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Plano de aula - Listando as características de campanhas publicitárias

POR: Erika Christian Fernandes Pettersen 25/11/2018
Código: LPO1_05SQA05

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF12LP15) Identificar a forma de composição de slogans publicitários.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre forma de composição dos textos

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: cópias da campanha publicitária “HIGIENE SUAS MÃOS”, disponível aqui, ou outra que o professor tiver disponível, papéis e lápis.

Dificuldades antecipadas: Refletir como se deve dar a construção escrita de slogans em campanhas publicitárias.

Materiais complementares - referência bibliográfica:

LELO.;K.L.R.;SILVA.;A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In:Produção de textos na escola:reflexões e práticas no Ensino Fundamental(org) LEAL.;T.F.;BRANDÃO.;A.C. Belo Horizonte:Autêntica,2006 .

Diversidade textual: propostas para a sala de aula . Formação continuada de professores / coordenado por Márcia

Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.

Diversidade textual: os gêneros na sala de aula/organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti. 1.ed., 1. reimp. — Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

Outras referências sobre o assunto:

Significado de Slogan, disponível em: https://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 21 de novembro de 2018.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011

BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 .

Características do gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula, em que será feita uma atividade de estudo sobre CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em fileiras com as carteiras agrupadas de duas em duas e forme duplas com os alunos.
  • Converse com a turma fazendo alguns questionamentos: “vocês se lembram de alguma campanha publicitária? Qual? Em que locais costumamos ver campanhas publicitárias? Vocês acham que essas campanhas podem mudar o comportamento das pessoas? Podem dar alguns exemplos?”
  • Em seguida, explique que nesta aula iremos organizar uma lista com as características desse gênero textual, por isso, é importante perceberem o que é necessário para a construção de uma campanha publicitária.
  • Distribua uma cópia para cada dupla de alunos da campanha “HIGIENIZE SUAS MÃOS”.
  • Proponha que cada dupla observe o cartaz analisando a imagem e fazendo a leitura do texto escrito presente nele.

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Após a explicação do que será a atividade, volte a atenção para o processo de leitura da campanha. Certifique-se que todos conseguiram ler o texto que acompanha a imagem presente na campanha.
  • Depois da exploração do texto em si e da leitura coletiva, peça aos alunos que reflitam sobre o que foi necessário ter no texto para a confecção desta campanha (O que tem no cartaz?). Leve-os a perceberem a relação que existe entre a imagem com o texto.
  • Será um momento de levantamento das informações sobre algumas das características desse gênero para posteriormente seguir com a criação da lista com essa estrutura.
  • É importante que você, professor, conduza essa análise levando os alunos a perceberem que o gênero é constituído de imagem e textos curtos de fácil memorização com letras e cores fortes para chamar a atenção de quem está lendo, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.
  • Prossiga provocando uma reflexão sobre o sentido que o slogan da campanha tenta provocar nas pessoas, no caso, “HIGIENIZE SUAS MÃOS”.
  • Neste momento conduza os alunos a perceberem que além de ter imagens e escritas, as campanhas publicitárias despertam nas pessoas a vontade de cumprir uma ideia proposta e acreditar nela, e que isso é o sentido que o texto quer alcançar. Que as palavras escritas que formam o slogan são escolhidas e organizadas com uma forte intenção de conseguir convencer o leitor e fazê-lo acreditar que isso será “bom”.
  • Prossiga com a criação da lista com as características do gênero, de forma coletiva estimulando a participação de todos os alunos da classe.
  • Na construção da lista pode-se utilizar papéis e lápis solicitando às duplas que pensem sobre o que é necessário para criar uma campanha. Deixe livre esse registro, ou seja, eles poderão desenhar ou escrever o que decidirem juntos.
  • Em seguida, cada dupla deverá apresentar para o restante da sala lendo o que escreveram ou relatando sobre os desenhos que ilustram sobre o que pensaram.
  • Após todas as duplas apresentarem as suas conclusões, faça um fechamento buscando resumir quais são as principais características do gênero campanha publicitária, registrando-as no quadro em forma de lista.

Características do gênero:

Constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço. Sua estrutura composicional geralmente contém:

  • Título (apresenta a ideia principal),
  • Subtítulo (apresenta uma idéia complementar ao título),
  • Logomarca (junção do símbolo da empresa e seu nome,
  • Logotipo (representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca),
  • Slogan (frase curta, de fácil memorização).

(Fonte: Dissertação de mestrado por Caroline Costa Silva - Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda : uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica- Uberlândia/MG - 2015).

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Utilize os momentos finais da aula para fazer uma nova leitura do que foi escrito na lista, sintetizando a estrutura composicional do gênero e chamando novamente a atenção para as suas características.

Dificuldades encontradas e possíveis intervenções:

  • No momento da introdução, é importante lembrar o que é mesmo uma campanha educativa. Recorde com as crianças sobre a campanha estudada “Afaste os bichos, lave as mãos”, para que possam perceber a existência das imagens, textos ( títulos, slogans) e sua função.
  • Uma possível dificuldade poderia estar centrada na compreensão dos efeitos de sentido que existem por trás de cada slogan. O que poderia facilitar a compreensão é citar exemplos de propagandas/ anúncios de produtos famosos voltados para o público infantil, como por exemplo a do chocolate BIS “Quem pede um pede BIS”, do iogurte “Danoninho: vale por um bifinho”, do achocolatado “Super Nescau, energia que dá gosto!”, etc.
  • No ato da leitura dos textos, muitos alunos podem ainda não dominar o processo de decodificação da escrita, por isso, é importante a ajuda do professor e dos colegas que estão mais avançados na leitura. Reflita sobre palavras que conhecem no texto, onde começamos a ler, que letra está neste início, quantas palavras tem no texto, etc.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Listando as características de campanhas publicitárias

Finalidade da aula: Compreender as particularidades dos textos desse gênero e empregar os recursos correspondentes em suas próprias produções. Fazer coletivamente uma lista com as características do gênero para ser afixada no mural.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Slogans

Objetos do conhecimento: Forma de composição dos textos. 

Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica (alfabetização)

Habilidade da BNCC: EF12LP15

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).

 

Materiais necessários: cópias da campanha publicitária “HIGIENE SUAS MÃOS”, disponível aqui,  ou outra que o professor tiver disponível, papéis e lápis.

 

Dificuldades antecipadas: Refletir como se deve dar a construção escrita de slogans em campanhas publicitárias.

 

Materiais complementares - referência bibliográfica:

LELO.;K.L.R.;SILVA.;A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In:Produção de textos na escola:reflexões e práticas no Ensino Fundamental(org) LEAL.;T.F.;BRANDÃO.;A.C. Belo Horizonte:Autêntica,2006 .   

 

Diversidade textual: propostas para a sala de aula . Formação continuada de professores / coordenado por Márcia

Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.

Diversidade textual: os gêneros na sala de aula/organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti. 1.ed., 1. reimp. — Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

 

Outras referências sobre o assunto:

 

Significado de Slogan, disponível em: https://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 21 de novembro de 2018.

 

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011

BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 .   

 

Características do gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

 

Seu significado varia de autor para autor,  entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

 

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.


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