Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Tiago Batista
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Revisão sobre a representação do fonema \w\ em final de sílaba: Jogo L ou U
Finalidade da aula: Revisar procedimentos adequados para o emprego de <L> ou <U> em final de sílaba em casos regulares, recorrendo ao dicionário para casos irregulares.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF04LP01, EF35LP12
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é adquirir e aplicar procedimentos adequados para empregar corretamente os grafemas <L> e <U> para representação do fonema \w\ em casos regulares e o recorrer ao dicionário para os casos irregulares.
Materiais necessários: Dicionários, folhas de respostas, placas, projetor, canetas ou canetinhas,
Dificuldades antecipadas: É esperado que alguns alunos ainda não tenham compreendido os procedimentos para emprego do <L> ou do <U> em final de sílaba.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
Código: LPO4_13ATS03
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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