Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO5_03ATS01
Recursos indicados
- Necessários: Canais de comunicação como whatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e orientações para que os alunos tenham autonomia na realização da tarefa.
- Opcionais: Ferramentas de chamada de vídeo: whatsApp, google meet, hangout, zoom.
Introdução
Faça uma orientação por áudio, vídeo ou mensagem de texto e envie para os alunos explicando a atividade, garantindo clareza nas orientações e oferecendo condições para que os alunos possam realizar a tarefa com autonomia. Dispare a questão proposta no slide da introdução do plano de aula e solicite que os alunos escrevam uma lista de objetos e outra de ações que realizamos no contexto escolar. utilize as orientações da introdução do plano de aula. Oriente os alunos a pedirem ajuda dos familiares caso não se lembrem de muitos objetos e ações. Solicite que os alunos enviem a foto da lista pelo whatsApp.
Desenvolvimento
Diga aos alunos que agora você fará um ditado de objetos e ações do contexto escolar, a partir das listas que os alunos enviaram. Solicite que os alunos preparem papel e caneta para escrever. Em áudio ou vídeo, dite palavras como lousa, lapiseira, analisar, pesquisar, exemplificar, fichário, ficha, estojo, agenda, pincel… e solicite que os alunos escrevam cada palavra ditada. Ao final do ditado, ainda através de áudio ou vídeo, convide os alunos a analisarem as palavras, solicitando que leiam cada palavra e observem a sua escrita. Envie para os alunos as palavras com a escrita correta e solicite que eles comparem com suas escritas, fazendo uma análise do que acertaram e erraram e preencham o quadro proposto no segundo slide do desenvolvimento, organizando as palavras nos grupos por correspondência e solicite aos alunos que criem uma explicação para cada grupo de palavras. Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo com os alunos utilizando ferramentas como whatsApp, google meet, hangout ou zoom e possibilite aos alunos que dialoguem sobre a escrita das palavras de cada grupo da tabela. Aproveite para esclarecer possíveis dúvidas.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam uma anotação sobre o que aprenderam com a atividade. Utilize as questões norteadoras propostas no slide do fechamento do plano de aula.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem o quadro de palavras aos familiares, mostrando as correspondências e contando sobre o que aprenderam e perguntem se eles sabem outras palavras que sejam parecidas em relação à correspondência.