Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos uma orientação em áudio ou vídeo explicando a atividade. Comece perguntando se eles já tiveram dúvida sobre a escrita de alguma palavra, como; por exemplo, se termina com U ou com L. Envie o texto Girassol, junto a um áudio ou vídeo em que você realiza a leitura do texto em voz alta. Solicite que os alunos releiam o texto, encontrem os pares de rimas e copiem as palavras no caderno. Caso considere necessário, explique o conceito de rima, dando exemplos para contribuir com a autonomia dos alunos na realização da atividade.
Desenvolvimento
Utilizando uma ferramenta de gravação de tela (veja como usá-la no tutorial disponível aqui), exponha a atividade proposta no slide do desenvolvimento do plano original. Oriente os alunos a copiarem a tabela no caderno e resolverem a proposta, completando-a com os pares de rimas e o plural das palavras. Utilize as orientações propostas no plano. Disponibilize um tempo para a resolução da atividade e realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, possibilitando um diálogo sobre a atividade. Aproveite para esclarecer possíveis dúvidas.
Fechamento
Ainda na chamada de vídeo, proponha aos alunos a construção de um mural colaborativo sobre as descobertas. Utilize as orientações do fechamento do plano original e as considerações dos alunos para criar um mural em PowerPoint. Compartilhe o mural com eles, para que possam usá-lo nas aulas seguintes.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que leiam o texto Girassol para os familiares e compartilhem as descobertas sobre as palavras que terminam com U ou L, perguntando se alguém tem dúvida sobre a escrita de alguma palavra com esse som final e aproveitando para consultar um dicionário.
Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos
Código: LPO4_13ATS01
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes