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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Representação do fonema (som) \w\ em final de sílabas por L ou U

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre representação do fonema W

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos uma orientação em áudio ou vídeo explicando a atividade. Comece perguntando se eles já tiveram dúvida sobre a escrita de alguma palavra, como; por exemplo, se termina com U ou com L. Envie o texto Girassol, junto a um áudio ou vídeo em que você realiza a leitura do texto em voz alta. Solicite que os alunos releiam o texto, encontrem os pares de rimas e copiem as palavras no caderno. Caso considere necessário, explique o conceito de rima, dando exemplos para contribuir com a autonomia dos alunos na realização da atividade.

Desenvolvimento
Utilizando uma ferramenta de gravação de tela (veja como usá-la no tutorial disponível aqui), exponha a atividade proposta no slide do desenvolvimento do plano original. Oriente os alunos a copiarem a tabela no caderno e resolverem a proposta, completando-a com os pares de rimas e o plural das palavras. Utilize as orientações propostas no plano. Disponibilize um tempo para a resolução da atividade e realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, possibilitando um diálogo sobre a atividade. Aproveite para esclarecer possíveis dúvidas.

Fechamento
Ainda na chamada de vídeo, proponha aos alunos a construção de um mural colaborativo sobre as descobertas. Utilize as orientações do fechamento do plano original e as considerações dos alunos para criar um mural em PowerPoint. Compartilhe o mural com eles, para que possam usá-lo nas aulas seguintes.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que leiam o texto Girassol para os familiares e compartilhem as descobertas sobre as palavras que terminam com U ou L, perguntando se alguém tem dúvida sobre a escrita de alguma palavra com esse som final e aproveitando para consultar um dicionário.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO4_13ATS01

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.


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