Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Tenório
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Leitura e compreensão de um conto popular afro-brasileiro
Finalidade da aula: Reconhecer o sentido global do conto a partir das informações explícitas e implícitas no texto e da recuperação do sentido de palavras com base no contexto.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Conto popular afro-brasileiro
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação artístico-literário / vida cotidiana / todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Texto fragmentado “Ossain dono das ervas e médico da religião africana no Brasil” para cada grupo.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos com menos autonomia na leitura podem sentir dificuldade em organizar as partes do texto e necessitarem de apoio de outros colegas com um maior grau de autonomia.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, M. A. F. de & MENDONÇA, R. H. (org.) Práticas de leitura e escrita. Ministério da Educação. Brasília, 2006.
FARIA, M. Alice. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
NASPOLINI, A. T. Didática do Português. Tijolo por tijolo. Leitura e produção escrita. São Paulo: FTD, 1996.
Código: LPO5_02SQA02
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
AULA 04
AULA 10
AULA 11
AULA 12
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes