13739
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Organizando um mural só de campanhas publicitárias.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre compreender as particularidades dos textos do gênero slogan, observando sua estrutura e características.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui); Loom (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Marque um encontro pelo Google Meet ou outro canal de comunicação que permita o compartilhamento de tela.
Acesse o arquivo contendo os textos de diferentes gêneros textuais, disponível aqui, compartilhe a tela com a turma e siga as orientações do plano.
Caso a sua aula seja assíncrona, envie o link do arquivo às crianças, junto a um áudio ou vídeo contendo as orientações de análise dos textos propostas no plano. Solicite que anotem quantos e quais são os textos de campanha publicitária, e respondam a você através de áudio.

Desenvolvimento
Siga as orientações do plano.
Para aulas assíncronas, grave e envie à turma um vídeo com as orientações propostas.

Fechamento
Antecipadamente, acesse as imagens das campanhas publicitárias apresentadas: Slide 2, disponível aqui; Slide 4, disponível aqui; Slide 7, disponível aqui; Slide 9, disponível aqui; Slide 11, disponível aqui; Slide 12, disponível aqui; Slide 14, disponível aqui; Slide 16, disponível aqui, e Slide 17, disponível aqui.
Crie um mural no Padlet e siga as orientações do plano. Em aulas síncronas, compartilhe a sua tela com o mural durante o encontro.
Caso você esteja seguindo esta sequência de planos, acesse o mural criado por você no Padlet (veja orientações no plano LPO1_05SQA03, disponível aqui) e, junto com as crianças, complete-o com as imagens de campanhas publicitárias analisadas nesta aula.
Caso a sua aula seja assíncrona, grave um vídeo organizando o mural no Padlet enquanto faz as intervenções propostas no plano e envie-o às crianças. Você pode finalizá-lo solicitando às crianças que enviem a você uma imagem, áudio ou vídeo com algum retorno sobre o conteúdo da aula.

Convite às famílias
Você pode desenvolver esse assunto em casa, brincando de mímica. Selecione algumas imagens de campanhas publicitárias adequadas à faixa etária das crianças, elabore fichas imprimindo-as ou representando-as manualmente (desenho e slogan), organize-as em pilha, viradas para baixo, e inicie a brincadeira: um participante por vez vira a ficha e encena o seu conteúdo; os demais terão um tempo para adivinhar qual é a mensagem da campanha.

Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele


Código: LPO1_05SQA04

(EF12LP15) Identificar a forma de composição de slogans publicitários.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas