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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Representação do fonema (som) \w\ em final de sílabas por L ou U

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre representação do fonema W

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é adquirir e aplicar procedimentos adequados para empregar corretamente os grafemas e para representação do fonema \w\ em casos regulares e recorrer ao dicionário para os casos irregulares.

Materiais necessários: Texto “O Girassol”, de Vinícius de Moraes, tabela de palavras e plurais, caderno, lápis, dicionário.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos confundam os grafemas e no final de sílaba e não conheçam os plurais das palavras.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou entregue folhas com o texto “O Girassol” para os alunos. Fonte: “O Girassol”. Vinicius de Moraes, disponível em http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/o-girassol. Acesso em 07 de setembro de 2018.
  • Leia o texto em voz alta.
  • Pergunte sobre as impressões dos alunos sobre o texto, o que entenderam, seus sentimentos, etc.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • É possível que os alunos não conheçam a palavra “realejo”, então pegue o dicionário, procure a palavra e apresente seu significado aos alunos, aproveitando para explicar que o dicionário nos ajuda a saber o significado das palavras e o modo como elas são escritas. Se estiver utilizando um projetor, você pode mostrar a definição contida neste slide. Caso não disponha de projetor, imprima ou faça um cartaz para que os alunos se familiarizem com o formato do verbete.
  • Volte ao texto “O Girassol” e peça aos alunos que identifiquem as rimas, grifem-nas com um lápis e falem em voz alta. Caso perceba que os alunos estão tendo dificuldades, retome brevemente o conceito de rima como o fenômeno em que duas palavras terminam com o mesmo som.

Materiais complementares: Utilize o dicionário físico ou, se a escola tiver acesso à internet na sala, você pode utilizar um dicionário online e mostrar como se pesquisa. A título de exemplo, apresentamos o Michaelis On-line, disponível em: https://michaelis.uol.com.br/. Caso deseje imprimir o verbete acima, clique aqui para acessá-lo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva e entregue folhas com a tabela acima para os alunos para que eles completem ao longo da atividade.
  • Explique que nessa tabela aparecem algumas rimas do texto lido.
  • Peça que os alunos digam palavras que rimem com as palavras do quadro e as escreva nas suas respectivas linhas até completar a tabela (o professor e os alunos devem escrever cada nova palavra imediatamente embaixo daquela com a qual ela rima, de modo que haja três palavras terminadas em \iw\, três em \aw\ e três em \ow\) . É esperado que os alunos digam diversas palavras, assim, procure selecionar palavras de modo que existam exemplos terminados tanto em U, quanto em L (exceto para aquelas que rimam com anil, gentil e girassol, que sempre terminam em L), evitando os verbos (pois todos os pretéritos perfeitos de terceira pessoa terminam em U não seguem a regularidade que exploramos aqui).
  • Pergunte:
  • Qual é o som que rima em todas essas palavras? É esperado que os alunos respondam que se trata do som dos ditongos \aw\ e \ew\ e \iw\. Procure enfatizar bem esses sons, repetindo-os duas ou três vezes.
  • Qual é o som que aparece no final desses três sons que acabamos de descobrir? É esperado que os alunos respondam que se trata do som \w\.
  • E qual é a última letra dessas palavras, que representam o som de \w\ ? É esperado que os alunos percebam que apesar de terminarem com o mesmo som, ele pode ser representado por L ou U. Ressalte que aqui há um desafio em relação a saber quando escrevemos L ou U no final das palavras.
  • Peça aos alunos que, em duplas, escrevam o plural de cada uma das palavras da tabela na coluna PLURAL e respondam. Circule pela sala para sanar as dúvidas, porém evite falar diretamente os plurais das palavras, incentive os alunos a pensarem e recordarem os momentos em que já ouviram esses plurais.
  • Quando terminarem, complete a tabela no quadro ou nos slides e peça que os alunos observem o final das palavras no plural e comparem com a palavra original. É esperado que eles digam que as palavras terminadas em L no original recebem IS no plural, enquanto as que terminam em U têm apenas o acréscimo de S. (OBS. Apesar de incomum, a palavra MEL admite dois plurais. Caso algum aluno responda com o plural MELES, explique que o “es” tem o mesmo valor do “is”.)

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a tabela de rimas e plurais e aqui para acessar a resolução dessa tabela. Este arquivo contém uma série de palavras de interesse que rimam retiradas do texto. Note que, na primeira coluna, existem algumas linhas vazias, nas quais os alunos e o professor devem completar escrevendo palavras que rimem com aquela da linha acima (p.e. deve-se preencher a linha 6 com uma palavra que rime com “gentil”, como “Brasil”; nas linhas 8 e 9, deve-se escrever palavras que rimem com “pessoal”, como “cacau” e “pardal”). A ideia aqui é que os alunos compreendam, a partir das rimas, que as palavras são formadas por sons, que, por sua vez, podem ser representados na escrita por letras diferentes. Na segunda coluna, os alunos deverão preencher com os plurais dessas palavras para descobrir a regularidade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro e entregue folhas com a tabela acima para que os alunos completem ao longo da atividade.
  • Peça que completem a palavra com os respectivos plurais.
  • Quando terminarem, pergunte: O que aconteceu ao passar a palavra para o plural? O IS apareceu em algum momento? É esperado que eles digam que não.
  • Pergunte: Onde está o som de \w\ nessas palavras? É esperado que os alunos respondam que está no meio da palavra.
  • Relembre que no exercício anterior, o som de \w\ aparecia no final da palavra e que a passagem para o plural era efetiva. Explique que, no caso presente, a passagem para o plural não será útil para saber se deve empregar L ou U, porque o som de \w\ está no meio da palavra e que, portanto, deve-se utilizar o dicionário para saber a ortografia.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a tabela de palavras e plurais e aqui para acessar a resolução dessa tabela. A ideia dessa tabela é que os alunos também passem as palavras para o plural, mas que dessa vez percebam que esse procedimento não resolverá a dúvida, já que o som de \w\ está no meio da palavra e não no final.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para finalizar, peça aos alunos que apresentem oralmente os passos que podem ser usados para saber se deve empregar o L ou U nas palavras.
  • Conforme os alunos forem falando, escreva o procedimento no quadro em formato de passos, que devem se assemelhar a:
  • Observar em que parte da palavra aparece o som de U.
  • Se for no fim, passar a palavra para o plural. Caso apareça IS, a palavra deve ser escrita com L, porém, se aparecer, apenas o S, a a palavra é escrita com U.
  • Se o som aparece no meio da palavra, deve-se então buscar no dicionário.
  • Peça para os alunos copiarem no caderno.
  • Termine convidando os alunos para a aula seguinte, explicando que ela será utilizada para testar o procedimento que eles acabaram de descobrir.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é adquirir e aplicar procedimentos adequados para empregar corretamente os grafemas e para representação do fonema \w\ em casos regulares e recorrer ao dicionário para os casos irregulares.

Materiais necessários: Texto “O Girassol”, de Vinícius de Moraes, tabela de palavras e plurais, caderno, lápis, dicionário.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os alunos confundam os grafemas e no final de sílaba e não conheçam os plurais das palavras.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou entregue folhas com o texto “O Girassol” para os alunos. Fonte: “O Girassol”. Vinicius de Moraes, disponível em http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/o-girassol. Acesso em 07 de setembro de 2018.
  • Leia o texto em voz alta.
  • Pergunte sobre as impressões dos alunos sobre o texto, o que entenderam, seus sentimentos, etc.

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Orientações:

  • É possível que os alunos não conheçam a palavra “realejo”, então pegue o dicionário, procure a palavra e apresente seu significado aos alunos, aproveitando para explicar que o dicionário nos ajuda a saber o significado das palavras e o modo como elas são escritas. Se estiver utilizando um projetor, você pode mostrar a definição contida neste slide. Caso não disponha de projetor, imprima ou faça um cartaz para que os alunos se familiarizem com o formato do verbete.
  • Volte ao texto “O Girassol” e peça aos alunos que identifiquem as rimas, grifem-nas com um lápis e falem em voz alta. Caso perceba que os alunos estão tendo dificuldades, retome brevemente o conceito de rima como o fenômeno em que duas palavras terminam com o mesmo som.

Materiais complementares: Utilize o dicionário físico ou, se a escola tiver acesso à internet na sala, você pode utilizar um dicionário online e mostrar como se pesquisa. A título de exemplo, apresentamos o Michaelis On-line, disponível em: https://michaelis.uol.com.br/. Caso deseje imprimir o verbete acima, clique aqui para acessá-lo.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva e entregue folhas com a tabela acima para os alunos para que eles completem ao longo da atividade.
  • Explique que nessa tabela aparecem algumas rimas do texto lido.
  • Peça que os alunos digam palavras que rimem com as palavras do quadro e as escreva nas suas respectivas linhas até completar a tabela (o professor e os alunos devem escrever cada nova palavra imediatamente embaixo daquela com a qual ela rima, de modo que haja três palavras terminadas em \iw\, três em \aw\ e três em \ow\) . É esperado que os alunos digam diversas palavras, assim, procure selecionar palavras de modo que existam exemplos terminados tanto em U, quanto em L (exceto para aquelas que rimam com anil, gentil e girassol, que sempre terminam em L), evitando os verbos (pois todos os pretéritos perfeitos de terceira pessoa terminam em U não seguem a regularidade que exploramos aqui).
  • Pergunte:
  • Qual é o som que rima em todas essas palavras? É esperado que os alunos respondam que se trata do som dos ditongos \aw\ e \ew\ e \iw\. Procure enfatizar bem esses sons, repetindo-os duas ou três vezes.
  • Qual é o som que aparece no final desses três sons que acabamos de descobrir? É esperado que os alunos respondam que se trata do som \w\.
  • E qual é a última letra dessas palavras, que representam o som de \w\ ? É esperado que os alunos percebam que apesar de terminarem com o mesmo som, ele pode ser representado por L ou U. Ressalte que aqui há um desafio em relação a saber quando escrevemos L ou U no final das palavras.
  • Peça aos alunos que, em duplas, escrevam o plural de cada uma das palavras da tabela na coluna PLURAL e respondam. Circule pela sala para sanar as dúvidas, porém evite falar diretamente os plurais das palavras, incentive os alunos a pensarem e recordarem os momentos em que já ouviram esses plurais.
  • Quando terminarem, complete a tabela no quadro ou nos slides e peça que os alunos observem o final das palavras no plural e comparem com a palavra original. É esperado que eles digam que as palavras terminadas em L no original recebem IS no plural, enquanto as que terminam em U têm apenas o acréscimo de S. (OBS. Apesar de incomum, a palavra MEL admite dois plurais. Caso algum aluno responda com o plural MELES, explique que o “es” tem o mesmo valor do “is”.)

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a tabela de rimas e plurais e aqui para acessar a resolução dessa tabela. Este arquivo contém uma série de palavras de interesse que rimam retiradas do texto. Note que, na primeira coluna, existem algumas linhas vazias, nas quais os alunos e o professor devem completar escrevendo palavras que rimem com aquela da linha acima (p.e. deve-se preencher a linha 6 com uma palavra que rime com “gentil”, como “Brasil”; nas linhas 8 e 9, deve-se escrever palavras que rimem com “pessoal”, como “cacau” e “pardal”). A ideia aqui é que os alunos compreendam, a partir das rimas, que as palavras são formadas por sons, que, por sua vez, podem ser representados na escrita por letras diferentes. Na segunda coluna, os alunos deverão preencher com os plurais dessas palavras para descobrir a regularidade.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro e entregue folhas com a tabela acima para que os alunos completem ao longo da atividade.
  • Peça que completem a palavra com os respectivos plurais.
  • Quando terminarem, pergunte: O que aconteceu ao passar a palavra para o plural? O IS apareceu em algum momento? É esperado que eles digam que não.
  • Pergunte: Onde está o som de \w\ nessas palavras? É esperado que os alunos respondam que está no meio da palavra.
  • Relembre que no exercício anterior, o som de \w\ aparecia no final da palavra e que a passagem para o plural era efetiva. Explique que, no caso presente, a passagem para o plural não será útil para saber se deve empregar L ou U, porque o som de \w\ está no meio da palavra e que, portanto, deve-se utilizar o dicionário para saber a ortografia.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a tabela de palavras e plurais e aqui para acessar a resolução dessa tabela. A ideia dessa tabela é que os alunos também passem as palavras para o plural, mas que dessa vez percebam que esse procedimento não resolverá a dúvida, já que o som de \w\ está no meio da palavra e não no final.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para finalizar, peça aos alunos que apresentem oralmente os passos que podem ser usados para saber se deve empregar o L ou U nas palavras.
  • Conforme os alunos forem falando, escreva o procedimento no quadro em formato de passos, que devem se assemelhar a:
  • Observar em que parte da palavra aparece o som de U.
  • Se for no fim, passar a palavra para o plural. Caso apareça IS, a palavra deve ser escrita com L, porém, se aparecer, apenas o S, a a palavra é escrita com U.
  • Se o som aparece no meio da palavra, deve-se então buscar no dicionário.
  • Peça para os alunos copiarem no caderno.
  • Termine convidando os alunos para a aula seguinte, explicando que ela será utilizada para testar o procedimento que eles acabaram de descobrir.

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