Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é Inferir as regularidades no uso das vogais “o” e “u” em palavras masculinas e em verbos na terceira pessoa do pretérito perfeito do indicativo.
Materiais necessários: Reprodução da palavra cruzada disponível na atividade para impressão. Caso tenha dificuldade de fazer a reprodução dos textos, projete-os sobre uma tela ou parede.
Dificuldades antecipadas: Interferência da variedade linguística falada pelo aluno.
Referências sobre o assunto: Especial Ortografia Reflexiva: Caminhos entre letras e sons.
Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/parte-2.html
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
1. Pergunte aos alunos se escrevemos da mesma forma que falamos.
2. Questione se eles já sentiram dificuldade para escrever palavras que contém “o” ou “u” no final das palavras. Se a resposta for positiva, pergunte quais foram as dificuldades e quando elas se apresentaram.
3. Divida a sala em 5 grupos.
4. Entregue uma cópia das Palavras Cruzadas para cada grupo. Nela, os alunos deverão, por meio das pistas oferecidas, encontrar palavras com “o” e “u” na letra final.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
1. 1. Incentive os grupos a descobrirem as palavras que se encaixam por meio das pistas e coloquem-nas no lugar correspondente. Estipule um tempo para essa atividade: se nenhum grupo completar as palavras cruzadas em 15 minutos, desenvolva a atividade coletivamente.
Materiais complementares: Essa atividade pode ser encontrada aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
1. 1. Incentive os grupos a descobrirem as palavras que se encaixam por meio das pistas e coloquem-nas no lugar correspondente. Estipule um tempo para essa atividade: se nenhum grupo completar as palavras cruzadas em 15 minutos, desenvolva a atividade coletivamente.
Materiais complementares: Essa atividade pode ser encontrada aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
1. 1. Incentive os grupos a descobrirem as palavras que se encaixam por meio das pistas e coloquem-nas no lugar correspondente. Estipule um tempo para essa atividade: se nenhum grupo completar as palavras cruzadas em 15 minutos, desenvolva a atividade coletivamente.
Materiais complementares: Essa atividade pode ser encontrada aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações:
1. Peça para os alunos organizarem as palavras em quatro colunas, distribuídas de acordo com o bloco (1, 2 ,3 e 4).
2. Estimule-os a fazer a leitura das palavras em voz alta, para que possam perceber que as palavras têm um mesmo som, mas terminações gráficas diferentes.
3. Pergunte quais são as letras que finalizam cada uma das palavras.
4. Faça a seguinte pergunta: Na sua opinião, por que algumas palavras são escritas com "o", mas possuem som de /u/?
3. Instigue-os a observarem o que as palavras de cada coluna têm em comum.
4. Questione: Em qual dos três blocos você consegue identificar o tempo verbal? As palavras contidas, nesse bloco, estão no presente, passado ou futuro?
5. Pergunte se as palavras do primeiro e do segundo bloco indicam ações ou nomes. E a do terceiro bloco?
6. Informe a que classe gramatical das palavras, caso apresentem dificuldade.
7. Pergunte aos alunos se eles identificaram que, embora pertençam à mesma classe gramatical, as palavras do bloco 1 e 2 têm letras diferentes no final das palavras. No bloco 1, as palavras terminam com “o”; no 2, com “u”.
8. Peça para os alunos colocarem o feminino das palavras contidas nos blocos 1 e 2.
9. Com base nessas reflexões, ajude-os a identificar as regularidades:
- Peça que eles observem que, no bloco 1, as palavras são substantivos masculinos terminados em O que tem sua forma no feminino em A, como gato (gata), menino (menina), pato (pata), macaco (macaca).
- Estimule-os a identificarem, no bloco 2, como se forma o feminino dos substantivos terminados em –eu: Os nomes terminados em –eu formam, geralmente, o feminino mudando –eu para –eia.
- Instigue-os a observarem, que, diferente o que ocorre com as palavras do bloco 1 e 2, as palavras do grupo três indicam ação e estão no passado. Nesse caso, podemos dizer que: quando for verbo e estiver na terceira pessoa do pretérito perfeito do indicativo, usa-se “u” no final de palavras.
- Pergunte aos alunos qual a sílaba tônica de cada palavra do bloco 4. Estimule-os a perceberem que, em final de palavras, o som / u/ átono (fraco) é representado com a letra o.
10. Peça ajuda de um voluntário para colocar no quadro as descobertas.
Materiais complementares: Essa atividade pode ser encontrada aqui.
A resolução da atividade pode ser encontrada aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Incentive os alunos a refletirem sobre as regularidades estudadas na aula.
- Solicite que os alunos escrevam as descobertas no caderno. Espera-se que o aluno consigam descobrir que:
- Substantivos masculinos terminados em O que tem sua forma no feminino em A.
- Substantivos masculinos terminados em –eu formam o feminino trocando o –eu em –eia.
- Verbos na terceira pessoa do pretérito perfeito do indicativo termina com “u”.
- O som / u/ átono (fraco) é representado, na escrita, pela letra o.