13733
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Compreensão leitora

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre compreensão de leitura

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Canal de comunicação: WhatsApp;
Texto para leitura: notícia disponível aqui;
Atividade proposta no plano, disponível aqui.

- Opcionais:
Ferramenta de videochamada, como WhatsApp, Google Meets, Hangouts etc.

Introdução: Sexismo? O que você pensa sobre isso?
Envie o texto aos alunos pelo WhatsApp junto a um pequeno vídeo ou áudio orientando sobre a atividade. Peça aos alunos que leiam apenas o título principal e o título auxiliar, e oriente que reflitam sobre o texto. Para isso, utilize as questões propostas na Introdução do plano de aula.

Desenvolvimento:
Proponha aos alunos que leiam o texto completo e reflitam sobre o que pensaram a partir do título com as questões iniciais. Oriente que voltem a ler o texto grifando trechos que os ajudem a responder às questões. Utilize apenas as questões 1 a 7 do Desenvolvimento do plano. Se possível, sugira que os alunos conversem com algum familiar sobre o tema da notícia, para saber a opinião de outra pessoa.

Fechamento:
Proponha aos alunos que gravem um áudio emitindo suas opiniões sobre a temática do texto, explicando o que entenderam sobre sexismo, e enviem o áudio para que circule entre os alunos da turma. Caso seja possível, faça uma videochamada para dialogar com os alunos sobre o texto ou envie a eles um áudio explicando sobre os conceitos de sexismo e notícia.

Convite às famílias
Que tal propor aos alunos que convidem seus familiares a dialogar sobre essa notícia? Para ajudar na rotina da família, pode propor também que acompanhem uma notícia atual, na televisão ou na internet, e dialoguem sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_01SQA03

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF05LP16) Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas