadas à escrita das palavras, em suas relações fonema-grafema regulares, mas, especialmente, nas irregulares. Para isso, oriente os alunos para a percepção do som das palavras, observando se há ou não correspondência com a escrita.

Referências sobre o assunto: MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia, 3º edição. Editora Autêntica: 2007.

NOVA ESCOLA. A hora de ensinar ortografia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/325/a-hora-de-ensinar-ortografia. Acesso em 05 de julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula escrevendo no quadro 5 grupos de palavras que tenham as 5 correspondências fonema/grafema regulares e irregulares trabalhadas na aula anterior (“s” com som de /z/; “x” com som de /z/; “ch” com som de /x/; “j” e “g” com som de /j/; “n” e “m” como sinal de nasalização). Escreva cada grupo de palavras em separado.
  • Organize os grupos com base em cada regularidade:
  • O primeiro grupo de palavras tratará do "S" com som de /z/. As palavras serão: LAPISEIRA - LOUSA - DIVISÃO - FRASE - TESOURA.
  • O segundo grupo de palavras tratará do "X" com som de /z/. As palavras serão: EXEMPLO - EXEMPLIFICAR.
  • O terceiro grupo de palavras tratará do "CH" com som de /x/ (palavras que usam "X" e palavras que usam "CH"). As palavras serão: CAIXA - LIXEIRA - LANCHE - FICHÁRIO - BORRACHA - LANCHEIRA.
  • O quarto grupo de palavras tratará do "J" e "G" com som de /j/. As palavras serão: ESTOJO - AGENDA - RELÓGIO - COLÉGIO - GINÁSIO.
  • O quinto grupo de palavras tratará do "N" e "M" com sinal de nasalização (ao final da sílaba). As palavras serão: PINCEL - COMPASSO - IDENTIFICAR - BRINQUEDO - GRAMPEADOR.
  • Faça algumas perguntas para os alunos sobre o primeiro grupo de palavras, que corresponde ao uso do "S" com som de /z/:
  • O que podemos observar nesse grupo de palavras?
  • Qual letra aparece com frequência neste grupo?
  • Existe algum padrão que se repete em algumas palavras do grupo?
  • O que vocês observaram sobre o uso do "S" neste grupo de palavras?
  • Discuta com os alunos os levantamentos feitos por eles e escreva no quadro as observações.
  • Após o levantamento de todos os grupos de palavras, construa, com os alunos, uma lista de registros sobre cada grupo, a partir das observações no quadro.
  • Distribua para os alunos pedaços de papel retangulares e peça que eles anotem nestes papéis as principais conclusões sobre a escrita dos grupos de palavras.
  • Convide os alunos para colarem os papéis em um grande mural chamado Mural da Ortografia.
  • Exponha o mural na sala de aula, em um local visível para os alunos.

Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Apresente para os alunos o segundo grupo de palavras, que corresponde ao uso do "X" com som de /z/.
  • Faça perguntas como:
  • O que podemos observar nesse grupo de palavras?
  • Qual letra aparece com frequência neste grupo?
  • Existe algum padrão que se repete em algumas palavras do grupo?
  • O que vocês observaram sobre o uso do "X" neste grupo de palavras?

Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Apresente para os alunos o terceiro grupo de palavras, que corresponde ao uso do "CH" com som de /x/ (palavras que usam "X" e palavras que usam "CH").
  • Faça perguntas como:
  • O que podemos observar nesse grupo de palavras?
  • Quais letras aparecem com frequência neste grupo?
  • Existe algum padrão que se repete em algumas palavras do grupo?
  • O que vocês observaram sobre o uso do "X" e do "CH" neste grupo de palavras?

Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.

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Tempo sugerido:

Orientações:

  • Apresente para os alunos o quarto grupo de palavras, que corresponde ao uso do "J" e "G" com som de /j/.
  • Faça perguntas como:
  • O que podemos observar nesse grupo de palavras?
  • Quais letras aparecem com frequência neste grupo?
  • Existe algum padrão que se repete em algumas palavras do grupo?
  • O que vocês observaram sobre o uso do "J" e do "G" neste grupo de palavras?

Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.

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Tempo sugerido:

Orientações:

  • Apresente para os alunos o quinto grupo de palavras, que corresponde ao uso do "N" e "M" como sinal de nasalização (no final da sílaba).
  • Faça perguntas como:
  • O que podemos observar nesse grupo de palavras?
  • Quais letras aparecem com frequência neste grupo?
  • Existe algum padrão que se repete em algumas palavras do grupo?
  • O que vocês observaram sobre o uso do "N" e "M" neste grupo de palavras?
  • E sobre o uso do "M" antes de "P" e "B"?

Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.

Desenvolvimento select-down

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em cinco grupos e peça que os grupos de alunos desenvolvam glossários colaborativos compostos por objetos e ações observáveis no cotidiano escolar. Cada glossário será composto por 8 palavras. As palavras serão: resumir, examinar, lancheira, crachá, análise, agendar, compasso, identificar.
  • Fale para os grupos que eles produzirão os glossários com uso do dicionário, em folhas coloridas. Lembre que as palavras serão ditas oralmente e eles deverão anotá-las para a busca no dicionário.
  • Explique para os alunos que eles devem, primeiramente, anotar a palavra na primeira coluna do glossário, à esquerda. Em seguida, eles devem procurar a palavra escolhida no dicionário e anotar o seu significado, como se apresenta no dicionário, na segunda coluna, a do meio. Na terceira coluna, à direita, os alunos devem formular o significado com as suas próprias palavras, tendo por base as informações do dicionário e as discussões em grupo.
  • Caso julgue necessário, explique ou relembre para os alunos como se dá a busca de palavras no dicionário.
  • Com o fim da atividade, convide os grupos de alunos para socializarem os seus glossários.
  • Após a apresentação, levante algumas perguntas:
  • Como foi o trabalho com o dicionário? Quais foram as maiores dificuldades?
  • Os grupos já conheciam o significado das palavras presentes no glossário?
  • Escute os apontamentos dos alunos e levante outros:
  • Quais palavras foram mais difíceis de achar no dicionário?
  • O que os grupos observaram, durante a busca no dicionário, sobre a forma como a palavra é falada e na forma como ela é escrita?
  • Crie, no quadro, tópicos com palavras-chave correspondentes às respostas dos alunos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Após a finalização dos glossários colaborativos, proponha o jogo Memória ortográfica.
  • Divida os alunos em quatro grupos e enumere-os de 1 a 4.
  • Explique como se dará a dinâmica do jogo: a cada rodada serão sorteadas imagens de uma caixa. Cada grupo terá que escrever qual é a palavra em pedaços de papel, que estarão numerados em tópicos de 1 a 13. Cada palavra deverá ser escrita conforme as regras ortográficas trabalhadas e de acordo com a ordem do sorteio. Ganhará o jogo o grupo que acertar o maior número de palavras.
  • Ressalte que, primeiramente, eles deverão falar em voz alta qual é a palavra da imagem. Diga que você confirmará qual é a palavra e, só em seguida, os grupos devem começar a escrever. O tempo de escrita é de 30 segundos.
  • Após o fim do sorteio, peça que os grupos falem individualmente, em voz alta, a escrita de cada palavra. Anote no quadro a palavra e corrija com a turma a escrita de cada uma delas.
  • Pontue o score de cada grupo no quadro.
  • As palavras serão: casa, cachorro, chocolate, laranja, expansão, relógio, compasso, xadrez, berinjela, peixe, melancia, abacaxi, cereja. Caso julgue necessário, as imagens estão disponíveis em material complementar.
  • Conclua a aula pedindo que os alunos falem quais foram as maiores dificuldades percebidas por eles com o estudo das correspondências regulares e irregulares e de que forma foi possível percebê-las dentro das palavras.
  • Anote as observações dos alunos no quadro.

Material complementar: As imagens para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Essa atividade será realizada por meio do jogo Memória ortográfica, que trabalha a associação entre imagens e a escrita das palavras representadas por cada figura. As imagens e as palavras usadas para o jogo estão disponíveis em material complementar.

Material complementar: As imagens e as palavras para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.

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Tempo sugerido:

Orientações: Essa atividade será realizada por meio do jogo Memória ortográfica, que trabalha a associação entre imagens e a escrita das palavras representadas por cada figura. As imagens e as palavras usadas para o jogo estão disponíveis em material complementar.

Material complementar: As imagens e as palavras para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.

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Tempo sugerido:

Orientações: Essa atividade será realizada por meio do jogo Memória ortográfica, que trabalha a associação entre imagens e a escrita das palavras representadas por cada figura. As imagens e as palavras usadas para o jogo estão disponíveis em material complementar.

Material complementar: As imagens e as palavras para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.

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Tempo sugerido:

Orientações: Essa atividade será realizada por meio do jogo Memória ortográfica, que trabalha a associação entre imagens e a escrita das palavras representadas por cada figura. As imagens e as palavras usadas para o jogo estão disponíveis em material complementar.

Material complementar: As imagens e as palavras para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar com as regras de correspondência fonema-grafema regulares e irregulares, por meio de palavras de uso frequente no contexto escolar e de outras palavras vistas no cotidiano.

Materiais necessários: Quadro, pincel, pedaços de papel retangulares, lápis, borracha, cola, cartolina, folhas de ofício coloridas, dicionários, canetinhas coloridas, régua, imagens, pedaços de papel e caixa.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades relacionadas à escrita das palavras, em suas relações fonema-grafema regulares, mas, especialmente, nas irregulares. Para isso, oriente os alunos para a percepção do som das palavras, observando se há ou não correspondência com a escrita.

Referências sobre o assunto: MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia, 3º edição. Editora Autêntica: 2007.

NOVA ESCOLA. A hora de ensinar ortografia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/325/a-hora-de-ensinar-ortografia. Acesso em 05 de julho de 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula escrevendo no quadro 5 grupos de palavras que tenham as 5 correspondências fonema/grafema regulares e irregulares trabalhadas na aula anterior (“s” com som de /z/; “x” com som de /z/; “ch” com som de /x/; “j” e “g” com som de /j/; “n” e “m” como sinal de nasalização). Escreva cada grupo de palavras em separado.
  • Organize os grupos com base em cada regularidade:
  • O primeiro grupo de palavras tratará do "S" com som de /z/. As palavras serão: LAPISEIRA - LOUSA - DIVISÃO - FRASE - TESOURA.
  • O segundo grupo de palavras tratará do "X" com som de /z/. As palavras serão: EXEMPLO - EXEMPLIFICAR.
  • O terceiro grupo de palavras tratará do "CH" com som de /x/ (palavras que usam "X" e palavras que usam "CH"). As palavras serão: CAIXA - LIXEIRA - LANCHE - FICHÁRIO - BORRACHA - LANCHEIRA.
  • O quarto grupo de palavras tratará do "J" e "G" com som de /j/. As palavras serão: ESTOJO - AGENDA - RELÓGIO - COLÉGIO - GINÁSIO.
  • O quinto grupo de palavras tratará do "N" e "M" com sinal de nasalização (ao final da sílaba). As palavras serão: PINCEL - COMPASSO - IDENTIFICAR - BRINQUEDO - GRAMPEADOR.
  • Faça algumas perguntas para os alunos sobre o primeiro grupo de palavras, que corresponde ao uso do "S" com som de /z/:
  • O que podemos observar nesse grupo de palavras?
  • Qual letra aparece com frequência neste grupo?
  • Existe algum padrão que se repete em algumas palavras do grupo?
  • O que vocês observaram sobre o uso do "S" neste grupo de palavras?
  • Discuta com os alunos os levantamentos feitos por eles e escreva no quadro as observações.
  • Após o levantamento de todos os grupos de palavras, construa, com os alunos, uma lista de registros sobre cada grupo, a partir das observações no quadro.
  • Distribua para os alunos pedaços de papel retangulares e peça que eles anotem nestes papéis as principais conclusões sobre a escrita dos grupos de palavras.
  • Convide os alunos para colarem os papéis em um grande mural chamado Mural da Ortografia.
  • Exponha o mural na sala de aula, em um local visível para os alunos.

Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.

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Tempo sugerido:

Orientações:

  • Apresente para os alunos o segundo grupo de palavras, que corresponde ao uso do "X" com som de /z/.
  • Faça perguntas como:
  • O que podemos observar nesse grupo de palavras?
  • Qual letra aparece com frequência neste grupo?
  • Existe algum padrão que se repete em algumas palavras do grupo?
  • O que vocês observaram sobre o uso do "X" neste grupo de palavras?

Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.

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Tempo sugerido:

Orientações:

  • Apresente para os alunos o terceiro grupo de palavras, que corresponde ao uso do "CH" com som de /x/ (palavras que usam "X" e palavras que usam "CH").
  • Faça perguntas como:
  • O que podemos observar nesse grupo de palavras?
  • Quais letras aparecem com frequência neste grupo?
  • Existe algum padrão que se repete em algumas palavras do grupo?
  • O que vocês observaram sobre o uso do "X" e do "CH" neste grupo de palavras?

Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.

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Tempo sugerido:

Orientações:

  • Apresente para os alunos o quarto grupo de palavras, que corresponde ao uso do "J" e "G" com som de /j/.
  • Faça perguntas como:
  • O que podemos observar nesse grupo de palavras?
  • Quais letras aparecem com frequência neste grupo?
  • Existe algum padrão que se repete em algumas palavras do grupo?
  • O que vocês observaram sobre o uso do "J" e do "G" neste grupo de palavras?

Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.

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Tempo sugerido:

Orientações:

  • Apresente para os alunos o quinto grupo de palavras, que corresponde ao uso do "N" e "M" como sinal de nasalização (no final da sílaba).
  • Faça perguntas como:
  • O que podemos observar nesse grupo de palavras?
  • Quais letras aparecem com frequência neste grupo?
  • Existe algum padrão que se repete em algumas palavras do grupo?
  • O que vocês observaram sobre o uso do "N" e "M" neste grupo de palavras?
  • E sobre o uso do "M" antes de "P" e "B"?

Materiais complementares: Caso julgue necessário, as regras das correspondências regulares e irregulares estudadas nesta aula, com outros exemplos de palavras, estão disponíveis neste link.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Divida os alunos em cinco grupos e peça que os grupos de alunos desenvolvam glossários colaborativos compostos por objetos e ações observáveis no cotidiano escolar. Cada glossário será composto por 8 palavras. As palavras serão: resumir, examinar, lancheira, crachá, análise, agendar, compasso, identificar.
  • Fale para os grupos que eles produzirão os glossários com uso do dicionário, em folhas coloridas. Lembre que as palavras serão ditas oralmente e eles deverão anotá-las para a busca no dicionário.
  • Explique para os alunos que eles devem, primeiramente, anotar a palavra na primeira coluna do glossário, à esquerda. Em seguida, eles devem procurar a palavra escolhida no dicionário e anotar o seu significado, como se apresenta no dicionário, na segunda coluna, a do meio. Na terceira coluna, à direita, os alunos devem formular o significado com as suas próprias palavras, tendo por base as informações do dicionário e as discussões em grupo.
  • Caso julgue necessário, explique ou relembre para os alunos como se dá a busca de palavras no dicionário.
  • Com o fim da atividade, convide os grupos de alunos para socializarem os seus glossários.
  • Após a apresentação, levante algumas perguntas:
  • Como foi o trabalho com o dicionário? Quais foram as maiores dificuldades?
  • Os grupos já conheciam o significado das palavras presentes no glossário?
  • Escute os apontamentos dos alunos e levante outros:
  • Quais palavras foram mais difíceis de achar no dicionário?
  • O que os grupos observaram, durante a busca no dicionário, sobre a forma como a palavra é falada e na forma como ela é escrita?
  • Crie, no quadro, tópicos com palavras-chave correspondentes às respostas dos alunos.
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Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Após a finalização dos glossários colaborativos, proponha o jogo Memória ortográfica.
  • Divida os alunos em quatro grupos e enumere-os de 1 a 4.
  • Explique como se dará a dinâmica do jogo: a cada rodada serão sorteadas imagens de uma caixa. Cada grupo terá que escrever qual é a palavra em pedaços de papel, que estarão numerados em tópicos de 1 a 13. Cada palavra deverá ser escrita conforme as regras ortográficas trabalhadas e de acordo com a ordem do sorteio. Ganhará o jogo o grupo que acertar o maior número de palavras.
  • Ressalte que, primeiramente, eles deverão falar em voz alta qual é a palavra da imagem. Diga que você confirmará qual é a palavra e, só em seguida, os grupos devem começar a escrever. O tempo de escrita é de 30 segundos.
  • Após o fim do sorteio, peça que os grupos falem individualmente, em voz alta, a escrita de cada palavra. Anote no quadro a palavra e corrija com a turma a escrita de cada uma delas.
  • Pontue o score de cada grupo no quadro.
  • As palavras serão: casa, cachorro, chocolate, laranja, expansão, relógio, compasso, xadrez, berinjela, peixe, melancia, abacaxi, cereja. Caso julgue necessário, as imagens estão disponíveis em material complementar.
  • Conclua a aula pedindo que os alunos falem quais foram as maiores dificuldades percebidas por eles com o estudo das correspondências regulares e irregulares e de que forma foi possível percebê-las dentro das palavras.
  • Anote as observações dos alunos no quadro.

Material complementar: As imagens para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.

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Orientações: Essa atividade será realizada por meio do jogo Memória ortográfica, que trabalha a associação entre imagens e a escrita das palavras representadas por cada figura. As imagens e as palavras usadas para o jogo estão disponíveis em material complementar.

Material complementar: As imagens e as palavras para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.

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Orientações: Essa atividade será realizada por meio do jogo Memória ortográfica, que trabalha a associação entre imagens e a escrita das palavras representadas por cada figura. As imagens e as palavras usadas para o jogo estão disponíveis em material complementar.

Material complementar: As imagens e as palavras para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.

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Orientações: Essa atividade será realizada por meio do jogo Memória ortográfica, que trabalha a associação entre imagens e a escrita das palavras representadas por cada figura. As imagens e as palavras usadas para o jogo estão disponíveis em material complementar.

Material complementar: As imagens e as palavras para o jogo Memória ortográfica estão disponíveis neste link.

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Orientações: Essa atividade será realizada por meio do jogo Memória ortográfica, que trabalha a associação entre imagens e a escrita das palavras representadas por cada figura. As imagens e as palavras usadas para o jogo estão disponíveis em material complementar.

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