Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rayssa Hitzschky
Mentor: Eliana Alburquerque
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Ortografia: Correspondências regulares e irregulares
Finalidade da aula: Conhecer a grafia de palavras com correspondências regulares e irregulares, por meio de palavras de uso frequente no contexto escolar
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF05LP01
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar com as regras de correspondência fonema-grafema regulares e irregulares, por meio de palavras de uso frequente no contexto escolar e de outras palavras vistas no cotidiano.
Materiais necessários: Ditado de palavras, folhas de papel, lápis, borracha, quadro, pincel, cartolinas, régua, canetas coloridas, fichas com perguntas.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem demonstrar dificuldades com a escrita das palavras com correspondências regulares e irregulares ouvidas durante o ditado. As dúvidas podem surgir, ainda, em relação à organização do painel colaborativo, a partir da percepção do som e da escrita das palavras que apresentam as mesmas regularidades, como também na formulação das hipóteses.
Referências sobre o assunto: MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia, 3º edição. Editora Autêntica: 2007.
NOVA ESCOLA. A hora de ensinar ortografia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/325/a-hora-de-ensinar-ortografia. Acesso em 05 de julho de 2018.
Código: LPO5_03ATS01
(EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes