13732
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Vlog de críticas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre vlog de críticas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosemary Silva
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão


Título da aula: 
Vlog de críticas

Finalidade da aula:- Assistir a Vlogs argumentativos e compreendê-los com autonomia e estabelecer expectativas em função dos recursos multimodais próprios de textos digitais.- Compreender a função do Vlog de crítica, comparando críticas em vídeos diferentes sobre um mesmo filme e avaliando qual é mais confiável e por quê.

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Resenha Crítica / Vlog infantil de crítica

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura.

Prática de linguagem: Leitura/Escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF15LP03, EF05LP15, EF05LP16

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha Crítica e Vlog infantil de crítica e no campo de atuação da Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que os autores falam sobre assuntos variados e depois os vloggers ou vlogueiros hospedam os vídeos em sites. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de assistir a dois vídeos com crítica oral sobre o filme Os Incríveis 2. Na aula anterior os alunos trabalharam com uma resenha crítica escrita sobre o filme Mulher-Maravilha.

Tanto a resenha crítica escrita quanto o Vlog de crítica são modalidades escrita e oral de gêneros textuais que circulam fora da escola, por isso é importante que os alunos conheçam esses gêneros para que possam utilizá-los com eficiência em uma comunicação eficaz.

Nesta aula espera-se que os alunos utilizem estratégias de leitura, como levantar hipóteses acerca do que podem encontrar no vídeo sobre o ponto de vista dos vlogueiros a respeito do filme, realizar inferências com base na expressão corporal/facial dos mesmos, na linguagem utilizada por eles e na escolha do vocabulário ao longo da apresentação do vídeo, bem como confirmar ou refutar as hipóteses iniciais após assistirem ao vídeo.

Espera-se também que os alunos comparem informações e críticas apresentadas nos dois vídeos e percebam semelhanças e diferenças entre as informações e as críticas sobre o filme. Para realizar a comparação é necessário ter uma percepção atenta e uma compreensão de comentários críticos, além de considerar simultaneamente várias informações e selecionar as que são relevantes, buscando evidências para confirmar as hipóteses. A partir da comparação, os alunos podem concluir qual dos vídeos é mais convincente, qual inspira mais confiança e justificar a escolha com base nas observações realizadas.

O acesso a ferramentas digitais colabora para que o aluno compreenda  a função social do gênero Vlog de crítica, seu meio de circulação, contexto de produção e possa, em outro momento, planejar e produzir seu vídeo com resenha digital de crítica a um filme, livro, programa de TV, espetáculos, games e/ou brinquedos. Dessa forma, através da Língua Portuguesa espera-se que a escola forme, além de consumidores críticos de produtos digitais, alunos que possam ser também autores/produtores desses produtos.

Materiais necessários: Telão e projetor ou TV para projetar o vídeo.

Vídeo 1 (6min45): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=9Lk_iqCfd5c <Acesso em 22 de julho de 2018

Vídeo 2 (8min15): Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SgFwFxAqjvA <Acesso em 22 de julho de 2018

Dificuldades antecipadas:

- Desconhecimento do gênero Vlog.

- Dificuldade para identificar as semelhanças e diferenças nas opiniões que dois vlogueiros expressam sobre um mesmo filme.

- Dificuldade em relacionar as ideias apresentadas nos vídeos.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/> Acesso em 01/08/2018

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:

https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196 > Acesso em 30/07/2018

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras. 2004. > Acesso em 02/08/2018


Código: LPO5_01SQA02

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF05LP16) Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas