Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação artístico-literário / vida cotidiana / todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Texto fragmentado “Ossain dono das ervas e médico da religião africana no Brasil” para cada grupo.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos com menos autonomia na leitura podem sentir dificuldade em organizar as partes do texto e necessitarem de apoio de outros colegas com um maior grau de autonomia.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, M. A. F. de & MENDONÇA, R. H. (org.) Práticas de leitura e escrita. Ministério da Educação. Brasília, 2006.
FARIA, M. Alice. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
NASPOLINI, A. T. Didática do Português. Tijolo por tijolo. Leitura e produção escrita. São Paulo: FTD, 1996.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Organize os alunos em grupos.
- Apresente a proposta da aula: em grupo, os alunos devem montar o texto “Ossain dono das ervas e médico da religião africana no Brasil”, que estará recortado.
Nesta atividade é importante perceber que, ao montar o texto, os alunos estarão mobilizando várias operações mentais que concorrem para a compreensão em leitura, como a inferência de informações implícitas. Para juntar parágrafos fragmentados, o aluno terá que verificar se há expressões ou palavras que retomam outras anteriores ou se há informações que dependam do conhecimento de outras; além disso, os alunos desenvolverão habilidades de ativar conhecimentos prévios, antecipar fatos e verificá-los em seguida, assim como produzir inferências.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Retome as informações básicas sobre o texto utilizado na aula anterior. Se essa é a primeira vez que os alunos têm contato com a história, utilize a informação contida no início deste slide e apresente o conto de maneira sucinta. O link para o texto é esse: Ossain dono das ervas e médico da religião africana no Brasil. Essa estratégia considera o conhecimento previamente adquirido como parte do processo de ensino-aprendizagem. Para isso, as perguntas sobre o texto (para os alunos que trabalharam esse conto na aula anterior) ou as informações fornecidas sobre o conto (para os alunos que terão o primeiro contato com essa história) preparam o ambiente de aprendizagem para ampliar a estrutura cognitiva referente ao conto estudado.
Materiais complementares:
Para aprofundar a discussão sobre conhecimento prévio:
FERNANDES, Elisângela. Conhecimento prévio. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1510/conhecimento-previo>.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Organize os alunos em grupos de 4 participantes e forneça a cada grupo o texto fragmentado em parágrafos .
- Explique a atividade: a missão dos grupos é organizar os trechos e reconstruir o texto.
- Explique que, para isso, eles devem observar a pontuação, as palavras que iniciam cada recorte e as informações explícitas e implícitas contidas em cada trecho, a fim de que elas sigam uma sequência coerente da história. Demonstre que é preciso ter um referente antes de utilizarmos a palavra “ele”, ou exemplifique, dizendo que seria preciso saber o que acontecia em casa para poder vir a expressão “tudo o que faziam com ele em casa”, ou ainda que depois da frase “o rei perguntou”, precisa aparecer um travessão e uma pergunta (com interrogação).
- Entregue o conto fatiado e dê tempo para que tentem montar o texto em grupo.
Materiais complementares: Texto fatiado “Ossain dono das ervas e médico da religião africana no Brasil” para cada grupo. Fragmentos do texto para impressão.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos (a ser distribuído entre os slides 5 a 11).
Orientações:
- Questione os alunos, após o término da montagem dos parágrafos, sobre as dificuldades que encontraram para realizar a atividade.
- Apresente, paulatinamente, o texto já montado (slides 5 ao 11) no projetor. Na ausência de projetor, realize a leitura e peça que eles acompanhem pelo texto que organizaram em grupo.
- Pergunte (gradativamente) quais as estratégias que eles utilizaram para montar a história, o que eles observaram em cada parágrafo para escolher a ordem em que iriam organizá-los (conforme o item 4 destas orientações); falar com os alunos sobre as estratégias de resolução da tarefa é uma ótima maneira de consolidar as informações implícitas e explícitas do texto. Nesse momento, você poderá verificar as informações que foram apreendidas pelos alunos e ajudá-los a perceberem outras.
- Pergunte nesses dois parágrafos: Como vocês descobriram o começo do conto? Esse começo tem semelhança com a maioria das histórias que já ouvimos? Quais? E o segundo parágrafo? O que fez vocês acharem que seria esse?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: No terceiro trecho, a expressão “tudo que faziam com ele em casa” teria como completar outro parágrafo? Contem-me como fizeram. O que vocês observaram para colocar o quarto recorte?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: E aqui? Como vocês descobriram? O próximo recorte tem o pronome “ele”. O que já deveria vir antes? Foi assim que vocês descobriram?
- Permita que os alunos falem sobre as dificuldades de organizar o texto.
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: E aqui? Qual o caminho para descobrir esses dois recortes?
- Permita que os alunos falem sobre as dificuldades de organizar o texto.
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: Como vocês perceberam que era esse recorte agora? O valor cobrado por Ossain foi uma pista? E em seguida? Seria possível saber quem eram “eles” e qual era a “situação” sem que tivesse sido anunciado antes, no recorte anterior?
- Permita que os alunos falem sobre as dificuldades de organizar o texto.
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: E aqui? Como vocês descobriram? O uso do travessão foi uma pista?
- Permita que os alunos falem sobre as dificuldades de organizar o texto.
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: E aqui? Quem é esse “você" que inicia esse trecho? E como vocês descobriram o final da história?
- Permita que os alunos falem sobre as dificuldades de organizar o texto.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Use a síntese que está neste slide como apoio e conclua a aula pedindo aos alunos que falem sobre o que aprenderam.
- Anote no quadro os comentários da turma, explicando como é importante perceber que o texto tem uma sequência e que as palavras usadas são as pistas que nos orientam para seguir o raciocínio do autor.
- Explique que, se a leitura for realizada com esse olhar, entenderemos mais facilmente o sentido global do texto.
- Proponha que os alunos anotem a memória da aula (construída pelas informações dos slides e por tudo que eles falaram) no caderno. Não esqueça de colocar a data e a referência da aula: Contos Populares Afro-brasileiro - Aula 2.
- Desfaça os grupos, agradeça a participação de todos na atividade e convide-os para a próxima aula: Realizar a atividade escrita de compreensão para concluir o trabalho com esse conto!