13737
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Produção de textos

Plano de aula - Oficina de escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre escrita de textos (compartilhada e autônoma)/produção de textos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jardelina Oliveira Passos Moura

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA


Professor-autor:Jardelina Moura
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Oficina de escrita

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade: Quinzenal

Prática de linguagem priorizada: Escrita de textos (compartilhada e autônoma)/ Produção de textos

Dinâmica de produção:

  • Disparador da escrita: Apresentação de questões para estimular a turma a participar das etapas da produção. 2) Ambiente : organização da turma em grupo na sala de aula. 3) Prática da criação: escrever palavras para  selecionar, catalogar e colecionar informações e, na sequência, participar do desafio de texto para organizar e refletir sobre a própria seleção. 4) Divulgação coletiva: socializar as produções em murais coletivos da sala de aula e em outros espaços da escola.

Dinâmica de revisão: Revisão do texto escrito.

Habilidade da BNCC:(EF15LP09) , (EF15LP10), (EF01LP21), (EF12LP03), (EF12LP05)

Dinâmica de sessão:

  1. Desenvolver a introdução da aula, considerando o primeiro slide e as orientações para o professor.
  2. Após a introdução, ampliar os procedimentos da aula , com base nas questões apresentadas no slide 2  e nas orientações dadas ao professor.
  3. Concluir a atividade, tendo como referência as questões do slide 3 e as orientações para o professor.

 

Sobre esta aula: Por se tratar de uma atividade de 50 minutos, é preciso considerar, como princípio básico, para esta aula, a ideia de que os alunos precisarão interagir em equipes, a fim de, juntos, pensarem na existência das coisas reais ou imaginárias, materiais ou imateriais e, sobretudo, nomeá-las , a fim de,  em grupo, buscar estratégias para a realização de seleção e agrupamentos das coisas pensadas. Nesse sentido, o professor deverá definir, previamente, para melhor conduzir o percurso de aprendizagem das crianças, o que irá apresentar à turma como proposta de atividade de escrita por meio da qual elas irão selecionar, agrupar, selecionar e  listar os nomes e as características dessas coisas. Por exemplo, propor que as crianças pensem em seres imaginários, seres folclóricos, animais, objetos usados para uso coletivo e uso pessoal na classe, mobiliários da área da cantina da escola.

 

Justificativa: A oficina de escrita tem como princípio escrever para aprender a escrever, uma vez que os alunos serão envolvidos em situações comunicativas que acionam o repertório acerca de gêneros estudados em anos anteriores e dialogam com propostas originárias de projetos da escola. No caso dos 1º e 2º anos, o desafio é produzir pequenos textos associadas à imagem que atendam às ações do selecionar, colecionar, escolher vocabulário, construir listas que representam aquilo que o aluno possa observar ou imaginar em temas particulares da escola, do aluno, da turma.

 

Materiais necessários: Lousa, piloto, caderno, folhas avulsas.

 

Dificuldades antecipadas:Os alunos poderão sentir maior dificuldade, à medida que forem convidados a ampliar as suas habilidades de leitura e de escrita, pois, nas classes de 1º ano, é esperado que as crianças estejam em diferentes momentos/etapas da compreensão do sistema de escrita. Nesse sentido, as propostas de produção dos gêneros irão contemplar uma diversidade de demandas, por exemplo, de  planejamento, textualização e revisão, e isso poderá provocar, nos momentos de trocas no grupo, desafios, uma vez que alguns alunos já podem ter consolidado a base alfabética, enquanto outros ainda estarão menos experientes nesse processo.

 

Referências sobre o assunto:

AZEVEDO, Ricardo. Cultura da Terra. São Paulo: Moderna.

________________ O livro das Casas. São paulo: Moderna, 2015.

BURLAMAQUE, Verardi Fabiane;  K.M. Tânia. Literatura para crianças e jovens. Por um novo pensamento crítico. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2013.

CUNHA, Leo. Profissões: um guia poético. Rio de Janeiro: Planeta, 2012.

KAUFMAN, Ana Maria. RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, Leitura e Produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção. São Paulo: Contexto, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão.  São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

NESTROVSKI, Arthur. Bichos que existem e bichos que não existem. São Paulo: Cosac Nayf,2002.

Schneuwly, Bernad. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: SP, Mercado das Letras, 2004.

http://www.jangadabrasil.com.br

http://www.ricardoazevedo.com.br/


Código: LPO1_05ATP01

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

(EF12LP05) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

(EF01LP21) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas