13741
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Criando novos slogans

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre forma de composição dos textos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Criando novos slogans

Finalidade da aula: Compreender as particularidades desse gênero, especificamente do slogan, e empregar  corretamente palavras que mantenham o sentido para a formação do texto.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Slogans

Objetos do conhecimento: Forma de composição dos textos.

Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica (alfabetização)

Habilidade da BNCC: EF12LP15

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).

 

Materiais necessários: Cópias da campanha publicitária “AFASTE OS BICHOS, LAVE AS MÃOS”, folhas de papel A4 branca, lápis, canetinhas, revistas e alfabeto  móvel.

Dificuldades antecipadas: Refletir como se deve dar a escrita de palavras para formar os textos.

 

Referências sobre o assunto:

 

Significado de Slogan, disponível em: https://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 21 de novembro de 2018.

 

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011

BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 .   



Características do gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

 

Seu significado varia de autor para autor,  entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

 

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.
 


Código: LPO1_05SQA06

(EF12LP15) Identificar a forma de composição de slogans publicitários.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas