Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é adquirir e aplicar procedimentos adequados para empregar corretamente os grafemas
Materiais necessários: Dicionários, folhas de respostas, placas, projetor, canetas ou canetinhas,
Dificuldades antecipadas: É esperado que alguns alunos ainda não tenham compreendido os procedimentos para emprego do
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique que, nesta aula, será realizado um jogo como forma de revisão sobre o assunto.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Separe os alunos em grupos de 3 a 5 integrantes.
- Distribua as placas, as folhas de respostas e um ou mais dicionários por grupo, de modo que os alunos possam pesquisar ao mesmo tempo e dar mais dinâmica ao jogo.
- Projete, escreva no quadro ou apresente verbalmente as regras para os alunos.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar e imprimir as placas. Você pode imprimir em um papel com gramatura maior como papel cartão, papel vergê ou até mesmo uma cartolina, para que haja melhor sustentação ao levantarem a placa. Também é possível recortar os desenhos das mãos e colar em um palito de sorvete por exemplo. Clique aqui para acessar a folha de resposta. Nela os alunos devem colocar seus nomes e responder conforme as instruções do jogo. Clique aqui para acessar a resolução da folha de respostas.
Introdução
Orientações:
- Depois de explicar as regras, oriente os alunos a usarem caneta, canetinha ou outro material que não seja facilmente apagado.
- Ao explicar o sistema de pontuação, tenha em mente que tentamos incentivar a persistência do aluno ao utilizar as dicas, pois ele se baseia na seguinte lógica: a primeira tentativa vale 1 ponto e a segunda vale 2 pontos, ou seja, se o aluno utilizar a dica (plural ou dicionário) para responder a segunda tentativa e acertar, ele ganha mais pontos.
- Procure observar e avaliar, ao longo do desenvolvimento, o aprendizado dos alunos: se eles estão acertando as respostas ao levantar a placa e se, depois de utilizarem a dica,mais ou menos alunos erram na segunda tentativa. Isso é importante para diagnosticar se apreenderam bem o uso dos procedimentos relacionados à representação do fonema \w\.
- Indique, ao longo da explicação, a maneira correta de preencher a folha de respostas e as demais orientações que achar pertinentes à sua realidade.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou mostre em um sulfite ou cartolina as palavras, dicas e respostas do jogo de cada rodada. Tome cuidado para não mostrar o slide seguinte antes do momento, o que pode comprometer a dinâmica do jogo.
- Cronometre o tempo para a discussão, lembrando que o máximo é 2 minutos. Assim, cada rodada deverá ocupar um tempo aproximado de 5 minutos.
- Nesta proposta apresentamos 10 rodadas, porém é esperado que o tempo seja suficiente apenas para 7 rodadas. Você deve adaptar essa quantidade conforme o andamento da atividade.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar as palavras, dicas e respostas do jogo, caso necessite.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a palavra, cronometre o tempo e aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a dica e novamente aguarde os alunos darem as suas respostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente a resposta correta e peça aos alunos que marquem os pontos que fizeram na respectiva coluna.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Confira com os alunos as suas pontuações e anuncie o vencedor.
- Pergunte o que os alunos acharam, suas dificuldades e impressões.
- Aproveite para sanar as últimas dúvidas dos alunos sobre o assunto.