13724
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Organizando conceitos: pronomes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre pronomes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Organizando conceitos: pronomes

Finalidade da aula: Compreender o uso dos pronomes no texto em atividade simplificada de revisão, conceituando pronome

Ano: 4º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfologia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF35LP14

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é Compreender o uso dos pronomes no texto em atividade simplificada de revisão, conceituando pronome

Materiais necessários:

Cartelas com charadas para que adivinhem o nome da classe gramatical que ajuda na construção da articulação textual; (pode ser projetada em slide ou escrita no quadro)

Caderno, lápis para registro em dupla do cartaz sobre pronome;

Cartaz com pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos para a análise das características deles.

Questões (no datashow ou colocadas no quadro) para refletir, a partir do texto  e do cartaz sobre as características dos pronomes.

Dificuldades antecipadas:

Podem ficar com uma visão parcial da função dos pronomes;

Podem sentir dificuldade em conceituar “pronome” sem ser apenas por exemplos.

Referências sobre o assunto:

Daniel Munduruku é um marco histórico do povo indígena acessando a universidade (ele é doutor pela USP), divulgando e preservando sua cultura, que também é nossa enquanto povo brasileiro.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Munduruku

vídeo com Daniel Munduruku sobre a importância das histórias

https://www.youtube.com/watch?v=aEdGxYVXXFE

Cultura indígena

https://www.youtube.com/watch?v=O0FVVscNn8A

entrevista com Daniel Munduruku

https://educacaoeparticipacao.org.br/oficinas/como-nascem-estrelas-uma-lenda-indigena-para-criancas/





Código: LPO4_10ATS03

(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas