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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O Emprego do -O ou -U

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre emprego de O e U

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaíse Silva Paim

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é : Exercitar o emprego do -O e do -U, principalmente, em palavras em que o grafema O representa o fonema /U/. Discutir as variações fonéticas no português falado no Brasil.

Materiais necessários: Quadro,apagador, pincel. folha fotocopiada.

Dificuldades antecipadas: Os alunos sentirão, possivelmente, dificuldades em grafar palavras com -O e -U em final de palavras, principalmente, devido ao som do grafema, de acordo com a variante regional.

Referências sobre o assunto: - Referências sobre as características do gênero:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

Ortografia na sala de aula- Kátia Maria Barreto da Silva e Lúcia Lins Browne Rego. Ministério da Educação CEEL - Editora Autêntica 2007.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Apresente para os alunos o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula fazendo referência ao conteúdo.
  • Projete através de slide exemplos de algumas palavras que escrevemos com “o” e que tem sons variados (som de u).
  • Converse com os alunos fazendo alguns questionamentos sobre o uso do /O/ e do /U/.
  • Vocês perceberam alguma semelhança na escrita das palavras?
  • A pronúncia das palavras dificulta a escrita?
  • Devemos escrever da mesma forma que lemos?

4. Após esses questionamentos converse com os alunos mostrando algumas regras como funciona o uso do “O” e o uso do “U”.

5. Peça que eles observem as seguintes palavras: ouro- cachorro- -povo e touro

6. Explique que nessas palavras as vogais “o” tem sons variados, pois devido as sílabas átonas e tônicas elas mudam totalmente o som de uma mesma letra dentro de uma só palavra.

7. Peça que fiquem atentos a explicação abaixo:

  • Na palavra ouro o “o” da sílaba tônica (ou) tem som deo”, enquanto que o “o” da sílaba átona (ro) tem som de “u”. O mesmo acontece com as palavras cachorro, povo, touro e etc.
  • Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes
  • . Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: povo, cachorro
  • Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: ouro, touro.

8. Peça que citem mais alguns exemplos para testar se realmente conseguiram captar alguma coisa e poderão fazer a tarefa a seguir.

Materiais complementares: ( Quadro, lápis, apagador e pincel para quadro datashow e computador).

https://duvidas.dicio.com.br/urubu-ou-urubu/

https://portugues.uol.com.br/gramatica/acentuacao-ou-nao-letra-u.html

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Agora organize os alunos em duplas para a realização das atividades.
  • Projete slides ou distribua para cada dupla uma folha fotocopiada e peça que leiam as pistas com bastante atenção.

A atividade é tipo adivinhação ( para que o aluno resolva, se faz necessário que leia e siga as pistas indicadas para descobrir a resposta).

Pistas: As palavras são escritas com”o” ou “u” , lembrando que, essas duas letras podem aparecer no final da palavra, no meio ou na primeira sílaba.

Podem ser palavras do gênero masculino.

O som da letra “o” é semelhante ao som da letra “u”. ( muitas das vezes eles escrevem cavalu em vez de cavalo.

Atentamos para algumas regras:

  • Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em /U/ que tem como sílaba tônica a última. não recebem acentos e tem o som de “u” quando pronunciada.
  • Podemos observar esse detalhe nas palavras, urubu, tatu e Aracaju a sílaba mais forte é a última, e todas elas terminam em ‘u’.e não recebem acento.É importante ressaltar que, o acento gráfico mantém uma relação com as regras de acentuação, mas o acento tônico refere-se à sílaba que é mais fortemente pronunciada, independentemente de levar acento gráfico ou não.

Regras de acentuação

  • Mesmo que a última sílaba seja a mais forte em todas, seguindo as regras de acentuação, não se deve acentuar nunca as oxítonas terminadas em ‘u’, e é por isso que “caju”, “urubu”, “paracatu” não recebem acento.
  • As Palavras que recebem acento são somente as que terminam em “a”, “e”, “o” , independentemente de serem seguidas de “s” representando o plural ou não. Já em “baú” e “jaú”, temos acento porque, de acordo com as regras, as letras “u” e tônicas do hiato serão acentuadas sempre que estiverem isoladas na sílaba ou acompanhadas de “s”.
  • Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes
  • . Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: povo, cachorro

Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: ouro, touro.

  • Todas as palavras das duas últimas frases são palavras que têm as penúltimas sílabas fortes, tem o som de “o” já as últimas sílabas são escritas com “o” e tem som de “u”.

Se caso tiver alguma palavra com a última sílaba acentuada e terminada em “o”, ela será tônica. não se encaixa nas pistas.

3. Estipule um tempo para finalizar a tarefa.

4. Acabado o tempo, o professor solicita que cada dupla selecione uma palavra e formule uma frase.

5. Em seguida, peça que cada dupla apresente sua frase no quadro destacando a palavra encontrada e chamando atenção para a escrita e leitura da mesma.

6. Na sequência, comente sobre cada palavra que os alunos descobriram nas atividades, como ocorre a escrita alfabética e sobre o valor fonêmico em cada uma.

PROFESSOR: Faça com que os alunos se envolvam na discussão para assim, conseguir assimilar o conteúdo, fazendo relação às palavras encontradas.

No caso de dúvidas, explique aos alunos que o grafema significa letra, enquanto que, fonema significa voz/som da letra. Informe que grafemas são letras usadas para formar as palavras. Fonema é a representação do som. Na palavra “tatu”, temos 4 letras e 4 fonemas , mas na palavra “burro”, temos 5 letras e 4 fonemas. Então, grafemas são aquelas letras simples , onde cada letra representa um grafema. (Se caso for necessário).

Materiais complementares: Quadro, lápis, apagador e pincel para quadro, folha fotocopiada, datashow, e computador.

https://duvidas.dicio.com.br/urubu-ou-urubu/

https://portugues.uol.com.br/gramatica/acentuacao-ou-nao-letra-u.html

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Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Agora organize os alunos em duplas para a realização das atividades.
  • Projete slides ou distribua para cada dupla uma folha fotocopiada e peça que leiam as pistas com bastante atenção.

A atividade é tipo adivinhação ( para que o aluno resolva, se faz necessário que leia e siga as pistas indicadas para descobrir a resposta).

Pistas: As palavras são escritas com”o” ou “u” , lembrando que, essas duas letras podem aparecer no final da palavra, no meio ou na primeira sílaba.

Podem ser palavras do gênero masculino.

O som da letra “o” é semelhante ao som da letra “u”. ( muitas das vezes eles escrevem cavalu em vez de cavalo.

Atentamos para algumas regras:

  • Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em /U/ que tem como sílaba tônica a última. não recebem acentos e tem o som de “u” quando pronunciada.
  • Podemos observar esse detalhe nas palavras, urubu, tatu e Aracaju a sílaba mais forte é a última, e todas elas terminam em ‘u’.e não recebem acento.É importante ressaltar que, o acento gráfico mantém uma relação com as regras de acentuação, mas o acento tônico refere-se à sílaba que é mais fortemente pronunciada, independentemente de levar acento gráfico ou não.

Regras de acentuação

  • Mesmo que a última sílaba seja a mais forte em todas, seguindo as regras de acentuação, não se deve acentuar nunca as oxítonas terminadas em ‘u’, e é por isso que “caju”, “urubu”, “paracatu” .
  • As Palavras que recebem acento são somente as que terminam em “a”, “e”, “o” , independentemente de serem seguidas de “s” representando o plural ou não. Já em “baú” e “jaú”, temos acento porque, de acordo com as regras, as letras “u” e tônicas do hiato serão acentuadas sempre que estiverem isoladas na sílaba ou acompanhadas de “s”.
  • Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes
  • . Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: povo, cachorro

Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: ouro, touro.

  • Todas as palavras das duas últimas frases são palavras que têm as penúltimas sílabas fortes, tem o som de “o” já as últimas sílabas são escritas com “o” e tem som de “u”.

Geralmente, as palavras terminadas em “o” ou “u”, quando escritas no plural elas ganham simplesmente um “s”no final. Exemplo: urubu/urubus, cavalo/cavalos

Se caso tiver alguma palavra com a última sílaba acentuada e terminada em “o”, ela será tônica. não se encaixa nas pistas.

3. Estipule um tempo para finalizar a tarefa.

4. Acabado o tempo, o professor solicita que cada dupla selecione uma palavra e formule uma frase.

5. Em seguida, peça que cada dupla apresente sua frase no quadro destacando a palavra encontrada e chamando atenção para a escrita e leitura da mesma.

6. Na sequência, comente sobre cada palavra que os alunos descobriram nas atividades, como ocorre a escrita alfabética e sobre o valor fonêmico em cada uma.

PROFESSOR: Faça com que os alunos se envolvam na discussão para assim, conseguir assimilar o conteúdo, fazendo relação às palavras encontradas.

No caso de dúvidas, explique aos alunos que o grafema significa letra, enquanto que, fonema significa voz/som da letra. Informe que grafemas são letras usadas para formar as palavras. Fonema é a representação do som. Na palavra “tatu”, temos 4 letras e 4 fonemas , mas na palavra “burro”, temos 5 letras e 4 fonemas. Então, grafemas são aquelas letras simples , onde cada letra representa um grafema. (Se caso for necessário).

Materiais complementares: Quadro, lápis, apagador e pincel para quadro, folha fotocopiada, datashow, e computador.

https://duvidas.dicio.com.br/urubu-ou-urubu/

https://portugues.uol.com.br/gramatica/acentuacao-ou-nao-letra-u.html

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: xx minutos

Orientações:

  • Agora convide os alunos para fazer o jogo da adedonha e divida em grupos de três, para que cada equipe se empenhe na atividade que irá ser realizada.
  • Entregue a cada equipe uma folha fotocopiada com o jogo da adedonha.
  • Explique para os alunos que é um jogo tipo brincadeira.
  • Leia para os alunos que essa brincadeira tem o objetivo de dar resposta com palavras terminadas em /u/ ou /o/ por categorias ou temas.

PROFESSOR: Esse jogo ajuda o aluno ampliar a sua leitura e escrita de palavras com o uso do “o” e do “u” , atentando para a compreensão e análise da diferença entre a fala (som) e a escrita (letra). Como também, auxilia o conhecimento geral e ou específico, e o raciocínio lógico do aluno.

Regras do jogo:

  • Antes de iniciar o jogo cada equipe deve está munido de lápis, borracha e a folha da tarefa;
  • A brincadeira inicia quando o professor der o comando;
  • Ganha o jogo a equipe que primeiro preencher a ficha corretamente;
  • A ficha deve vir com temas relacionados a nomes de pessoas,frutas, animais e ou objetos;
  • Para cada tema a equipe deve escrever três palavras terminadas com /u/ e três palavras terminadas com /o/;

5. Concluído a atividade (jogo), solicite que cada equipe leia as palavras que escreveram relacionado a cada tema sugerido. Pode acontecer que alguma equipe não tenha conseguido concluir todos os temas , mas isso não é problema . Após todas as apresentações , faça a correção no quadro , solucionando as dúvidas que por ventura surgirem no decorrer da atividade,.

Materiais complementares: Quadro, lápis, apagador e pincel para quadro, folha fotocopiada,.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para finalizar, organize uma roda de conversa e questione com os alunos sobre o que eles aprenderam.
  • Pergunte se eles tiveram algumas dificuldades na realização das atividades e se compreenderam o conteúdo
  • .Após os questionamentos, leve os alunos a perceberem como diferenciar o som das palavras escritas com “u” e com “o”.
  • Por fim, pergunte sobre suas descobertas em relação ao uso do /o/ e do /u/ (se necessário), transcreva no quadro as colocações dos alunos.

Materiais complementares: Quadro, lápis, apagador e pincel para quadro.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é : Exercitar o emprego do -O e do -U, principalmente, em palavras em que o grafema O representa o fonema /U/. Discutir as variações fonéticas no português falado no Brasil.

Materiais necessários: Quadro,apagador, pincel. folha fotocopiada.

Dificuldades antecipadas: Os alunos sentirão, possivelmente, dificuldades em grafar palavras com -O e -U em final de palavras, principalmente, devido ao som do grafema, de acordo com a variante regional.

Referências sobre o assunto: - Referências sobre as características do gênero:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

Ortografia na sala de aula- Kátia Maria Barreto da Silva e Lúcia Lins Browne Rego. Ministério da Educação CEEL - Editora Autêntica 2007.

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Tempo sugerido:

Orientações: Apresente para os alunos o tema da aula.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula fazendo referência ao conteúdo.
  • Projete através de slide exemplos de algumas palavras que escrevemos com “o” e que tem sons variados (som de u).
  • Converse com os alunos fazendo alguns questionamentos sobre o uso do /O/ e do /U/.
  • Vocês perceberam alguma semelhança na escrita das palavras?
  • A pronúncia das palavras dificulta a escrita?
  • Devemos escrever da mesma forma que lemos?

4. Após esses questionamentos converse com os alunos mostrando algumas regras como funciona o uso do “O” e o uso do “U”.

5. Peça que eles observem as seguintes palavras: ouro- cachorro- -povo e touro

6. Explique que nessas palavras as vogais “o” tem sons variados, pois devido as sílabas átonas e tônicas elas mudam totalmente o som de uma mesma letra dentro de uma só palavra.

7. Peça que fiquem atentos a explicação abaixo:

  • Na palavra ouro o “o” da sílaba tônica (ou) tem som deo”, enquanto que o “o” da sílaba átona (ro) tem som de “u”. O mesmo acontece com as palavras cachorro, povo, touro e etc.
  • Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes
  • . Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: povo, cachorro
  • Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: ouro, touro.

8. Peça que citem mais alguns exemplos para testar se realmente conseguiram captar alguma coisa e poderão fazer a tarefa a seguir.

Materiais complementares: ( Quadro, lápis, apagador e pincel para quadro datashow e computador).

https://duvidas.dicio.com.br/urubu-ou-urubu/

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Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Agora organize os alunos em duplas para a realização das atividades.
  • Projete slides ou distribua para cada dupla uma folha fotocopiada e peça que leiam as pistas com bastante atenção.

A atividade é tipo adivinhação ( para que o aluno resolva, se faz necessário que leia e siga as pistas indicadas para descobrir a resposta).

Pistas: As palavras são escritas com”o” ou “u” , lembrando que, essas duas letras podem aparecer no final da palavra, no meio ou na primeira sílaba.

Podem ser palavras do gênero masculino.

O som da letra “o” é semelhante ao som da letra “u”. ( muitas das vezes eles escrevem cavalu em vez de cavalo.

Atentamos para algumas regras:

  • Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em /U/ que tem como sílaba tônica a última. não recebem acentos e tem o som de “u” quando pronunciada.
  • Podemos observar esse detalhe nas palavras, urubu, tatu e Aracaju a sílaba mais forte é a última, e todas elas terminam em ‘u’.e não recebem acento.É importante ressaltar que, o acento gráfico mantém uma relação com as regras de acentuação, mas o acento tônico refere-se à sílaba que é mais fortemente pronunciada, independentemente de levar acento gráfico ou não.

Regras de acentuação

  • Mesmo que a última sílaba seja a mais forte em todas, seguindo as regras de acentuação, não se deve acentuar nunca as oxítonas terminadas em ‘u’, e é por isso que “caju”, “urubu”, “paracatu” não recebem acento.
  • As Palavras que recebem acento são somente as que terminam em “a”, “e”, “o” , independentemente de serem seguidas de “s” representando o plural ou não. Já em “baú” e “jaú”, temos acento porque, de acordo com as regras, as letras “u” e tônicas do hiato serão acentuadas sempre que estiverem isoladas na sílaba ou acompanhadas de “s”.
  • Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes
  • . Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: povo, cachorro

Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: ouro, touro.

  • Todas as palavras das duas últimas frases são palavras que têm as penúltimas sílabas fortes, tem o som de “o” já as últimas sílabas são escritas com “o” e tem som de “u”.

Se caso tiver alguma palavra com a última sílaba acentuada e terminada em “o”, ela será tônica. não se encaixa nas pistas.

3. Estipule um tempo para finalizar a tarefa.

4. Acabado o tempo, o professor solicita que cada dupla selecione uma palavra e formule uma frase.

5. Em seguida, peça que cada dupla apresente sua frase no quadro destacando a palavra encontrada e chamando atenção para a escrita e leitura da mesma.

6. Na sequência, comente sobre cada palavra que os alunos descobriram nas atividades, como ocorre a escrita alfabética e sobre o valor fonêmico em cada uma.

PROFESSOR: Faça com que os alunos se envolvam na discussão para assim, conseguir assimilar o conteúdo, fazendo relação às palavras encontradas.

No caso de dúvidas, explique aos alunos que o grafema significa letra, enquanto que, fonema significa voz/som da letra. Informe que grafemas são letras usadas para formar as palavras. Fonema é a representação do som. Na palavra “tatu”, temos 4 letras e 4 fonemas , mas na palavra “burro”, temos 5 letras e 4 fonemas. Então, grafemas são aquelas letras simples , onde cada letra representa um grafema. (Se caso for necessário).

Materiais complementares: Quadro, lápis, apagador e pincel para quadro, folha fotocopiada, datashow, e computador.

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Orientações:

  • Agora organize os alunos em duplas para a realização das atividades.
  • Projete slides ou distribua para cada dupla uma folha fotocopiada e peça que leiam as pistas com bastante atenção.

A atividade é tipo adivinhação ( para que o aluno resolva, se faz necessário que leia e siga as pistas indicadas para descobrir a resposta).

Pistas: As palavras são escritas com”o” ou “u” , lembrando que, essas duas letras podem aparecer no final da palavra, no meio ou na primeira sílaba.

Podem ser palavras do gênero masculino.

O som da letra “o” é semelhante ao som da letra “u”. ( muitas das vezes eles escrevem cavalu em vez de cavalo.

Atentamos para algumas regras:

  • Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em /U/ que tem como sílaba tônica a última. não recebem acentos e tem o som de “u” quando pronunciada.
  • Podemos observar esse detalhe nas palavras, urubu, tatu e Aracaju a sílaba mais forte é a última, e todas elas terminam em ‘u’.e não recebem acento.É importante ressaltar que, o acento gráfico mantém uma relação com as regras de acentuação, mas o acento tônico refere-se à sílaba que é mais fortemente pronunciada, independentemente de levar acento gráfico ou não.

Regras de acentuação

  • Mesmo que a última sílaba seja a mais forte em todas, seguindo as regras de acentuação, não se deve acentuar nunca as oxítonas terminadas em ‘u’, e é por isso que “caju”, “urubu”, “paracatu” .
  • As Palavras que recebem acento são somente as que terminam em “a”, “e”, “o” , independentemente de serem seguidas de “s” representando o plural ou não. Já em “baú” e “jaú”, temos acento porque, de acordo com as regras, as letras “u” e tônicas do hiato serão acentuadas sempre que estiverem isoladas na sílaba ou acompanhadas de “s”.
  • Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes
  • . Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: povo, cachorro

Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: ouro, touro.

  • Todas as palavras das duas últimas frases são palavras que têm as penúltimas sílabas fortes, tem o som de “o” já as últimas sílabas são escritas com “o” e tem som de “u”.

Geralmente, as palavras terminadas em “o” ou “u”, quando escritas no plural elas ganham simplesmente um “s”no final. Exemplo: urubu/urubus, cavalo/cavalos

Se caso tiver alguma palavra com a última sílaba acentuada e terminada em “o”, ela será tônica. não se encaixa nas pistas.

3. Estipule um tempo para finalizar a tarefa.

4. Acabado o tempo, o professor solicita que cada dupla selecione uma palavra e formule uma frase.

5. Em seguida, peça que cada dupla apresente sua frase no quadro destacando a palavra encontrada e chamando atenção para a escrita e leitura da mesma.

6. Na sequência, comente sobre cada palavra que os alunos descobriram nas atividades, como ocorre a escrita alfabética e sobre o valor fonêmico em cada uma.

PROFESSOR: Faça com que os alunos se envolvam na discussão para assim, conseguir assimilar o conteúdo, fazendo relação às palavras encontradas.

No caso de dúvidas, explique aos alunos que o grafema significa letra, enquanto que, fonema significa voz/som da letra. Informe que grafemas são letras usadas para formar as palavras. Fonema é a representação do som. Na palavra “tatu”, temos 4 letras e 4 fonemas , mas na palavra “burro”, temos 5 letras e 4 fonemas. Então, grafemas são aquelas letras simples , onde cada letra representa um grafema. (Se caso for necessário).

Materiais complementares: Quadro, lápis, apagador e pincel para quadro, folha fotocopiada, datashow, e computador.

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  • Agora convide os alunos para fazer o jogo da adedonha e divida em grupos de três, para que cada equipe se empenhe na atividade que irá ser realizada.
  • Entregue a cada equipe uma folha fotocopiada com o jogo da adedonha.
  • Explique para os alunos que é um jogo tipo brincadeira.
  • Leia para os alunos que essa brincadeira tem o objetivo de dar resposta com palavras terminadas em /u/ ou /o/ por categorias ou temas.

PROFESSOR: Esse jogo ajuda o aluno ampliar a sua leitura e escrita de palavras com o uso do “o” e do “u” , atentando para a compreensão e análise da diferença entre a fala (som) e a escrita (letra). Como também, auxilia o conhecimento geral e ou específico, e o raciocínio lógico do aluno.

Regras do jogo:

  • Antes de iniciar o jogo cada equipe deve está munido de lápis, borracha e a folha da tarefa;
  • A brincadeira inicia quando o professor der o comando;
  • Ganha o jogo a equipe que primeiro preencher a ficha corretamente;
  • A ficha deve vir com temas relacionados a nomes de pessoas,frutas, animais e ou objetos;
  • Para cada tema a equipe deve escrever três palavras terminadas com /u/ e três palavras terminadas com /o/;

5. Concluído a atividade (jogo), solicite que cada equipe leia as palavras que escreveram relacionado a cada tema sugerido. Pode acontecer que alguma equipe não tenha conseguido concluir todos os temas , mas isso não é problema . Após todas as apresentações , faça a correção no quadro , solucionando as dúvidas que por ventura surgirem no decorrer da atividade,.

Materiais complementares: Quadro, lápis, apagador e pincel para quadro, folha fotocopiada,.

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  • Para finalizar, organize uma roda de conversa e questione com os alunos sobre o que eles aprenderam.
  • Pergunte se eles tiveram algumas dificuldades na realização das atividades e se compreenderam o conteúdo
  • .Após os questionamentos, leve os alunos a perceberem como diferenciar o som das palavras escritas com “u” e com “o”.
  • Por fim, pergunte sobre suas descobertas em relação ao uso do /o/ e do /u/ (se necessário), transcreva no quadro as colocações dos alunos.

Materiais complementares: Quadro, lápis, apagador e pincel para quadro.

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