Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Cantando as sílabas
Finalidade da aula: Segmentar palavras em sílabas de forma oral e escrita, reconhecendo suas estruturas possíveis e impossíveis dentro do sistema de escrita alfabética.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP06, EF01LP13
Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
Materiais necessários: Papel metro, cartolina, piloto, fita adesiva, atividades impressas.
Dificuldades antecipadas: As crianças que estiverem nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldades para perceber as estruturas possíveis e impossíveis da sílaba dentro de nossa língua, pois as crianças nos níveis pré-silábico ainda não relacionam os sons da fala a grafia das letras correspondentes e as crianças no nível silábico representam a sílaba com apenas uma letra.
Referências sobre o assunto:
GIACOMOZZI, G. Descobrindo a gramática: nova proposta. São Paulo: FTD, 2006.
MORAIS, A.G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
KATO; M.A; No mundo da escrita, uma perspectiva psicolinguística. São Paulo, Ed. Ática, 1992.
https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm Acesso em 26 de setembro de 2018.
Letramento e alfabetização: http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=5707-escola-ativa-alfabetizacao1educador&Itemid=30192 Acesso em 26 de setembro de 2018.
Código: LPO1_08ATS01
(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
AULA 02
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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