13727
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Revisão sobre a representação do fonema \w\ em final de sílaba: Jogo L ou U

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do F sobre jogo de revisão sobre a representação do fonema \w\ em final de sílabas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia.

Introdução 
Envie aos alunos uma orientação sobre a atividade utilizando um gravador de tela (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui). Diga aos alunos que eles irão brincar com um jogo de perguntas e respostas sobre o uso de U ou L no final das sílabas. Mostre o jogo e explique como funciona, utilizando uma questão como exemplo. Relembre as descobertas das aulas anteriores e oriente os alunos a retomarem as anotações caso sintam dificuldades.

Desenvolvimento
Disponibilize o jogo de perguntas e respostas enviando o link disponível aqui aos alunos. Proponha que iniciem o jogo e, a cada rodada, copiem no caderno a escrita correta de cada palavra. Explicite que o jogo irá apontar qual a resposta correta com a marcação na cor verde. Oriente os alunos a organizarem as palavras no quadro abaixo:

Fechamento
Proponha aos alunos que registrem no caderno as palavras que acertaram e as que erraram:

Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para brincarem com o jogo do U ou L nas palavras. Esse pode ser um momento de diversão e aprendizagem em família.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO4_13ATS03

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas