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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Compreensão leitora

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre compreensão de leitura

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosemary Silva
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Compreensão leitora

Finalidade da aula: - Ler e compreender com autonomia, localizando informações explícitas no texto do gênero notícia e realizando antecipações, inferências e confirmação de antecipações ao longo do processo de leitura do texto.

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Notícia

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura 

Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03, EF05LP15, EF05LP16

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica/Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura, prática de linguagem Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

O gênero visitado nesta  aula é uma notícia (De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo), texto da esfera jornalística sobre um fato polêmico que gerou muita discussão por suscitar opiniões divergentes a respeito do assunto. Essa notícia instiga a manifestação de pontos de vista diferentes sobre o assunto; é muito importante encorajar os alunos a exercitarem o direito de expressar opiniões sobre questões polêmicas do cotidiano, além de oferecer a oportunidade para ouvir e respeitar opiniões diferentes, compreender que cada pessoa tem o direito de ter a sua opinião, expressá-la com respeito e tê-la respeitada.

A notícia informa, ajuda a formar a opinião do público leitor e permite a reprodução, em sala de aula, das práticas sociais de leitura que o aluno encontrará fora da escola. Utilizar a notícia como objeto de ensino permite também a compreensão da polifonia existente nesse gênero textual, reconhecer as diferentes vozes presentes no texto leva ao entendimento de como os sujeitos se colocam diante do fato noticiado. Embora a notícia utilizada nesta aula tenha sido publicada em 2013, o assunto de que trata é bem atual e possibilita que a leitura e a discussão do assunto contribuam para o desenvolvimento do olhar crítico dos alunos em relação à influência dos acontecimentos na vida das pessoas.

Apresente o texto em seu portador real para que os alunos, na escola, tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola. Se na escola sua não houver possibilidade de utilizar computador com acesso à internet durante a aula, imprima o texto ou projete os slides em telão.

Fonte: “De menino e de menina: Kinder Ovo é acusada de sexismo”, Mirela Portugal. EXAME. Disponível em:

https://exame.abril.com.br/marketing/de-menino-e-de-menina-kinder-ovo-e-acusado-de-sexismo/ <Acesso em: 23/07/2018.

Materiais necessários:

Telão e computador com acesso à internet.

Texto impresso.

Atividade impressa.

Informações sobre o gênero: Segundo João Canavilhas, “a redação da notícia começa pelos dados mais importantes: a resposta às perguntas o quê, quem, onde, como, quando e por quê, seguidas de informações complementares organizadas em blocos decrescentes de interesse. Essa técnica é chamada de pirâmide invertida. De acordo com esse autor, no webjornalismo o uso da técnica da pirâmide invertida limita a organização de uma notícia aberta e de livre navegação em que o jornalista pode oferecer novos horizontes de leitura, através de ligações entre pequenos textos e outros elementos de multimídia”.

Exemplo disso na notícia desta aula são as palavras em vermelho que levam a outros textos, possibilitando vários percursos de leitura. O leitor de notícia na Web tem a liberdade de escolher o percurso de leitura que desejar.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para entender o que é sexismo.

Durante as discussões, alguns alunos podem apresentar dificuldade para expressar o que pensam e outros podem querer falar sempre primeiro e não respeitar a vez do colega. À medida em que os estudantes participam de discussões em que possam se expressar e ouvir o outro, desenvolvem uma postura mais ativa e respeitosa para se posicionarem criticamente diante de fatos ou situações e exercerem plenamente sua cidadania.                                        

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/> Acesso em: 01/08/2018

CANAVILHAS, João. Webjornalismo: da pirâmide invertida à pirâmide deitada. Disponível em:

http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-webjornalismo-piramide-invertida.pdf <Acesso em: 21/08/2018.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:

https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196 > Acesso em: 30/07/2018


Código: LPO5_01SQA03

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF05LP16) Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê.


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