13731
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Resenha Crítica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamnetal sobre resenha crítica

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha Crítica e Vlog infantil de crítica, no campo de atuação da Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de introdução: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma). Resenha crítica é um gênero textual em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso o filme Mulher-Maravilha), faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento de um filme, livro, apresentação teatral, apresentação de dança, show, games, programa de TV, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Nesta aula a resenha crítica estudada é escrita, mas há também resenhas críticas orais que circulam em forma de vídeos. Se possível, promova a leitura dos textos em seu suporte real, pois dessa forma os alunos terão contato com os textos em seu meio de circulação e poderão compreender melhor a função social desses textos.

Fonte: “Filme de super-heroína é tão bom que parece da Marvel”, Thales de Menezes, Folha de São Paulo, disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/05/1888696-filme-de-super-heroina-e-tao-bom-que-parece-da-marvel.shtml

Acesso em 27 de julho de 2018

Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela R. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/

Acesso em 27 de julho de 2018

Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela L. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/?page=8

Acesso em 27 de julho de 2018

Materiais necessários:

  • Imagem de meninas jogando futebol. A imagem pode ser projetada no telão ou impressa.
  • Resenha crítica impressa ou projetada no telão.
  • Texto de opinião de espectadores do filme resenhado (impresso ou projetado no telão).
  • Computador com acesso à internet.

Dificuldades antecipadas:

  • Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão do texto, se costumam ler poucos textos opinativos.
  • Durante a discussão da imagem, alguns alunos podem não se manifestar, outros podem querer falar ao mesmo tempo que o colega ou mais alto para impor sua ideia. É importante que as discussões ajudem os alunos a compreenderem que expressar opinião é um direito e é preciso respeitar as opiniões divergentes.
  • Avalie se a turma necessita que as regras de uma discussão (esperar a vez para falar, ouvir o que colega fala, respeitar a opinião do outro) sejam combinadas antes de iniciar essa breve conversa ou se você pode iniciá-la e ir ajustando as regras durante as discussões.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:

https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196

Tema da Aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Reserve 2 minutos.

Orientações: Apresente o assunto aos alunos. Explique que nesta aula haverá o exercício de expressar e ouvir opiniões.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas.
  • A imagem pode ser projetada em telão ou impressa. O objetivo desse momento é oferecer aos alunos um momento para expressão de opinião e escuta da ideia do outro.
  • A partir da observação da imagem, proponha um breve diálogo:
  • O que vocês estão vendo nesta imagem?
  • Vocês costumam ver com frequência a situação retratada nesta imagem?
  • O que vocês pensam sobre o que está retratado na imagem?
  • Por que você pensa assim?
  • Todos têm a mesma opinião sobre esse assunto?
  • Por que é importante que nossas opiniões sejam respeitadas?
  • Como devemos agir quando alguém pensa diferente de nós?
  • Como você se sente quando alguém não ouve sua opinião ou não permite que você expresse o que pensa?
  • Como você gostaria de ser tratado quando expressa uma opinião diferente da que outra pessoa expressou?
  • Em que situações podemos expressar opinião?
  • Você já leu textos que apresentam a opinião de quem os escreveu?
  • Onde podemos encontrar textos de opinião?
  • Para que servem os textos de opinião?
  • Os textos de opinião são sempre escritos ou podem ser orais?
  • Se durante esse breve diálogo você perceber que há alunos que não respeitam a vez do colega falar ou desrespeitam a opinião do outro, faça intervenções propondo que esse aluno coloque-se no lugar do outro e imagine como o colega se sente diante da situação; convide-o a refletir sobre como gosta de ser tratado pelos colegas.
  • Retome as regras do diálogo, se foram combinadas antes, ou vá construindo com o grupo, durante a conversa, as regras que deve ter um diálogo que envolve expressão de opinião e escuta do colega . O objetivo desse momento é desenvolver a consciência de que existem opiniões divergentes e cada pessoa tem o direito de expressar sua opinião e ter sua opinião respeitada.

Material complementar: Clique aqui para imprimir a imagem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para a leitura. Promova a leitura dos textos em seu suporte real, pois dessa forma os alunos terão contato com os textos em seu meio de circulação e poderão compreender melhor a sua função social.

Fonte: “Filme de super-heroína é tão bom que parece da Marvel”, Thales de Menezes. Folha de São Paulo. Disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/05/1888696-filme-de-super-heroina-e-tao-bom-que-parece-da-marvel.shtml. Acesso em 27/07/2018

  • Explique aos alunos que eles farão a leitura de um texto sobre o filme Mulher-Maravilha.
  • Apresente a resenha crítica projetada no telão. Proponha aos alunos uma reflexão a partir do título e em seguida oriente-os a lerem silenciosamente o texto.
  • Qual será o assunto do texto?
  • Qual será a opinião do autor sobre o assunto?
  • O que te faz pensar assim?
  • Durante a leitura, oriente os alunos a buscarem no texto as pistas que indicam o posicionamento do autor em relação ao filme resenhado, como, por exemplo: “É tão bom que parece da Marvel” no título; “na verdade, parece melhor do que quase todos os filmes da Marvel” no terceiro parágrafo; “cenas leves de química romântica” e “sequência de ações empolgantes” no quinto parágrafo; “A israelense Gal Gadot é realmente uma maravilha” no sexto parágrafo; “O roteiro ganha pontos” no oitavo parágrafo; “o filme rende muita discussão” no nono parágrafo; “provavelmente o início de uma franquia com tudo para dar certo” no último parágrafo.
  • Após a leitura, faça um levantamento das hipóteses dos alunos sobre o texto. Pergunte:
  • Para que serve esse texto?
  • Onde ele pode ser encontrado?
  • Quem são os possíveis leitores desse gênero textual?
  • Quem escreve esse tipo de texto?
  • Com que objetivos esse tipo de texto é escrito?
  • Após a leitura, faça coletivamente uma síntese oral do texto.
  • Caso algum aluno tenha assistido ao filme resenhado, pergunte se concorda com a opinião do autor do texto. A quem não assistiu ao filme, pergunte se o texto despertou o interesse para assistir Mulher-Maravilha.
  • Retome com os alunos as perguntas do item 5 (o que é uma resenha crítica, para que serve esse texto, onde ele pode ser encontrado, quem são os possíveis leitores desse gênero, quem escreve esse tipo de texto, com que objetivos esse tipo de texto é escrito). Incentive a comparação entre o que os alunos sabiam sobre esse gênero textual antes da leitura e o que ficaram sabendo após a leitura.
  • Explique que esse texto é uma resenha crítica, um gênero textual em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso o filme Mulher-Maravilha), faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento de um filme, livro, apresentação teatral, apresentação de dança, show, games, programa de TV, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Nesta aula a resenha crítica estudada é escrita, mas há também resenhas críticas orais que circulam em forma de vídeos.
  • Pergunte aos alunos o que eles imaginam que os espectadores do filme vão dizer sobre o filme:
  • Será que as opiniões dos espectadores serão iguais à que apareceu na resenha crítica lida?
  • Será que todos os espectadores têm a mesma opinião?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o texto com opiniões dos espectadores sobre o filme Mulher-Maravilha. Promova a leitura dos textos em seu suporte real, pois dessa forma os alunos terão contato com os textos em seu meio de circulação e poderão compreender melhor a sua função social.

Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela R. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/. Acesso em 27 de julho de 2018

Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela L. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/?page=8. Acesso em 27 de julho de 2018

  • Durante a leitura da opinião dos espectadores, oriente os alunos a buscarem no texto as pistas que indicam o posicionamento dos autores em relação ao filme.
  • Espectadora 1: “péssimo filme”; “mais um filme globalista”; “tenta colocar garganta abaixo feminismo e globalismo”; “não é porque um filme é feminista que ele é bom”.
  • Espectadora 2: “Show”; “Adorei”; “a força feminina mostrada no filme é inspiradora”.
  • Finalize a discussão retomando as três opiniões sobre o filme, os pontos em que há concordância e discordância. Ressalte que não há opinião certa ou errada e que cada pessoa tem direito de expressar o que pensa, desde que não ofenda outras pessoas, e também tem o direito de ter sua opinião respeitada.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1 - Mantenha os alunos organizados em duplas.

2 - O registro pode ser feito no caderno.

3 - Faça a primeira parte do registro (O que eu já sabia sobre textos de opinião) em duplas; a segunda parte do registro (O que eu aprendi nessa aula sobre textos de opinião) pode ser feita coletivamente, com orientação do professor e contribuição de todos os alunos. O fechamento da aula é um momento importante porque os alunos retomam o que foi aprendido, organizam seu pensamento para expressá-lo, conversam com seus parceiros nas duplas e comparam o que sabiam com o que aprenderam.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha Crítica e Vlog infantil de crítica, no campo de atuação da Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de introdução: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma). Resenha crítica é um gênero textual em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso o filme Mulher-Maravilha), faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento de um filme, livro, apresentação teatral, apresentação de dança, show, games, programa de TV, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Nesta aula a resenha crítica estudada é escrita, mas há também resenhas críticas orais que circulam em forma de vídeos. Se possível, promova a leitura dos textos em seu suporte real, pois dessa forma os alunos terão contato com os textos em seu meio de circulação e poderão compreender melhor a função social desses textos.

Fonte: “Filme de super-heroína é tão bom que parece da Marvel”, Thales de Menezes, Folha de São Paulo, disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/05/1888696-filme-de-super-heroina-e-tao-bom-que-parece-da-marvel.shtml

Acesso em 27 de julho de 2018

Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela R. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/

Acesso em 27 de julho de 2018

Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela L. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/?page=8

Acesso em 27 de julho de 2018

Materiais necessários:

  • Imagem de meninas jogando futebol. A imagem pode ser projetada no telão ou impressa.
  • Resenha crítica impressa ou projetada no telão.
  • Texto de opinião de espectadores do filme resenhado (impresso ou projetado no telão).
  • Computador com acesso à internet.

Dificuldades antecipadas:

  • Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão do texto, se costumam ler poucos textos opinativos.
  • Durante a discussão da imagem, alguns alunos podem não se manifestar, outros podem querer falar ao mesmo tempo que o colega ou mais alto para impor sua ideia. É importante que as discussões ajudem os alunos a compreenderem que expressar opinião é um direito e é preciso respeitar as opiniões divergentes.
  • Avalie se a turma necessita que as regras de uma discussão (esperar a vez para falar, ouvir o que colega fala, respeitar a opinião do outro) sejam combinadas antes de iniciar essa breve conversa ou se você pode iniciá-la e ir ajustando as regras durante as discussões.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:

https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Reserve 2 minutos.

Orientações: Apresente o assunto aos alunos. Explique que nesta aula haverá o exercício de expressar e ouvir opiniões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas.
  • A imagem pode ser projetada em telão ou impressa. O objetivo desse momento é oferecer aos alunos um momento para expressão de opinião e escuta da ideia do outro.
  • A partir da observação da imagem, proponha um breve diálogo:
  • O que vocês estão vendo nesta imagem?
  • Vocês costumam ver com frequência a situação retratada nesta imagem?
  • O que vocês pensam sobre o que está retratado na imagem?
  • Por que você pensa assim?
  • Todos têm a mesma opinião sobre esse assunto?
  • Por que é importante que nossas opiniões sejam respeitadas?
  • Como devemos agir quando alguém pensa diferente de nós?
  • Como você se sente quando alguém não ouve sua opinião ou não permite que você expresse o que pensa?
  • Como você gostaria de ser tratado quando expressa uma opinião diferente da que outra pessoa expressou?
  • Em que situações podemos expressar opinião?
  • Você já leu textos que apresentam a opinião de quem os escreveu?
  • Onde podemos encontrar textos de opinião?
  • Para que servem os textos de opinião?
  • Os textos de opinião são sempre escritos ou podem ser orais?
  • Se durante esse breve diálogo você perceber que há alunos que não respeitam a vez do colega falar ou desrespeitam a opinião do outro, faça intervenções propondo que esse aluno coloque-se no lugar do outro e imagine como o colega se sente diante da situação; convide-o a refletir sobre como gosta de ser tratado pelos colegas.
  • Retome as regras do diálogo, se foram combinadas antes, ou vá construindo com o grupo, durante a conversa, as regras que deve ter um diálogo que envolve expressão de opinião e escuta do colega . O objetivo desse momento é desenvolver a consciência de que existem opiniões divergentes e cada pessoa tem o direito de expressar sua opinião e ter sua opinião respeitada.

Material complementar: Clique aqui para imprimir a imagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para a leitura. Promova a leitura dos textos em seu suporte real, pois dessa forma os alunos terão contato com os textos em seu meio de circulação e poderão compreender melhor a sua função social.

Fonte: “Filme de super-heroína é tão bom que parece da Marvel”, Thales de Menezes. Folha de São Paulo. Disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/05/1888696-filme-de-super-heroina-e-tao-bom-que-parece-da-marvel.shtml. Acesso em 27/07/2018

  • Explique aos alunos que eles farão a leitura de um texto sobre o filme Mulher-Maravilha.
  • Apresente a resenha crítica projetada no telão. Proponha aos alunos uma reflexão a partir do título e em seguida oriente-os a lerem silenciosamente o texto.
  • Qual será o assunto do texto?
  • Qual será a opinião do autor sobre o assunto?
  • O que te faz pensar assim?
  • Durante a leitura, oriente os alunos a buscarem no texto as pistas que indicam o posicionamento do autor em relação ao filme resenhado, como, por exemplo: “É tão bom que parece da Marvel” no título; “na verdade, parece melhor do que quase todos os filmes da Marvel” no terceiro parágrafo; “cenas leves de química romântica” e “sequência de ações empolgantes” no quinto parágrafo; “A israelense Gal Gadot é realmente uma maravilha” no sexto parágrafo; “O roteiro ganha pontos” no oitavo parágrafo; “o filme rende muita discussão” no nono parágrafo; “provavelmente o início de uma franquia com tudo para dar certo” no último parágrafo.
  • Após a leitura, faça um levantamento das hipóteses dos alunos sobre o texto. Pergunte:
  • Para que serve esse texto?
  • Onde ele pode ser encontrado?
  • Quem são os possíveis leitores desse gênero textual?
  • Quem escreve esse tipo de texto?
  • Com que objetivos esse tipo de texto é escrito?
  • Após a leitura, faça coletivamente uma síntese oral do texto.
  • Caso algum aluno tenha assistido ao filme resenhado, pergunte se concorda com a opinião do autor do texto. A quem não assistiu ao filme, pergunte se o texto despertou o interesse para assistir Mulher-Maravilha.
  • Retome com os alunos as perguntas do item 5 (o que é uma resenha crítica, para que serve esse texto, onde ele pode ser encontrado, quem são os possíveis leitores desse gênero, quem escreve esse tipo de texto, com que objetivos esse tipo de texto é escrito). Incentive a comparação entre o que os alunos sabiam sobre esse gênero textual antes da leitura e o que ficaram sabendo após a leitura.
  • Explique que esse texto é uma resenha crítica, um gênero textual em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso o filme Mulher-Maravilha), faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento de um filme, livro, apresentação teatral, apresentação de dança, show, games, programa de TV, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Nesta aula a resenha crítica estudada é escrita, mas há também resenhas críticas orais que circulam em forma de vídeos.
  • Pergunte aos alunos o que eles imaginam que os espectadores do filme vão dizer sobre o filme:
  • Será que as opiniões dos espectadores serão iguais à que apareceu na resenha crítica lida?
  • Será que todos os espectadores têm a mesma opinião?

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o texto com opiniões dos espectadores sobre o filme Mulher-Maravilha. Promova a leitura dos textos em seu suporte real, pois dessa forma os alunos terão contato com os textos em seu meio de circulação e poderão compreender melhor a sua função social.

Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela R. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/. Acesso em 27 de julho de 2018

Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela L. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/?page=8. Acesso em 27 de julho de 2018

  • Durante a leitura da opinião dos espectadores, oriente os alunos a buscarem no texto as pistas que indicam o posicionamento dos autores em relação ao filme.
  • Espectadora 1: “péssimo filme”; “mais um filme globalista”; “tenta colocar garganta abaixo feminismo e globalismo”; “não é porque um filme é feminista que ele é bom”.
  • Espectadora 2: “Show”; “Adorei”; “a força feminina mostrada no filme é inspiradora”.
  • Finalize a discussão retomando as três opiniões sobre o filme, os pontos em que há concordância e discordância. Ressalte que não há opinião certa ou errada e que cada pessoa tem direito de expressar o que pensa, desde que não ofenda outras pessoas, e também tem o direito de ter sua opinião respeitada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1 - Mantenha os alunos organizados em duplas.

2 - O registro pode ser feito no caderno.

3 - Faça a primeira parte do registro (O que eu já sabia sobre textos de opinião) em duplas; a segunda parte do registro (O que eu aprendi nessa aula sobre textos de opinião) pode ser feita coletivamente, com orientação do professor e contribuição de todos os alunos. O fechamento da aula é um momento importante porque os alunos retomam o que foi aprendido, organizam seu pensamento para expressá-lo, conversam com seus parceiros nas duplas e comparam o que sabiam com o que aprenderam.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano