13727
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Revisão sobre a representação do fonema \w\ em final de sílaba: Jogo L ou U

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do F sobre jogo de revisão sobre a representação do fonema \w\ em final de sílabas

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é adquirir e aplicar procedimentos adequados para empregar corretamente os grafemas e para representação do fonema \w\ em casos regulares e o recorrer ao dicionário para os casos irregulares.

Materiais necessários: Dicionários, folhas de respostas, placas, projetor, canetas ou canetinhas,

Dificuldades antecipadas: É esperado que alguns alunos ainda não tenham compreendido os procedimentos para emprego do ou do em final de sílaba.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique que, nesta aula, será realizado um jogo como forma de revisão sobre o assunto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Separe os alunos em grupos de 3 a 5 integrantes.
  • Distribua as placas, as folhas de respostas e um ou mais dicionários por grupo, de modo que os alunos possam pesquisar ao mesmo tempo e dar mais dinâmica ao jogo.
  • Projete, escreva no quadro ou apresente verbalmente as regras para os alunos.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar e imprimir as placas. Você pode imprimir em um papel com gramatura maior como papel cartão, papel vergê ou até mesmo uma cartolina, para que haja melhor sustentação ao levantarem a placa. Também é possível recortar os desenhos das mãos e colar em um palito de sorvete por exemplo. Clique aqui para acessar a folha de resposta. Nela os alunos devem colocar seus nomes e responder conforme as instruções do jogo. Clique aqui para acessar a resolução da folha de respostas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois de explicar as regras, oriente os alunos a usarem caneta, canetinha ou outro material que não seja facilmente apagado.
  • Ao explicar o sistema de pontuação, tenha em mente que tentamos incentivar a persistência do aluno ao utilizar as dicas, pois ele se baseia na seguinte lógica: a primeira tentativa vale 1 ponto e a segunda vale 2 pontos, ou seja, se o aluno utilizar a dica (plural ou dicionário) para responder a segunda tentativa e acertar, ele ganha mais pontos.
  • Procure observar e avaliar, ao longo do desenvolvimento, o aprendizado dos alunos: se eles estão acertando as respostas ao levantar a placa e se, depois de utilizarem a dica,mais ou menos alunos erram na segunda tentativa. Isso é importante para diagnosticar se apreenderam bem o uso dos procedimentos relacionados à representação do fonema \w\.
  • Indique, ao longo da explicação, a maneira correta de preencher a folha de respostas e as demais orientações que achar pertinentes à sua realidade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou mostre em um sulfite ou cartolina as palavras, dicas e respostas do jogo de cada rodada. Tome cuidado para não mostrar o slide seguinte antes do momento, o que pode comprometer a dinâmica do jogo.
  • Cronometre o tempo para a discussão, lembrando que o máximo é 2 minutos. Assim, cada rodada deverá ocupar um tempo aproximado de 5 minutos.
  • Nesta proposta apresentamos 10 rodadas, porém é esperado que o tempo seja suficiente apenas para 7 rodadas. Você deve adaptar essa quantidade conforme o andamento da atividade.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar as palavras, dicas e respostas do jogo, caso necessite.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Confira com os alunos as suas pontuações e anuncie o vencedor.
  • Pergunte o que os alunos acharam, suas dificuldades e impressões.
  • Aproveite para sanar as últimas dúvidas dos alunos sobre o assunto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é adquirir e aplicar procedimentos adequados para empregar corretamente os grafemas e para representação do fonema \w\ em casos regulares e o recorrer ao dicionário para os casos irregulares.

Materiais necessários: Dicionários, folhas de respostas, placas, projetor, canetas ou canetinhas,

Dificuldades antecipadas: É esperado que alguns alunos ainda não tenham compreendido os procedimentos para emprego do ou do em final de sílaba.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique que, nesta aula, será realizado um jogo como forma de revisão sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Separe os alunos em grupos de 3 a 5 integrantes.
  • Distribua as placas, as folhas de respostas e um ou mais dicionários por grupo, de modo que os alunos possam pesquisar ao mesmo tempo e dar mais dinâmica ao jogo.
  • Projete, escreva no quadro ou apresente verbalmente as regras para os alunos.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar e imprimir as placas. Você pode imprimir em um papel com gramatura maior como papel cartão, papel vergê ou até mesmo uma cartolina, para que haja melhor sustentação ao levantarem a placa. Também é possível recortar os desenhos das mãos e colar em um palito de sorvete por exemplo. Clique aqui para acessar a folha de resposta. Nela os alunos devem colocar seus nomes e responder conforme as instruções do jogo. Clique aqui para acessar a resolução da folha de respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois de explicar as regras, oriente os alunos a usarem caneta, canetinha ou outro material que não seja facilmente apagado.
  • Ao explicar o sistema de pontuação, tenha em mente que tentamos incentivar a persistência do aluno ao utilizar as dicas, pois ele se baseia na seguinte lógica: a primeira tentativa vale 1 ponto e a segunda vale 2 pontos, ou seja, se o aluno utilizar a dica (plural ou dicionário) para responder a segunda tentativa e acertar, ele ganha mais pontos.
  • Procure observar e avaliar, ao longo do desenvolvimento, o aprendizado dos alunos: se eles estão acertando as respostas ao levantar a placa e se, depois de utilizarem a dica,mais ou menos alunos erram na segunda tentativa. Isso é importante para diagnosticar se apreenderam bem o uso dos procedimentos relacionados à representação do fonema \w\.
  • Indique, ao longo da explicação, a maneira correta de preencher a folha de respostas e as demais orientações que achar pertinentes à sua realidade.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou mostre em um sulfite ou cartolina as palavras, dicas e respostas do jogo de cada rodada. Tome cuidado para não mostrar o slide seguinte antes do momento, o que pode comprometer a dinâmica do jogo.
  • Cronometre o tempo para a discussão, lembrando que o máximo é 2 minutos. Assim, cada rodada deverá ocupar um tempo aproximado de 5 minutos.
  • Nesta proposta apresentamos 10 rodadas, porém é esperado que o tempo seja suficiente apenas para 7 rodadas. Você deve adaptar essa quantidade conforme o andamento da atividade.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar as palavras, dicas e respostas do jogo, caso necessite.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Confira com os alunos as suas pontuações e anuncie o vencedor.
  • Pergunte o que os alunos acharam, suas dificuldades e impressões.
  • Aproveite para sanar as últimas dúvidas dos alunos sobre o assunto.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP12 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP01 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas