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Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Cantando as sílabas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre segmentar palavras em sílabas de forma oral e escrita, reconhecendo suas estruturas possíveis e impossíveis dentro do sistema de escrita alfabética.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudia Novais Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: Whatsapp ou e-mail para se comunicar com os alunos. Materiais impressos para os alunos que participarão da atividade, disponibilizados na escola, para que a família retire, ou enviados digitalmente para que imprimam em casa.

- Opcional: Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui) ou Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Informe por áudio no grupo da turma no Whatsapp que a aula será sobre “as partes” (sílabas) das palavras de uma parlenda que todos conhecem.

Na sequência será necessário organizar grupos menores para possibilitar intervenção/interação entre você e a turma e entre os alunos. Lembre-se que é preferível fazer menos intervenções e assegurar maior participação dos alunos.

Crie grupos no WhatsApp, preferencialmente com 4 ou 5 alunos em cada, com hipóteses de escrita próximas.
Professor: esta aula não faz sentido para os alunos que estão na fase Pré-silábica ou Silábica sem valor.

Observe a 1ª orientação do slide de introdução do plano de aula. Na sequência, solicite que os alunos peguem o texto com a parlenda impressa. Sugira que a turma recite. Não é necessário enviar o áudio, apenas relembrar a parlenda. Caso a turma não a conheça, envie um áudio recitando ou solicite que alguma criança o faça.

Desenvolvimento
Siga as orientações 3 e 4 do slide de desenvolvimento do plano. Observe os comentários e citações da autora.

No slide de desenvolvimento há 20 orientações de encaminhamentos. Selecione as que forem mais adequados para cada grupo e efetue algumas. Lembre-se que aulas remotas devem ser bem mais curtas que as presenciais.

Depois das intervenções e da participação dos alunos, pergunte quais letras não podem faltar numa sílaba. Ouça as considerações ou ideias de cada um.

Efetue a última intervenção deste slide apenas se for pertinente e possível de realizar levantamento de hipóteses pelos grupos. Além disso, considere a concentração/dispersão e o interesse das crianças durante a atividade.

Fechamento
Siga as orientações possíveis (no contexto remoto) do slide de fechamento do plano de aula. Utilize o impresso indicado no plano, disponibilizado na escola ou enviado digitalmente para a família providenciar a cópia. Tenha em mente que apenas escrever no caderno ou no próprio impresso já é suficiente.

Lembrete: apenas alunos silábicos com valor sonoro há bastante tempo, silábicos-alfabéticos e alfabéticos devem fazer a atividade de fechamento.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a participar acompanhando a criança e ensinando outras parlendas.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_08ATS01

(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.


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