13741
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Criando novos slogans

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre forma de composição dos textos.

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Cópias da campanha publicitária “AFASTE OS BICHOS, LAVE AS MÃOS”, folhas de papel A4 branca, lápis, canetinhas, revistas e alfabeto móvel.

Dificuldades antecipadas: Refletir como se deve dar a escrita de palavras para formar os textos.

Referências sobre o assunto:

Significado de Slogan, disponível em: https://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 21 de novembro de 2018.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011

BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 .

Características do gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Diga que nesta aula será feita uma atividade de criação de SLOGAN de uma campanha já conhecida por eles.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a turma formando grupos com 4 alunos. Coloque em um mesmo grupo alunos com diferentes conhecimentos sobre a escrita, para que os alunos de hipótese mais avançadas ajudem aos que ainda não compreendem algumas regularidades do sistema alfabético.
  • Entregue para cada grupo uma folha impressa com a campanha “AFASTE OS BICHOS, LAVE AS MÃOS”.
  • Faça questionamentos, como:
  • O que vocês aprenderam sobre essa campanha?
  • Qual é mesmo a intenção dela?
  • Listamos, na aula passada, as características de uma campanha publicitária como esta e aprendemos que ela possui um SLOGAN.
  • O que é mesmo SLOGAN? Quem se lembra do seu significado?
  • Nesta campanha qual é a parte que chamamos de SLOGAN? Vamos circular?

4. Diga que a proposta da aula terá como foco o SLOGAN, irão criar novos slogans.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Após a explicação do que será a atividade, proponha para os alunos a criação de novos slogans para essa campanha.
  • Cada grupo irá pensar e produzir um novo slogan, mas o sentido da campanha não deverá ser modificado.
  • Neste momento, reflita novamente com os alunos qual é o sentido da campanha, qual é o comportamento que o texto pretende gerar nos leitores do texto.
  • Ande pela sala e observe como o grupo está participando, o professor precisa ser o mediador nesse momento ajudando os alunos a realizarem a escrita de seus textos - slogan.
  • Entregue folhas em branco para o registro das escritas. Os alunos poderão utilizar revistas para recortar palavras ou terem letras móveis para essa montagem.
  • É um momento para levá-los a perceber que as palavras precisam ter sentido dentro do texto de forma a levar o leitor à compreensão.
  • Os colegas do grupo deverão conversar entre si escolhendo a forma de escrever e grafar as palavras conforme as suas hipóteses sobre a escrita, será uma oportunidade de se auto ajudarem nesse processo de reflexão sobre a língua.
  • Você poderá ser o escriba para os grupos que necessitarem.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Utilize os momentos finais da aula para o compartilhamento dos slogans criados por cada grupo. Eles podem ser escritos na lousa ou no slide.
  • Nesse momento de socialização das produções, reflita com a turma sobre as escritas dos slogans.
  • Com esse fechamento, as crianças poderão perceber a variedade de formas diferentes de dizer algo comum.

Dificuldades encontradas e possíveis intervenções:

  • No ato da leitura dos textos, muitos alunos podem ainda não dominar o processo de decodificação da escrita, por isso, é importante a ajuda do professor e dos colegas que estão mais avançados na leitura. Reflita sobre palavras que conhecem no texto, onde começamos a ler, que letra está neste início, etc. Apesar que o texto já é bem conhecido da turma, pois trata de uma campanha trabalhada desde o início do primeiro plano.
  • Escrever a palavra escolhida oralmente, nesse processo o professor pode auxiliar os alunos com letras móveis ou quadro de sílabas para consulta e análise da escrita na formação do texto - slogan.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Cópias da campanha publicitária “AFASTE OS BICHOS, LAVE AS MÃOS”, folhas de papel A4 branca, lápis, canetinhas, revistas e alfabeto móvel.

Dificuldades antecipadas: Refletir como se deve dar a escrita de palavras para formar os textos.

Referências sobre o assunto:

Significado de Slogan, disponível em: https://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 21 de novembro de 2018.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011

BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 .

Características do gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Diga que nesta aula será feita uma atividade de criação de SLOGAN de uma campanha já conhecida por eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a turma formando grupos com 4 alunos. Coloque em um mesmo grupo alunos com diferentes conhecimentos sobre a escrita, para que os alunos de hipótese mais avançadas ajudem aos que ainda não compreendem algumas regularidades do sistema alfabético.
  • Entregue para cada grupo uma folha impressa com a campanha “AFASTE OS BICHOS, LAVE AS MÃOS”.
  • Faça questionamentos, como:
  • O que vocês aprenderam sobre essa campanha?
  • Qual é mesmo a intenção dela?
  • Listamos, na aula passada, as características de uma campanha publicitária como esta e aprendemos que ela possui um SLOGAN.
  • O que é mesmo SLOGAN? Quem se lembra do seu significado?
  • Nesta campanha qual é a parte que chamamos de SLOGAN? Vamos circular?

4. Diga que a proposta da aula terá como foco o SLOGAN, irão criar novos slogans.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Após a explicação do que será a atividade, proponha para os alunos a criação de novos slogans para essa campanha.
  • Cada grupo irá pensar e produzir um novo slogan, mas o sentido da campanha não deverá ser modificado.
  • Neste momento, reflita novamente com os alunos qual é o sentido da campanha, qual é o comportamento que o texto pretende gerar nos leitores do texto.
  • Ande pela sala e observe como o grupo está participando, o professor precisa ser o mediador nesse momento ajudando os alunos a realizarem a escrita de seus textos - slogan.
  • Entregue folhas em branco para o registro das escritas. Os alunos poderão utilizar revistas para recortar palavras ou terem letras móveis para essa montagem.
  • É um momento para levá-los a perceber que as palavras precisam ter sentido dentro do texto de forma a levar o leitor à compreensão.
  • Os colegas do grupo deverão conversar entre si escolhendo a forma de escrever e grafar as palavras conforme as suas hipóteses sobre a escrita, será uma oportunidade de se auto ajudarem nesse processo de reflexão sobre a língua.
  • Você poderá ser o escriba para os grupos que necessitarem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Utilize os momentos finais da aula para o compartilhamento dos slogans criados por cada grupo. Eles podem ser escritos na lousa ou no slide.
  • Nesse momento de socialização das produções, reflita com a turma sobre as escritas dos slogans.
  • Com esse fechamento, as crianças poderão perceber a variedade de formas diferentes de dizer algo comum.

Dificuldades encontradas e possíveis intervenções:

  • No ato da leitura dos textos, muitos alunos podem ainda não dominar o processo de decodificação da escrita, por isso, é importante a ajuda do professor e dos colegas que estão mais avançados na leitura. Reflita sobre palavras que conhecem no texto, onde começamos a ler, que letra está neste início, etc. Apesar que o texto já é bem conhecido da turma, pois trata de uma campanha trabalhada desde o início do primeiro plano.
  • Escrever a palavra escolhida oralmente, nesse processo o professor pode auxiliar os alunos com letras móveis ou quadro de sílabas para consulta e análise da escrita na formação do texto - slogan.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano