13731
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Resenha Crítica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamnetal sobre resenha crítica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosemary Silva
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão


Título da aula: Resenha Crítica     
Finalidade da aula: - Refletir acerca da importância de expressar opiniões e de respeitar o pensamento divergente.- Identificar a função social de textos de opinião que circulam em campos da vida social.- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler.

Ano: 5º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Resenha Crítica

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos / Estratégias de leitura.

Prática de linguagem: Leitura/Escuta compartilhada e  autônoma.

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01, EF15LP02


Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha Crítica e Vlog infantil de crítica, no campo de atuação da Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos.  A aula faz parte do módulo de introdução: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma). Resenha crítica é um gênero textual em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso o filme Mulher-Maravilha), faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento de um filme, livro, apresentação teatral, apresentação de dança, show, games, programa de TV, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Nesta aula a resenha crítica estudada é escrita, mas há também resenhas críticas orais que circulam em forma de vídeos. Se possível, promova a leitura dos textos em seu suporte real, pois dessa forma os alunos terão contato com os textos em seu meio de circulação e poderão compreender melhor a função social desses textos.

Fonte: “Filme de super-heroína é tão bom que parece da Marvel”, Thales de Menezes, Folha de São Paulo, disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/05/1888696-filme-de-super-heroina-e-tao-bom-que-parece-da-marvel.shtml

Acesso em 27 de julho de 2018

Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela R. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/

Acesso em 27 de julho de 2018

Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela L. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/?page=8

Acesso em 27 de julho de 2018

Materiais necessários:  

  • Imagem de meninas jogando futebol. A imagem pode ser projetada no telão ou impressa.
  • Resenha crítica  impressa ou projetada no telão.
  • Texto de opinião de espectadores do filme resenhado (impresso ou projetado no telão).
  • Computador com acesso à internet.

Dificuldades antecipadas:  

  • Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão do texto, se costumam ler poucos textos opinativos.
  • Durante a discussão da imagem, alguns alunos podem não se manifestar, outros podem querer falar ao mesmo tempo que o colega ou mais alto para impor sua ideia. É importante que as discussões ajudem os alunos a compreenderem que expressar opinião é um direito e é preciso respeitar as opiniões divergentes.
  • Avalie se a turma necessita que as regras de uma discussão (esperar a vez para falar, ouvir  o que colega fala, respeitar a opinião do outro) sejam combinadas antes de iniciar essa breve conversa  ou se você pode iniciá-la e ir ajustando as regras durante as discussões.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:

https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196




Código: LPO5_01SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas