Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Tenório
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Atividade com o gênero conto popular afro-brasileiro
Finalidade da aula: Conhecer o gênero conto popular afro-brasileiro, identificando a função social, o campo onde circula, quem o produz e para quem produz.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos populares afro-brasileiros
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos / Estratégias de leitura.
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01, EF15LP02
Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto popular afro-brasileiro e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada/autônoma)
Materiais necessários: Conto impresso
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. Os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). Esses elementos compõem um gênero de importância ideológica, histórica e literária.
Dificuldades antecipadas: Os alunos mais tímidos podem não participar da interação oral na “chuva de ideias” ou nas interações ao longo da aula.
Referências sobre o assunto:
CAJÉ, A. M. dos S. Contos Afro-brasileiros de Mestre Didi: ensinando história e cultura. Vozes, Pretérito & Devir Dossiê Temático: História, África e Africanidades. Ano III, Vol. VI, Nº I (2016)
________________ Literatura dos Contos Afro-brasileiros, conhecendo nossas histórias afrodescendentes. Revista Brasileira de Literatura Comparada. v.18, n. 28, 2016. Disponível em http://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/393/385 . Acesso em 04/07/2018.
DUARTE, E. de A. Por um conceito de Literatura Afro-brasileira. Terceira Margem. Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, julho/dezembro 2010. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012 Acesso em 04/07/2018.
Código: LPO5_02SQA01
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
AULA 04
AULA 10
AULA 11
AULA 12
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes