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Plano de aula - Bingo das sílabas

POR: Claudia Novais Lima 25/11/2018
Código: LPO1_08ATS03

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Materiais necessários: Piloto ou giz para quadro, saco plástico para colocar as fichas com as palavras do bingo, cartelas do bingo e das regras do jogo impressas, atividade impressa.

Dificuldades antecipadas: As crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem confundir a quantidade de letras de uma palavra com a quantidade de sílabas da mesma, pois aqueles que estão nas hipóteses SSV e SCV ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavras TOMATE escrever TAE, pois não percebe que para formar a sílaba TO é necessário a consoante (T) + a vogal (O), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra, portanto, é importante refletir sobre a quantidade de sílabas e de letras, mostrando que, via de regra, temos mais letras do que sílabas nas palavras.

Referências sobre o assunto:

Descobrindo a gramática: nova proposta. Gilio Giacomozzi, Gildete Valério, Geonice Valério. FTD, 2006.

https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono5.php Acesso em 27 de setembro de 2018.

Letramento e alfabetização: http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=5707-escola-ativa-alfabetizacao1educador&Itemid=30192 Acesso em 26 de setembro de 2018.

MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

BRANDÃO, Seal, A. C. P. A; Ferreira, A. T. B.; Albuquerque, E. B. C. de; Leal, T. F. (orgs.). Jogos de alfabetização. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009.

KATO;A.MARY; No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística.Ed.Ática, São Paulo,1998.

https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 05 de setembro de 2018.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para as crianças. Diga que nesta aula vocês irão participar do jogo bingo das sílabas.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • A finalidade desta aula é desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração e identificação dos sons das sílabas iniciais de diferentes palavras na cartela de bingo. Em seguida, completar palavras lacunadas com as sílabas iniciais, mediais e finais que estão faltando em algumas palavras trabalhadas durante a aula.
  • Professor, antes de iniciar a aula retome com as crianças as aprendizagens das aulas passadas. Lembre o aprendizado sobre sílaba: Som que sai da nossa boca de uma única vez quando pronunciamos uma palavra. Exemplo: cho-co-la-te. Se desejar aprofundar mais no assunto leia o livro de KATO;A.MARY; No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística.Ed.Ática, São Paulo,1998, ou, se preferir acesse: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 05 de setembro de 2018.
  • Liste no quadro algumas palavras trabalhadas na aula anterior: café, tomate, fruta.
  • Pergunte:
  • Quantas sílabas tem a palavra café?
  • Quais são elas? Digam para mim.
  • Vocês saberiam me dizer outra palavra que tenha o mesmo som inicial de café? (casa, cadeado, cabra).
  • Tem outra palavra de duas sílabas listada no quadro?
  • Qual? Leiam suas sílabas para mim.
  • Qual a sílaba final dessa palavra?
  • Vocês saberiam me dizer outra palavra que tenha o mesmo som final da palavra fruta? (caneta, borboleta, bota)
  • Qual a sílaba medial(do meio) da palavra tomate? (ma)
  • Vocês saberiam me dizer outra palavra que tenha essa mesma sílaba no meio? (gemada, camada, tomada)
  • Explique às crianças que nesta aula elas irão participar do jogo bingo das sílabas. Esta atividade será realizada em duplas. Cada dupla deverá marcar na cartela do bingo as palavras que tiverem o mesmo som inicial das palavras “ditas” por você, em seguida, ler e completar palavras lacunadas, escrevendo nelas a sílaba que está faltando.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Professor, para esta atividade você precisará imprimir as cartelas do bingo e da regra do jogo, para cada dupla. Clique aqui para acessar o material para impressão.

Atenção, professor: nesta atividade iremos trabalhar com agrupamentos produtivos, porque as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.

  • Organize a turma em duplas segundo o nível de escrita de cada criança. Por exemplo: Crianças com escrita silábica sem valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional. Crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábico alfabética.
  • Entregue as cartelas com as regras do jogo para as duplas.
  • Leia para as crianças as regras do jogo e discuta com elas como o jogo funciona enquanto lê.

Segundo LEAL (orgs.) 2009, p. 31, o trabalho com bingo de sílabas, contribui para que a criança observe que a palavra é composta de sons equivalentes as sílabas e que estes sons podem se repetir em palavras diferentes. Essa é uma descoberta essencial no percurso de apropriação do SEA, uma vez que, para escrever, precisamos centrar a atenção nos segmentos sonoros.

  • Distribua as cartelas do bingo das sílabas.
  • Apresente para as crianças as fichas com as palavras dentro do saquinho e informe que você irá “gritar” cada palavra que for sorteada.
  • Inicie o jogo retirando de dentro do saquinho uma palavra e lendo em voz alta para toda a turma.
  • Releia a palavra e peça que as crianças marquem na cartela a figura que tem o mesmo mesmo som da sílaba inicial.
  • Dê um tempo para que as crianças comparem a palavra lida com as imagens e as palavras da sua cartela.
  • Sugira que as duplas conversem antes de marcar a palavra.

Segundo LEAL (orgs.) 2009, p. 31, o fato da cartela do bingo apresentar a figura e a palavra correspondente, contribui para que as crianças reflitam sobre os segmentos sonoros (silábicos) iniciais das palavras, como são também estimulados a refletir sobre a sua forma escrita.

  • Peça às crianças que digam outra palavra que tenha o mesmo som inicial da palavra lida.
  • Liste no quadro a palavra falada pelas crianças.
  • Proceda da mesma forma com as outras palavras sorteadas.
  • Continue o sorteio até que uma dupla “bingue”, ou seja, marque todas as palavras de sua cartela.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: No fechamento da aula as crianças deverão ler e completar palavras lacunadas, faltando sílabas iniciais, mediais e finais, preenchendo corretamente os espaços em branco, com a mediação do professor(a), quando necessário.

  • Após o jogo, convide as crianças para completarem algumas palavras que estão faltando sílabas .
  • Imprima e recorte as fichas que serão entregues, para cada criança das duplas.Clique aqui para ter acesso a atividade para impressão.
  • Distribua as fichas com as palavras lacunadas para cada criança da dupla. Convide as crianças a completarem as palavras com as sílabas que estão faltando.
  • Circule pela sala observando as discussões e estratégias utilizadas pelas duplas.
  • Proponha um tempo de 7 minutos para que as duplas resolvam as atividades propostas.
  • Depois do tempo proposto faça a correção coletiva da atividade no quadro.
  • Escreva as palavras lacunadas no quadro.
  • Pergunte:
  • Qual o nome do primeiro doce que aparece na lista? (bolo)
  • Qual o som inicial que pronunciamos ao falar esta palavra? (bo)
  • E o som final? (lo)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (2 sílabas)
  • Qual o pedaço que está faltando? (bo)
  • Com que letra começa essa sílaba? (b)
  • Com que letra termina? (o)
  • Complete a palavra com a sílaba que está faltando.
  • Pergunte:
  • Que doce é esse? (aponte para a imagem) (jujuba)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (3 sílabas)
  • Qual a sua sílaba inicial? (ju)
  • E a sílaba do meio? (ju)
  • Qual o som da sílaba final? (ba)
  • Qual a sílaba que está faltando? (ju)
  • Complete o espaço em branco com a sílaba medial desta palavra.
  • Pergunte:
  • Qual o nome desse doce? (aponte para a imagem) (chocolate)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (4 sílabas)
  • Vamos pronunciar lentamente esta palavra para perceber os sons que a formam? (cho-co-la-te)
  • Qual o som inicial desta palavra? (cho)
  • Antes da sílaba final, quais os sons que pronunciamos? (co-la)
  • E qual o som final desta palavra? (te)
  • Qual a sílaba que está faltando? (te)
  • Complete o espaço em branco com a sílaba final desta palavra.
  • Pergunte:
  • Qual o nome desse doce? (aponte para a imagem) (pirulito)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (4 sílabas)
  • Qual a sílaba inicial? (pi)
  • Quais sílabas estão no meio dessa palavra? (ru-li)
  • Qual a sílaba final? (to)
  • Qual a sílaba que está faltando? (pi)
  • Complete o espaço em branco com a sílaba final desta palavra.
  • Pergunte:
  • Que doce é esse? (aponte para a imagem) (sorvete)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (3 sílabas)
  • Qual a sua sílaba inicial? (sor)
  • E a sílaba do meio? (ve)
  • Qual o som da sílaba final? (te)
  • Qual a sílaba que está faltando? (ve)
  • Complete o espaço em branco com a sílaba medial desta palavra.
  • Pergunte:
  • Qual o nome desse doce? (aponte para a imagem) (brigadeiro)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (4 sílabas)
  • Vamos pronunciar lentamente esta palavra para perceber os sons que a formam? (bri-ga-dei-ro)
  • Qual o som inicial desta palavra? (bri)
  • Antes da sílaba final, quais os sons que pronunciamos? (ga-dei)
  • E qual o som final desta palavra? (ro)
  • Qual a sílaba que está faltando? (ro)
  • Complete o espaço em branco com a sílaba final desta palavra.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Materiais necessários: Piloto ou giz para quadro, saco plástico para colocar as fichas com as palavras do bingo, cartelas do bingo e das regras do jogo impressas, atividade impressa.

Dificuldades antecipadas: As crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem confundir a quantidade de letras de uma palavra com a quantidade de sílabas da mesma, pois aqueles que estão nas hipóteses SSV e SCV ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavras TOMATE escrever TAE, pois não percebe que para formar a sílaba TO é necessário a consoante (T) + a vogal (O), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra, portanto, é importante refletir sobre a quantidade de sílabas e de letras, mostrando que, via de regra, temos mais letras do que sílabas nas palavras.

Referências sobre o assunto:

Descobrindo a gramática: nova proposta. Gilio Giacomozzi, Gildete Valério, Geonice Valério. FTD, 2006.

https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono5.php Acesso em 27 de setembro de 2018.

Letramento e alfabetização: http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=5707-escola-ativa-alfabetizacao1educador&Itemid=30192 Acesso em 26 de setembro de 2018.

MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

BRANDÃO, Seal, A. C. P. A; Ferreira, A. T. B.; Albuquerque, E. B. C. de; Leal, T. F. (orgs.). Jogos de alfabetização. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009.

KATO;A.MARY; No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística.Ed.Ática, São Paulo,1998.

https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 05 de setembro de 2018.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para as crianças. Diga que nesta aula vocês irão participar do jogo bingo das sílabas.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • A finalidade desta aula é desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração e identificação dos sons das sílabas iniciais de diferentes palavras na cartela de bingo. Em seguida, completar palavras lacunadas com as sílabas iniciais, mediais e finais que estão faltando em algumas palavras trabalhadas durante a aula.
  • Professor, antes de iniciar a aula retome com as crianças as aprendizagens das aulas passadas. Lembre o aprendizado sobre sílaba: Som que sai da nossa boca de uma única vez quando pronunciamos uma palavra. Exemplo: cho-co-la-te. Se desejar aprofundar mais no assunto leia o livro de KATO;A.MARY; No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística.Ed.Ática, São Paulo,1998, ou, se preferir acesse: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 05 de setembro de 2018.
  • Liste no quadro algumas palavras trabalhadas na aula anterior: café, tomate, fruta.
  • Pergunte:
  • Quantas sílabas tem a palavra café?
  • Quais são elas? Digam para mim.
  • Vocês saberiam me dizer outra palavra que tenha o mesmo som inicial de café? (casa, cadeado, cabra).
  • Tem outra palavra de duas sílabas listada no quadro?
  • Qual? Leiam suas sílabas para mim.
  • Qual a sílaba final dessa palavra?
  • Vocês saberiam me dizer outra palavra que tenha o mesmo som final da palavra fruta? (caneta, borboleta, bota)
  • Qual a sílaba medial(do meio) da palavra tomate? (ma)
  • Vocês saberiam me dizer outra palavra que tenha essa mesma sílaba no meio? (gemada, camada, tomada)
  • Explique às crianças que nesta aula elas irão participar do jogo bingo das sílabas. Esta atividade será realizada em duplas. Cada dupla deverá marcar na cartela do bingo as palavras que tiverem o mesmo som inicial das palavras “ditas” por você, em seguida, ler e completar palavras lacunadas, escrevendo nelas a sílaba que está faltando.

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Professor, para esta atividade você precisará imprimir as cartelas do bingo e da regra do jogo, para cada dupla. Clique aqui para acessar o material para impressão.

Atenção, professor: nesta atividade iremos trabalhar com agrupamentos produtivos, porque as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.

  • Organize a turma em duplas segundo o nível de escrita de cada criança. Por exemplo: Crianças com escrita silábica sem valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional. Crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábico alfabética.
  • Entregue as cartelas com as regras do jogo para as duplas.
  • Leia para as crianças as regras do jogo e discuta com elas como o jogo funciona enquanto lê.

Segundo LEAL (orgs.) 2009, p. 31, o trabalho com bingo de sílabas, contribui para que a criança observe que a palavra é composta de sons equivalentes as sílabas e que estes sons podem se repetir em palavras diferentes. Essa é uma descoberta essencial no percurso de apropriação do SEA, uma vez que, para escrever, precisamos centrar a atenção nos segmentos sonoros.

  • Distribua as cartelas do bingo das sílabas.
  • Apresente para as crianças as fichas com as palavras dentro do saquinho e informe que você irá “gritar” cada palavra que for sorteada.
  • Inicie o jogo retirando de dentro do saquinho uma palavra e lendo em voz alta para toda a turma.
  • Releia a palavra e peça que as crianças marquem na cartela a figura que tem o mesmo mesmo som da sílaba inicial.
  • Dê um tempo para que as crianças comparem a palavra lida com as imagens e as palavras da sua cartela.
  • Sugira que as duplas conversem antes de marcar a palavra.

Segundo LEAL (orgs.) 2009, p. 31, o fato da cartela do bingo apresentar a figura e a palavra correspondente, contribui para que as crianças reflitam sobre os segmentos sonoros (silábicos) iniciais das palavras, como são também estimulados a refletir sobre a sua forma escrita.

  • Peça às crianças que digam outra palavra que tenha o mesmo som inicial da palavra lida.
  • Liste no quadro a palavra falada pelas crianças.
  • Proceda da mesma forma com as outras palavras sorteadas.
  • Continue o sorteio até que uma dupla “bingue”, ou seja, marque todas as palavras de sua cartela.

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: No fechamento da aula as crianças deverão ler e completar palavras lacunadas, faltando sílabas iniciais, mediais e finais, preenchendo corretamente os espaços em branco, com a mediação do professor(a), quando necessário.

  • Após o jogo, convide as crianças para completarem algumas palavras que estão faltando sílabas .
  • Imprima e recorte as fichas que serão entregues, para cada criança das duplas.Clique aqui para ter acesso a atividade para impressão.
  • Distribua as fichas com as palavras lacunadas para cada criança da dupla. Convide as crianças a completarem as palavras com as sílabas que estão faltando.
  • Circule pela sala observando as discussões e estratégias utilizadas pelas duplas.
  • Proponha um tempo de 7 minutos para que as duplas resolvam as atividades propostas.
  • Depois do tempo proposto faça a correção coletiva da atividade no quadro.
  • Escreva as palavras lacunadas no quadro.
  • Pergunte:
  • Qual o nome do primeiro doce que aparece na lista? (bolo)
  • Qual o som inicial que pronunciamos ao falar esta palavra? (bo)
  • E o som final? (lo)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (2 sílabas)
  • Qual o pedaço que está faltando? (bo)
  • Com que letra começa essa sílaba? (b)
  • Com que letra termina? (o)
  • Complete a palavra com a sílaba que está faltando.
  • Pergunte:
  • Que doce é esse? (aponte para a imagem) (jujuba)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (3 sílabas)
  • Qual a sua sílaba inicial? (ju)
  • E a sílaba do meio? (ju)
  • Qual o som da sílaba final? (ba)
  • Qual a sílaba que está faltando? (ju)
  • Complete o espaço em branco com a sílaba medial desta palavra.
  • Pergunte:
  • Qual o nome desse doce? (aponte para a imagem) (chocolate)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (4 sílabas)
  • Vamos pronunciar lentamente esta palavra para perceber os sons que a formam? (cho-co-la-te)
  • Qual o som inicial desta palavra? (cho)
  • Antes da sílaba final, quais os sons que pronunciamos? (co-la)
  • E qual o som final desta palavra? (te)
  • Qual a sílaba que está faltando? (te)
  • Complete o espaço em branco com a sílaba final desta palavra.
  • Pergunte:
  • Qual o nome desse doce? (aponte para a imagem) (pirulito)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (4 sílabas)
  • Qual a sílaba inicial? (pi)
  • Quais sílabas estão no meio dessa palavra? (ru-li)
  • Qual a sílaba final? (to)
  • Qual a sílaba que está faltando? (pi)
  • Complete o espaço em branco com a sílaba final desta palavra.
  • Pergunte:
  • Que doce é esse? (aponte para a imagem) (sorvete)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (3 sílabas)
  • Qual a sua sílaba inicial? (sor)
  • E a sílaba do meio? (ve)
  • Qual o som da sílaba final? (te)
  • Qual a sílaba que está faltando? (ve)
  • Complete o espaço em branco com a sílaba medial desta palavra.
  • Pergunte:
  • Qual o nome desse doce? (aponte para a imagem) (brigadeiro)
  • Quantas sílabas tem essa palavra? (4 sílabas)
  • Vamos pronunciar lentamente esta palavra para perceber os sons que a formam? (bri-ga-dei-ro)
  • Qual o som inicial desta palavra? (bri)
  • Antes da sílaba final, quais os sons que pronunciamos? (ga-dei)
  • E qual o som final desta palavra? (ro)
  • Qual a sílaba que está faltando? (ro)
  • Complete o espaço em branco com a sílaba final desta palavra.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Bingo das sílabas

Finalidade da aula: A finalidade desta aula é desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração e identificação dos sons das sílabas iniciais de diferentes palavras e da escrita das sílabas iniciais, mediais e finais em palavras lacunadas.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP06, EF01LP13

Sobre esta aula: esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

 

Materiais necessários: Piloto ou giz para  quadro, saco plástico para colocar as fichas com as palavras do bingo, cartelas do bingo e das regras do jogo impressas, atividade impressa.

 

Dificuldades antecipadas: As crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem confundir a quantidade de letras de uma palavra com a quantidade de sílabas da mesma, pois aqueles que estão nas hipóteses SSV e SCV ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavras TOMATE escrever TAE, pois não percebe que para formar a sílaba TO é necessário a consoante (T) + a vogal (O), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra, portanto, é importante refletir sobre a quantidade de sílabas e de letras, mostrando que, via de regra, temos mais letras do que sílabas nas palavras.

 

Referências sobre o assunto:

Descobrindo a gramática: nova proposta. Gilio Giacomozzi, Gildete Valério, Geonice Valério. FTD, 2006.

https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono5.php Acesso em 27 de setembro de 2018.

Letramento e alfabetização: http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=5707-escola-ativa-alfabetizacao1educador&Itemid=30192 Acesso em 26 de setembro de 2018.

MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

BRANDÃO, Seal, A. C. P. A; Ferreira, A. T. B.; Albuquerque, E. B. C. de; Leal, T. F. (orgs.). Jogos de alfabetização. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009.

KATO;A.MARY; No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística.Ed.Ática, São Paulo,1998.

https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 05 de setembro de 2018.


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