13726
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercícios sobre a representação do fonema \w\ em final de sílaba por L ou U

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre o fonema \w\ em palavras com final L ou U

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é adquirir e aplicar procedimentos adequados para empregar corretamente os grafemas e para representação do fonema \w\ em casos regulares e o recorrer ao dicionário para os casos irregulares.

Materiais necessários: Fichas de exercícios e folhas de tarefas, anotações do caderno, dicionários, lápis de cor, canetinhas.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos não conheçam ou não saibam manejar um dicionário e não conheçam os plurais das palavras.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula, explicando que esta será uma aula para a realização de exercícios. Divida a turma em grupos de, no máximo seis alunos, de modo que o número de grupos formados seja múltiplo de 2 (2, 4 ou 8 grupos, isso é importante porque nesta aula será utilizado um modelo semelhante ao de rotação por estação). Solicite que os alunos juntem as carteiras, de modo que se um forme uma “mesa” maior de formato retangular, para que eles fiquem em volta e possam discutir entre si. Peça aos alunos que deixem apenas o caderno e o estojo com lápis em cima da carteira e guardem os demais materiais na mochila ou embaixo da carteira.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as palavras deste slide e explique que em cada uma está faltando uma letra.
  • Pergunte:
  • Que palavras são essas? É esperado que os alunos respondam cada uma das palavras completas.
  • Que letra falta para completar cada uma delas? É esperado que os alunos respondam que é a letra U ou a letra L. Caso eles respondam apenas uma das duas, indicando que todas as palavras são completadas com L ou que todas são completadas com U, resolva as palavras no quadro, explicando que apesar do som ser o mesmo, o fonema \w\ pode ser representado por L ou por U.
  • Então, como saber se devemos colocar U ou L?
  • Permita que os alunos deem suas respostas ou olhem suas anotações no caderno sobre o assunto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Atribua o nome “estação 1” para metade das mesas dos grupos e o nome “estação 2” para as mesas restantes. Assim, se na sala houver 4 grupos, dois deles estarão sentados na estação 1 e os outros dois na estação 2.
  • Coloque a pilha completa de fichas de exercícios A, junto com a tarefa A nas estações 1.
  • Coloque a pilha completa das fichas de exercícios B, junto com a tarefa B e os dicionários nas estações 2.
  • Peça aos alunos que peguem uma das fichas de exercícios da pilha, leiam a tarefa e realizem a atividade, cada um em sua própria ficha, mantendo o diálogo com seus colegas. Permita que os alunos leiam, discutam e tentem entender por si mesmos a tarefa. Isso é importante para que eles tenham a oportunidade de desenvolver e exercitar a autonomia e o trabalho colaborativo, porém, caso ainda tenham dúvidas ou dificuldades, explique melhor o que deve ser feito. Esse primeiro momento deve tomar apenas 15 minutos, de modo que sobre também 15 minutos para a segunda etapa.
  • Ao fim desse tempo, peça que os alunos troquem de estação, levando a suas fichas preenchidas, mas deixando na mesa a tarefa, as demais fichas não utilizadas e os dicionários, no caso da estação 2.
  • Solicite novamente que os alunos leiam a tarefa e realizem os exercícios.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar as folhas de tarefas, clique aqui para acessar a ficha de exercício A e aqui, para acessar a ficha de exercício B. Como a ideia é que os alunos guardem as fichas para consulta futura, sugerimos que sejam impressas em um papel com gramatura maior, como papel cartão, papel vergê ou até mesmo em cartolina cortada no tamanho de uma folha de sulfite A4. Clique aqui, para acessar a resolução da ficha A e aqui, para acessar a resolução da ficha B.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos como eles se sentiram ao trabalhar dessa maneira e quais dificuldades perceberam na realização das atividades.
  • Apresente a correção da atividade para que os alunos verifiquem se suas respostas estão corretas e tenham a oportunidade de sanar suas dúvidas. Responda tentando fazer um apanhado sobre o tema e os procedimentos utilizados nesta aula. Procure também destacar a importância do dicionário para a solução de dúvidas de ortografia.
  • Peça aos alunos que guardem as fichas para consultas futuras. Sugira que eles colem no caderno ou guardem numa pasta, a ideia é manter estas fichas para consultas futuras em momentos de produção textual, por exemplo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é adquirir e aplicar procedimentos adequados para empregar corretamente os grafemas e para representação do fonema \w\ em casos regulares e o recorrer ao dicionário para os casos irregulares.

Materiais necessários: Fichas de exercícios e folhas de tarefas, anotações do caderno, dicionários, lápis de cor, canetinhas.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos não conheçam ou não saibam manejar um dicionário e não conheçam os plurais das palavras.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula, explicando que esta será uma aula para a realização de exercícios. Divida a turma em grupos de, no máximo seis alunos, de modo que o número de grupos formados seja múltiplo de 2 (2, 4 ou 8 grupos, isso é importante porque nesta aula será utilizado um modelo semelhante ao de rotação por estação). Solicite que os alunos juntem as carteiras, de modo que se um forme uma “mesa” maior de formato retangular, para que eles fiquem em volta e possam discutir entre si. Peça aos alunos que deixem apenas o caderno e o estojo com lápis em cima da carteira e guardem os demais materiais na mochila ou embaixo da carteira.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as palavras deste slide e explique que em cada uma está faltando uma letra.
  • Pergunte:
  • Que palavras são essas? É esperado que os alunos respondam cada uma das palavras completas.
  • Que letra falta para completar cada uma delas? É esperado que os alunos respondam que é a letra U ou a letra L. Caso eles respondam apenas uma das duas, indicando que todas as palavras são completadas com L ou que todas são completadas com U, resolva as palavras no quadro, explicando que apesar do som ser o mesmo, o fonema \w\ pode ser representado por L ou por U.
  • Então, como saber se devemos colocar U ou L?
  • Permita que os alunos deem suas respostas ou olhem suas anotações no caderno sobre o assunto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Atribua o nome “estação 1” para metade das mesas dos grupos e o nome “estação 2” para as mesas restantes. Assim, se na sala houver 4 grupos, dois deles estarão sentados na estação 1 e os outros dois na estação 2.
  • Coloque a pilha completa de fichas de exercícios A, junto com a tarefa A nas estações 1.
  • Coloque a pilha completa das fichas de exercícios B, junto com a tarefa B e os dicionários nas estações 2.
  • Peça aos alunos que peguem uma das fichas de exercícios da pilha, leiam a tarefa e realizem a atividade, cada um em sua própria ficha, mantendo o diálogo com seus colegas. Permita que os alunos leiam, discutam e tentem entender por si mesmos a tarefa. Isso é importante para que eles tenham a oportunidade de desenvolver e exercitar a autonomia e o trabalho colaborativo, porém, caso ainda tenham dúvidas ou dificuldades, explique melhor o que deve ser feito. Esse primeiro momento deve tomar apenas 15 minutos, de modo que sobre também 15 minutos para a segunda etapa.
  • Ao fim desse tempo, peça que os alunos troquem de estação, levando a suas fichas preenchidas, mas deixando na mesa a tarefa, as demais fichas não utilizadas e os dicionários, no caso da estação 2.
  • Solicite novamente que os alunos leiam a tarefa e realizem os exercícios.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar as folhas de tarefas, clique aqui para acessar a ficha de exercício A e aqui, para acessar a ficha de exercício B. Como a ideia é que os alunos guardem as fichas para consulta futura, sugerimos que sejam impressas em um papel com gramatura maior, como papel cartão, papel vergê ou até mesmo em cartolina cortada no tamanho de uma folha de sulfite A4. Clique aqui, para acessar a resolução da ficha A e aqui, para acessar a resolução da ficha B.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos como eles se sentiram ao trabalhar dessa maneira e quais dificuldades perceberam na realização das atividades.
  • Apresente a correção da atividade para que os alunos verifiquem se suas respostas estão corretas e tenham a oportunidade de sanar suas dúvidas. Responda tentando fazer um apanhado sobre o tema e os procedimentos utilizados nesta aula. Procure também destacar a importância do dicionário para a solução de dúvidas de ortografia.
  • Peça aos alunos que guardem as fichas para consultas futuras. Sugira que eles colem no caderno ou guardem numa pasta, a ideia é manter estas fichas para consultas futuras em momentos de produção textual, por exemplo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP12 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP01 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas